{"id":1034993,"date":"2022-09-12T04:05:31","date_gmt":"2022-09-12T07:05:31","guid":{"rendered":"https:\/\/distribuicao.abad.com.br\/?post_type=article&p=1034993"},"modified":"2022-09-12T04:06:55","modified_gmt":"2022-09-12T07:06:55","slug":"investir-sempre-mais","status":"publish","type":"article","link":"https:\/\/distribuicao.abad.com.br\/revista-digital\/materias\/investir-sempre-mais\/","title":{"rendered":"Investir sempre mais"},"content":{"rendered":"\n

H\u00e1 algum tempo se fala em transforma\u00e7\u00e3o digital nos neg\u00f3cios e o setor atacadista distribuidor n\u00e3o ficou fora desse processo. Nos \u00faltimos anos, muitos setores da economia precisaram se reinventar, especialmente durante a pandemia que assolou o mundo.  <\/p>\n\n\n\n

Se investir em tecnologia fazia parte dos planos, essa a\u00e7\u00e3o precisou ser acelerada para garantir tanto a competitividade como a pr\u00f3pria sobreviv\u00eancia das empresas, especialmente no varejo e no atacado. <\/p>\n\n\n\n

\u201c<\/strong>Observamos que houve maior investimento na gest\u00e3o de armazenagem, automa\u00e7\u00e3o de processos e da for\u00e7a de vendas \u2013 integrando atendimento ao cliente, planejamento das vendas e controle de estoque \u201d, comenta El\u00f3i Assis, diretor de Distribui\u00e7\u00e3o da TOTVS. <\/p>\n\n\n\n

Ainda segundo Assis, a pandemia acelerou uma transforma\u00e7\u00e3o digital no segmento, e trouxe para a frente dos neg\u00f3cios uma necessidade de operar novos canais e territ\u00f3rios digitais. Plataformas como marketplaces, sites pr\u00f3prios B2C e B2B e outros arranjos digitais, muitos deles tendo a ind\u00fastria como protagonista, est\u00e3o trazendo novas solu\u00e7\u00f5es que o setor precisa rapidamente abra\u00e7ar e integrar para n\u00e3o perder mercado.<\/p>\n\n\n

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El\u00f3i Assis, diretor de Distribui\u00e7\u00e3o da TOTVS<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Atualmente, j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel encontrar solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas para diversas \u00e1reas da rotina de atacadistas e distribuidores. Um dos pontos que merecem destaque \u00e9 o fato de que essas novidades est\u00e3o sendo constantemente atualizadas a partir do dia a dia de quem utiliza as solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas. <\/p>\n\n\n\n

\u201cO usu\u00e1rio final \u2013 seja ele o vendedor, o motorista ou o promotor \u2013 nunca foi t\u00e3o empoderado. E os gestores, por sua vez, nunca foram t\u00e3o criteriosos quando o assunto \u00e9 a an\u00e1lise dos dados (sobretudo a produtividade)\u201d, comenta Selva Tassara, head de Marketing da Maximatech. <\/p>\n\n\n\n

Selva tamb\u00e9m explica que, por isso, as evolu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas acontecem atualmente seja em um campo, dentro de um CD, no interior de um caminh\u00e3o, ao longo de uma de uma rota ou durante uma venda. \u201cAs solu\u00e7\u00f5es n\u00e3o nascem mais apenas dentro do escrit\u00f3rio ou de uma software house. Ela est\u00e1 cada vez mais org\u00e2nica e voltada para a experi\u00eancia dos usu\u00e1rios\u201d, diz.\u00a0<\/p>\n\n\n

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Selva Tassara, head de Marketing da Maximatech<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Para ela, al\u00e9m disso, um ponto que merece aten\u00e7\u00e3o est\u00e1 no fato de que a tecnologia possibilita unir as informa\u00e7\u00f5es e tornar as \u00e1reas de uma empresa cada vez mais integradas, pois traz \u00f3timos resultados com dados cruzados e panorama geral da opera\u00e7\u00e3o. \u201cOs departamentos de um atacado distribuidor precisam ter sinergia e conex\u00e3o entre eles para garantir a rentabilidade do neg\u00f3cio. E sem a tecnologia, essa liga \u00e9 invi\u00e1vel, n\u00e3o funciona\u201d, destaca. <\/p>\n\n\n\n

