Em busca de excelência

Durante a preparação da convenção anual da ABAD, que se realiza este mês, sempre somos levados a fazer uma ampla reflexão sobre os temas relevantes que irão impactar os negócios da cadeia de abastecimento do canal indireto e, especialmente, as atividades do atacado distribuidor, que representamos nacionalmente.

Dessa reflexão nascem os temas dos painéis da nossa convenção, que neste ano tocam em três questões que consideramos fundamentais para a sustentabilidade não apenas do nosso segmento, mas da própria economia do país.

Um tema permanente em nossa atividade é a inovação por meio da tecnologia. Cada vez mais, e com maior velocidade, novas tecnologias surgem para modificar a maneira de nos comunicarmos, nos relacionarmos e fazermos negócios. São tantas novidades e tendências que às vezes fica difícil identificar quais realmente têm o poder de impactar nossas empresas e ampliar a sua competitividade.

Há também a preocupação com a transformação digital do pequeno varejo. De que forma o atacado distribuidor e a indústria podem apoiar esse varejo, para que esse elo tão fundamental da cadeia não fique fora desse processo de modernização e ganho de eficiência?

Outro assunto que veio para ficar são as práticas ESG, que preconizam a valorização dos pilares social, ambiental e de governança para a sustentabilidade das empresas, inclusive financeira. Afinal, as tendências de financiamento e investimentos, estão favorecendo as organizações social e ambientalmente responsáveis, éticas e transparentes.

Vale lembrar que levantamos e trazemos ao debate essas questões fundamentais, não apenas durante a Convenção, mas ao longo de todo o ano, nas reuniões dos diversos comitês ABAD, porque compreendemos que nosso papel, como uma entidade consolidada e resiliente, atuante em todo o Brasil por intermédio de suas 27 filiadas, é contribuir para o aperfeiçoamento e a modernização do ambiente e das práticas de negócios que podem ajudar a impulsionar a nossa economia e levar o Brasil para o patamar de crescimento que todos desejamos.

Dessa forma, procuramos manter foco e energia totais em nossa operação, somando eficiência e inovação a um olhar mais humano na gestão, contemplando a diversidade e a proteção do meio ambiente, e fazendo o máximo empenho em cumprir nosso mais importante papel, que é garantir capilaridade aos produtos da indústria e trazer a mensagem do fabricante diretamente para a ponta da cadeia, onde está o varejo alimentar de conveniência.

Para além do conteúdo técnico e informativo, nos preocupamos com os rumos do país, pois ele impacta diretamente em nossos negócios. Por isso, investimos também no debate político com os interlocutores, do legislativo e do executivo, colocando luz em um tema premente neste ano: a reforma tributária. Ao lado da Unecs, que apoia a FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, temos sido perseverantes na luta para criar um sistema racional da estrutura dos tributos.

Conhecemos todas as peculiaridades desse mercado, nos capacitamos para lidar com a complexidade e diversidade deste imenso país e usamos nossa expertise para consolidar nossas parcerias e fortalecer nossa cadeia, desde a indústria até nosso principal cliente, o pequeno e médio varejo mercearil. Uma tarefa árdua, que nosso segmento tem realizado com competência ao longo dos anos. E para que continuemos a realizá-la da melhor maneira, contamos com sua participação. Junte-

Leonardo Miguel Severini
presidente da ABAD

Comentários (0)
Adicionar Comentário