Bons ventos

Em um cenário que traz notícias de crescimento do PIB no segundo trimestre, taxa de desemprego em queda e taxa de inflação menor, permitindo ao Banco Central reduzir os juros, o empresariado nacional tem motivos para acreditar que os ventos da prosperidade podem já estar soprando sobre o país.

Além dos indicadores econômicos favoráveis, há outros sinais, como o poder Executivo acreditando na aprovação da Reforma Tributária em novembro para que ela passe a ter força de lei já em 2024.

Continuamos vigilantes no Congresso para garantir que o texto seja o melhor possível para todos os setores. Assim como permanecemos atentos ao equilíbrio fiscal, uma questão fundamental para um crescimento econômico sustentável.

No segmento atacadista e distribuidor, especificamente, as notícias também são boas. O Termômetro ABAD NielsenIQ, que aponta a média do desempenho nacional em termos de faturamento, apresentou em agosto resultados nominais positivos: em relação ao mesmo mês de 2022, o crescimento foi de +12,9%. Na comparação com mês de julho de 2023, de +0,5%.

No acumulado do ano, a alta é de +16,4% ante o mesmo período de 2022. Uma trajetória positiva que deve ser mantida até o fim de 2023 e consolidar-se no primeiro semestre do próximo ano, levando-se em conta que o consumidor brasileiro é cauteloso e o consumo não responde imediatamente à estabilização do cenário econômico.

De olho nesses movimentos, aqui na ABAD estamos trabalhando para ampliar o debate sobre os temas econômicos e políticos mais relevantes para o nosso setor e convidamos Zeina Latif, uma das economistas mais influentes do Brasil, para discorrer sobre o cenário econômico brasileiro durante o próximo Encontro de Valor ABAD, em novembro.

Também convidamos você a acessar regularmente os demais canais de comunicação da ABAD – impressos e digitais – que sempre trazem as informações mais precisas e atualizadas sobre tudo que diz respeito ao setor. Afinal, conhecimento qualificado é a base das melhores decisões.

Boa leitura!

Leonardo Miguel Severini
Presidente da ABAD

ABADcanal indiretoLeonardo Miguel Severini
Comentários (0)
Adicionar Comentário