O ano da resiliência

Desde seu início, 2021 nos mostrou que seria um ano complexo e desafiador.Em grande parte, porque foram muitas as perdas impostas pela pandemia da covid-19. Além de pessoas próximas e familiares, um grande número de empresas de vários segmentos que reduziram ou mesmo encerraram suas atividades, desemprego crescente, aumento dos preços internacionais, inflação alta e real depreciado frente ao dólar no mercado interno.

Foi um ano em que testamos a resiliência nos campos pessoal e profissional, mas também foi um ano em que fomos chamados a enfrentar as dificuldades com coragem, disposição e criatividade. As atividades do atacado distribuidor, essenciais para o País, mostraram sua força e, mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, seguiram fornecendo seus produtos e serviços para o varejo independente de todo o Brasil, garantindo o abastecimento das famílias e a movimentação da economia.

No campo institucional, tivemos a felicidade de comemorar um marco: 40 anos de criação da ABAD. Estar à frente da Associação neste momento é motivo de grande orgulho.

Assumimos com a missão de manter esse legado e dar continuidade às atividades bem-sucedidas que tanto beneficiam os associados e o setor.

No Encontro de Valor 2021, tivemos a oportunidade de celebrar a data mais uma vez, em grande estilo, com público presencial e virtual, em um formato vitorioso que seguiu todos os protocolos sanitários e preservou a segurança de todos os convidados. Além disso, lançamos com sucesso o Abastecebem, marketplace do setor que abrigará atacadistas e distribuidores de todos os portes e potencializará negócios com transparência e eficiência.

Contamos também com a ilustre presença de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, debatendo temas de interesse do setor e sendo homenageado, ao lado de deputados e dirigentes, como protagonistas na aprovação do PLP 05/2021, hoje Lei Complementar 186/2021.

Agora, uma nova batalha é a aprovação do PLP 32/21, que regulamenta o DIFAL (diferencial de alíquota de ICMS), cujo recolhimento é essencial para preservar a arrecadação dos Estados onde estão localizados os consumidores finais de bens ou serviços tributáveis pelo ICMS. Contamos com o costumeiro empenho de nossas filiadas para abraçar mais essa causa. Seguimos provando nossa resiliência e nossa força, na certeza de um futuro mais próspero e um ambiente de negócios mais eficiente e mais justo.

Que venha 2022!

Leonardo Miguel Severini

Presidente da ABAD

Comentários (0)
Adicionar Comentário