Embora 2024 seja considerado um ano desafiador, levando em conta os indicadores de economia e de consumo, empresas do setor mostram otimismo em relação ao futuro dos negócios. A maioria dos respondentes prevê crescimento em quatro pilares essenciais que refletem o relativo bom humor do setor.
Os pesquisados esperam a melhora no número de colaboradores (possível para 54,3% dos respondentes), no volume de vendas (citado por 66,4%), na base de clientes (mencionado por 79,6%) e a ampliação da carteira de fornecedores (54,2%). Já as companhias com gestão mais comedida apostam na estabilidade do quadro de colaboradores (40,5%), em unidades vendidas (30,7%), de clientes atendidos (19,1%) e de fornecedores (42,6%). Somando os percentuais dos grupos de entrevistados que almejam alavancar ou ao menos manter o ritmo atual, pode-se dizer que uma pequena minoria crê na piora dos negócios (veja quadro).
A edição atual do Ranking revela ainda que a perspectiva de dias melhores já vem sendo costurada e mencionada pela maioria dos entrevistados. Isso vale para a base de clientes (incremento esperado por 69,8% no Ranking de 2023 e por 73,5% em 2022), volume de vendas (projetado por 54% e 72%, respectivamente), número de fornecedores (citado por 47,8% em 2023 e por 47,1% em 2022). Fica de fora do comparativo somente o quadro de colaboradores, que ingressou na edição atual do Ranking. Já em relação à expansão de investimentos, 52% das companhias pesquisadas afirmam que pretendem ampliar os recursos destinados a sistema de informação; 50,3% priorizam e-commerce e marketplace; 45,9% em tecnologia da informação; 45,4% visam ao fortalecimento de recursos na área de telemarketing – veja quadro com previsão para diversas áreas. Em linhas gerais, a injeção maior de reais é direcionada à tecnologia.

LOGÍSTICA PARA AVANÇAR
Na linha expansiva dos negócios está a Oniz Distribuidora, número 1 no Ranking ABAD/NielsenIQ 2024 (ano base 2023) pelo Rio Grande do Sul em faturamento declarado de 1,34 bilhão de reais em 2023, resultado 12% maior do obtido em 2022. Segundo José Luiz Turmina, CEO da empresa, a companhia fortaleceu os investimentos em logística para solidificar a base para sustentar o crescimento dos negócios.

Estamos ampliando os centros de distribuição ou melhor expandindo em 40% a unidade de Cachoeirinha/RS
“Estamos ampliando os centros de distribuição, ou melhor, expandido em 40% a capacidade da unidade de Cachoeirinha/RS, atualmente com cerca de 10 mil posições paletes, e construindo um CD no interior de São Paulo, que deve ter entre 8 e 10 mil metros, sendo que já temos um em operação em Marília/SP. Estamos também modernizando as linhas de expedição e os sistemas. E investindo bastante em tecnologia, tanto para sistemas operacionais como automação de força de vendas e de promotores, com ferramentas de vendas online e por Whats. São operações necessárias quando olhamos para o futuro.”
A distribuidora prevê crescimento de 18% em 2024. E neste plano de negócios está a expansão prevista na região geográfica em que atua: Rio Grande do Sul, Paraná e interior paulista. Nos três Estados são 30 mil clientes e cinco CDs. Recentemente, a Oniz abriu uma nova frente de negócios: a distribuição de refrigerados (iogurtes) ainda restrito à Curitiba/PR.