De acordo com o último ranking de consumo anual delámen divulgado pela Associação Mundial de Macarrão Instantâneo (Wina) em 2015, o Brasil aparece no top ten, ocupando a décima posição com 2,28 bilhões de unidades consumidas anualmente. Os Estados Unidos, onde Maruchan é a marca favorita de lámen, estão em quinto lugar com 4,21 bilhões.
Essa colocação do Brasil entre os dez países que mais consomem macarrão instantâneo denota que o produto caiu no gosto do brasileiro e vem conquistando cada vez mais apreciadores, ganhando destaque nos cardápios gastronômicos e nas gôndolas dos supermercados.
Atenta ao cenário promissor no País, a Maruchan estreia em julho no varejo nacional com uma campanha promocional no ponto de venda: “Desperte seu lado Chef com Maruchan”.
A marca –que é comercializada e distribuída pela Mitsui Alimentos no Brasil-, aparece com seu embaixador brasileiro, o chef Léo Young, conhecido como vencedor de um famoso reality show brasileiro de culinária, e lança receitas inéditas criadas por ele. O objetivo é mostrar ao consumidor que, com um toque pessoal e Maruchan, todo mundo pode elaborar pratos dignos de um “Chef”.
Além de promoção no PDV, a campanha envolve ações especiais focando as redes sociais, eventos e publicidade.
Maruchan, que é a marca favorita nos Estados Unidos e no México, dispões de duas linhas de produtos no País, compostas pelas versões lámen (pacote) e instant lunch (copo). E em cinco sabores: galinha, galinha caipira, carne, carne assada e camarão.
Recentemente, Maruchan entrou nas gôndolas das duas maiores redes de supermercado, o que representa cerca de 300 novos pontos de venda no País. E as expectativas da companhia com essa expansão de atuação no mercado, além da presença em outras redes regionais, é incrementar as vendas em 100% no ano de 2017, comparando com igual período de 2016.
Maruchan é uma empresa global, reconhecida por tradição e inovação. Foi fundada em 1953 e saiu do Japão para ganhar o mundo em 1972. No ano de 77, com sua nova fábrica sediada na Califórnia, conquistou rapidamente a confiança dos consumidores, aliando a qualidade dos seus produtos à credibilidade de sua marca. No Brasil, a marcainiciou atuação através da Mitsui Alimentos em 2014, quando chegou ao varejo em cidades do Centro-Oeste do País e, em 2015, expandiu para grandes capitais, como São Paulo.
A Mitsui Alimentos está há mais de 40 anos de mercado nacional e, além da Maruchan, tem em seu portfólio linhas de produtos das marcas: Café Brasileiro, Café .br, Café 3 Fazendas, Café Bandeira, Café no Bule e Café Premiado. Também é considerada uma das maiores torrefadoras e exportadoras de café do Brasil.