Dentre as inúmeras operações que fazem parte do dia a dia dos atacadistas distribuidores está a logística, que, por sinal, vem acompanhada da frota de caminhões e veículos leves das empresas. Frota essa que desempenha um papel essencial na operação do canal indireto, impactando diretamente a capacidade de atender às necessidades do mercado e manter a competitividade, atendendo o cliente do B2B com a segurança e a eficiência necessárias a todo o processo.
Uma das vantagens de ter uma frota própria é a redução dos custos associados ao transporte, principalmente quando comparado ao uso de serviços terceirizados. Com a frota própria, é possível otimizar rotas, reduzir custos com frete e controlar melhor a logística. Além disso, o atacadista distribuidor tem mais controle sobre a logística e pode adaptar-se rapidamente a mudanças na demanda, emergências ou alterações nas rotas. “Acreditamos que para o atacadista distribuidor a frota própria pode auxiliá-lo na obtenção de melhores resultados na cadeia de transporte, especialmente, na contratação de fretes com seus parceiros. As vantagens são poder entender como melhorar e agilizar o processo de carga e descarga, mais bem entender o segmento de transportes e seus custos para melhor escolher ou contratar frete dos seus parceiros, a formação de patrimônio e, especialmente, garantir um fluxo de transporte adequado e com qualidade para clientes especiais ou cargas de horários mais sensíveis”, diz Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Segundo ele, por outro lado, o investimento em frotas não deixa de ser um capital imobilizado e, nesse caso, como o veículo é um meio e não fim – já que o principal negócio é a armazenagem ou comercialização de produtos –, uma boa alternativa seria a locação. “A Scania oferece no mercado a locação de caminhões por meio da Scania Locação e o benefício seria não requerer investimentos em ativos e, se a empresa operar com contabilidade em lucro real, há vantagens com abatimentos de impostos e despesas, sendo bem vantajoso aos atacadistas/ distribuidores”, pontua.
Também é importante destacar que cada cliente deve analisar criteriosamente o seu negócio, a fim de definir a melhor maneira de gerir sua operação de logística e transporte. “Independentemente do modelo escolhido, o caminhão será um meio eficiente e rentável para fazer com que a mercadoria chegue ao cliente final no prazo determinado e com a qualidade esperada”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Ainda de acordo com ele, alguns clientes optam por ter frota própria, monitorando a operação e zelando pela qualidade da entrega. “Além disso, eles podem realizar um trabalho de manutenção mais de perto, o que assegura a revenda dos caminhões por um preço mais competitivo”, diz. Ferrarez ainda fala que outros clientes preferem contratar o serviço de uma transportadora para que ela cuide da logística e transporte, enquanto eles podem dedicar foco total à sua atividade fim. “Ou seja, o cliente é quem escolhe o que é mais estratégico e o que faz mais sentido para os seus negócios”, diz.
AUTONOMIA
Atacadistas com frota própria ganham autonomia, controle de prazos e custos operacionais mais baixos a longo prazo. “Eles evitam a dependência de transportadoras e podem personalizar suas operações logísticas”, afirma Fábio Pontes, diretor de operações da Foton Motor Brasil. Segundo ele, os atacadistas distribuidores devem avaliar a capacidade de carga, eficiência energética e durabilidade dos caminhões, considerando as rotas e o tipo de mercadoria transportada. “Além disso, custos de manutenção e assistência técnica são fatores decisivos”, comentou.
SEMINOVOS
Já a VolksConfia, loja multimarcas de veículos seminovos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, completa dois anos de operação com saldo positivo e está disponível também nas principais plataformas digitais para comercialização desses modelos, além de contar com site e presença nas redes sociais para que os clientes possam visualizar o estoque disponível. “O mercado de seminovos está em constante expansão e é uma solução para quem quer renovar a frota, mas não consegue adquirir um modelo zero-quilômetro. Na VolksConfia, os clientes encontram veículos de diferentes marcas testados, aprovados e garantidos de acordo com os mais altos padrões de qualidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Temos um portfólio completo em estoque para satisfazer a todos nossos clientes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da empresa.
CONSÓRCIO É ALTERNATIVA PARA FROTA RENOVADA
O consórcio é uma alternativa para renovação periódica de frotas de veículos, principalmente por ser uma forma planejada de aquisição de produtos e serviços, sem juros e, portanto, com menor custo financeiro se comparado às demais modalidades de compra parcelada. “Além da ausência de juros, uma vez que no consórcio temos apenas a taxa de administração, em percentuais muito menores do que os juros de financiamento, o consórcio oferece a modalidade de carta de avaliação, através da qual o valor de mercado do veículo usado pode ser ofertado como lance, garantindo maior competitividade nas assembleias e antecipando o momento da contemplação. Temos ainda a opção de parcerias White Label com as associadas, com condições especiais para oferta de consórcio a funcionários e parceiros comerciais”, comenta Alysson Tosin, CEO do Consórcio Recon.