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Frota

Papel essencial

A frota de caminhões e veículos leves é crucial para o canal indireto, assegurando que os produtos cheguem ao destino com eficiência e segurança

da Redação

Resting place. Various types of trucks in the parking lot next to the motorway.

Dentre as inúmeras operações que fazem parte do dia a dia dos atacadistas distribuidores está a logística, que, por sinal, vem acompanhada da frota de caminhões e veículos leves das empresas. Frota essa que desempenha um papel essencial na operação do canal indireto, impactando diretamente a capacidade de atender às necessidades do mercado e manter a competitividade, atendendo o cliente do B2B com a segurança e a eficiência necessárias a todo o processo.

Uma das vantagens de ter uma frota própria é a redução dos custos associados ao transporte, principalmente quando comparado ao uso de serviços terceirizados. Com a frota própria, é possível otimizar rotas, reduzir custos com frete e controlar melhor a logística. Além disso, o atacadista distribuidor tem mais controle sobre a logística e pode adaptar-se rapidamente a mudanças na demanda, emergências ou alterações nas rotas. “Acreditamos que para o atacadista distribuidor a frota própria pode auxiliá-lo na obtenção de melhores resultados na cadeia de transporte, especialmente, na contratação de fretes com seus parceiros. As vantagens são poder entender como melhorar e agilizar o processo de carga e descarga, mais bem entender o segmento de transportes e seus custos para melhor escolher ou contratar frete dos seus parceiros, a formação de patrimônio e, especialmente, garantir um fluxo de transporte adequado e com qualidade para clientes especiais ou cargas de horários mais sensíveis”, diz Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil

Segundo ele, por outro lado, o investimento em frotas não deixa de ser um capital imobilizado e, nesse caso, como o veículo é um meio e não fim – já que o principal negócio é a armazenagem ou comercialização de produtos –, uma boa alternativa seria a locação. “A Scania oferece no mercado a locação de caminhões por meio da Scania Locação e o benefício seria não requerer investimentos em ativos e, se a empresa operar com contabilidade em lucro real, há vantagens com abatimentos de impostos e despesas, sendo bem vantajoso aos atacadistas/ distribuidores”, pontua.

Também é importante destacar que cada cliente deve analisar criteriosamente o seu negócio, a fim de definir a melhor maneira de gerir sua operação de logística e transporte. “Independentemente do modelo escolhido, o caminhão será um meio eficiente e rentável para fazer com que a mercadoria chegue ao cliente final no prazo determinado e com a qualidade esperada”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Ainda de acordo com ele, alguns clientes optam por ter frota própria, monitorando a operação e zelando pela qualidade da entrega. “Além disso, eles podem realizar um trabalho de manutenção mais de perto, o que assegura a revenda dos caminhões por um preço mais competitivo”, diz. Ferrarez ainda fala que outros clientes preferem contratar o serviço de uma transportadora para que ela cuide da logística e transporte, enquanto eles podem dedicar foco total à sua atividade fim. “Ou seja, o cliente é quem escolhe o que é mais estratégico e o que faz mais sentido para os seus negócios”, diz.

AUTONOMIA

Atacadistas com frota própria ganham autonomia, controle de prazos e custos operacionais mais baixos a longo prazo. “Eles evitam a dependência de transportadoras e podem personalizar suas operações logísticas”, afirma Fábio Pontes, diretor de operações da Foton Motor Brasil. Segundo ele, os atacadistas distribuidores devem avaliar a capacidade de carga, eficiência energética e durabilidade dos caminhões, considerando as rotas e o tipo de mercadoria transportada. “Além disso, custos de manutenção e assistência técnica são fatores decisivos”, comentou.

SEMINOVOS

Já a VolksConfia, loja multimarcas de veículos seminovos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, completa dois anos de operação com saldo positivo e está disponível também nas principais plataformas digitais para comercialização desses modelos, além de contar com site e presença nas redes sociais para que os clientes possam visualizar o estoque disponível. “O mercado de seminovos está em constante expansão e é uma solução para quem quer renovar a frota, mas não consegue adquirir um modelo zero-quilômetro. Na VolksConfia, os clientes encontram veículos de diferentes marcas testados, aprovados e garantidos de acordo com os mais altos padrões de qualidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Temos um portfólio completo em estoque para satisfazer a todos nossos clientes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da empresa.


CONSÓRCIO É ALTERNATIVA PARA FROTA RENOVADA

O consórcio é uma alternativa para renovação periódica de frotas de veículos, principalmente por ser uma forma planejada de aquisição de produtos e serviços, sem juros e, portanto, com menor custo financeiro se comparado às demais modalidades de compra parcelada. “Além da ausência de juros, uma vez que no consórcio temos apenas a taxa de administração, em percentuais muito menores do que os juros de financiamento, o consórcio oferece a modalidade de carta de avaliação, através da qual o valor de mercado do veículo usado pode ser ofertado como lance, garantindo maior competitividade nas assembleias e antecipando o momento da contemplação. Temos ainda a opção de parcerias White Label com as associadas, com condições especiais para oferta de consórcio a funcionários e parceiros comerciais”, comenta Alysson Tosin, CEO do Consórcio Recon.


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