Comemorando avanços

Estamos no início do segundo semestre do ano e constatamos, com satisfação, que já temos muito a comemorar. Somando-se às boas notícias sobre o desempenho do setor em 2022, trazidas pela divulgação da pesquisa do Ranking ABAD/NielsenIQ, em maio, corroborada pelos números do primeiro semestre de 2023, pelo Termômetro ABAD/NielsenIQ, estamos agora diante de outro fato extremamente positivo não apenas para o atacado distribuidor, mas para todo o setor produtivo brasileiro.

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada do dia 7 de julho, em segundo turno, o texto-base da reforma tributária, a PEC 45, com ampla margem de votos a favor, dando finalmente o primeiro passo para o que promete ser a maior reformulação do sistema de impostos do país em 58 anos.

A discussão da reforma tributária vinha se arrastando há décadas no Congresso, e a ABAD tem orgulho de ter, ao longo dos últimos anos, participado ativamente desse debate, seja por meio dos parlamentares subsidiados pelas filiadas ABAD nos estados, seja como integrante da Unecs.

Vale lembrar que desde a sua criação, em 2014, a Unecs luta pela reformulação do sistema tributário nacional e, aliada à FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, trabalhou para fazer os ajustes necessários no texto que acaba de passar pela Câmara.

Assim, consideramos que esse foi um importante passo para construir um marco regulatório que traga simplificação e desburocratização ao sistema tributário e ajude a acabar com a guerra fiscal, deixando para trás décadas de conflitos judiciais que oneram empresas de todo o país.

Agora, a reforma tributária segue para votação e discussão no Senado Federal e, segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a expectativa é de que o texto seja aprovado até o fim do ano.

A PEC ainda poderá passar por mudanças, mas o senador Efraim Filho (União-PB), presidente da FCS no Senado, afirmou que qualquer mudança deve ser embasada em números e dados. A ABAD e a Unecs vão acompanhar de perto o andamento do texto.

Outra boa nova foi o grande sucesso da 42ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2023, que reuniu cerca de 700 convidados presenciais, além de centenas de participantes que acompanharam o evento virtualmente.

Foram dois dias de muito networking, debates e insights relevantes a partir de riquíssimo conteúdo desenvolvido em parceria com nossos patrocinadores, grandes parceiros do setor, além de premiações e justas homenagens. Você está convidado a acompanhar a cobertura de toda a programação nas páginas desta edição. Esperamos que se sinta tão inspirado e motivado quanto nós! Boa leitura!

Leonardo Miguel Severini

Presidente da ABAD

Comentários (0)
Adicionar Comentário