Opera\u00e7\u00e3o complexa <\/strong><\/p>\n\n\n\n

As opera\u00e7\u00f5es dos atacadistas precisam ser cada vez mais velozes, \u00e1geis e flex\u00edveis e a exig\u00eancia por excel\u00eancia no atendimento \u00e9 cada vez mais intensa. \u201cOs avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos t\u00eam se desenvolvido justamente nesta dire\u00e7\u00e3o: prover as empresas atacadistas com mais agilidade, mais flexibilidade e mais capacidade de atender seus clientes com excel\u00eancia e custos cada vez menores. Essa \u00e9 a tend\u00eancia para os pr\u00f3ximos anos: o avan\u00e7o tecnol\u00f3gico ser\u00e1 sempre um recurso para o acr\u00e9scimo de qualidade com diminui\u00e7\u00e3o de custo\u201d, comenta Marco Ant\u00f4nio Salvo, consultor da \u00e1rea de Desenvolvimento de Novos Neg\u00f3cios e solu\u00e7\u00f5es na Sankhya. Para ele, \u00e9 cada vez mais complexo ter de lidar com a multiplicidade de fatores envolvidos na opera\u00e7\u00e3o atacadista. \u201cPor exemplo\u201d, diz ele, \u201cat\u00e9 poucos anos atr\u00e1s, cada categoria de produtos tinha duas ou tr\u00eas marcas de refer\u00eancia com duas ou tr\u00eas op\u00e7\u00f5es, mas hoje a multiplicidade de op\u00e7\u00f5es \u00e9 gigantesca. Pensemos, por exemplo, em uma ra\u00e7\u00e3o para c\u00e3es: antes havia, talvez, dez op\u00e7\u00f5es \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o dos consumidores; hoje h\u00e1 centenas: Como controlar os estoques, os prazos de validade, as quantidades adequadas para cada cliente de tantos produtos? E assim por diante. S\u00f3 com intelig\u00eancia autom\u00e1tica\u201d, ressalta. <\/p>\n\n\n

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Marco Ant\u00f4nio Salvo, consultor da \u00e1rea de Desenvolvimento de Novos Neg\u00f3cios e solu\u00e7\u00f5es na Sankhya<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Salvo tamb\u00e9m destaca que, em princ\u00edpio, atualmente toda a opera\u00e7\u00e3o requer automa\u00e7\u00e3o. Mas h\u00e1 tr\u00eas \u00e1reas mais cr\u00edticas: a fiscal, a do estoque e a da roteiriza\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos. \u201cNa \u00e1rea fiscal, a complexidade e as exig\u00eancias governamentais v\u00eam aumentando ano a ano, de modo que s\u00e3o imposs\u00edveis de ser administradas sem uma sistematiza\u00e7\u00e3o inteligente\u201d, diz. Na \u00e1rea de estoque, a crescente segmenta\u00e7\u00e3o e as exig\u00eancias espec\u00edficas do cliente demandam cada vez mais intelig\u00eancia, tanto para administrar o espa\u00e7o dispon\u00edvel (que tamb\u00e9m \u00e9 cada vez mais caro) como para saber exatamente qual \u00e9 o produto que atende qual tipo de cliente, em que quantidade e em que momento.  <\/p>\n\n\n\n

Quando se olha para a complexidade da opera\u00e7\u00e3o dentro do setor atacadista distribuidor, os especialistas destacam as \u00e1reas mais cr\u00edticas do setor, de vendas e de log\u00edstica. \u201cEssas precisam conseguir gerar e administrar as demandas de seus clientes no menor tempo poss\u00edvel, estando aptos a utilizar o meio de pagamento escolhido pelo cliente, respeitando todas as margens e a governan\u00e7a do neg\u00f3cio integrado com \u00e1rea log\u00edstica, garantindo que o prazo de entrega, a paletiza\u00e7\u00e3o e os hor\u00e1rios sejam respeitados\u201d, comenta Alberto Freitas, vice-presidente de Estrat\u00e9gia e Opera\u00e7\u00f5es da Megawork Consultoria. <\/p>\n\n\n\n

Ele tamb\u00e9m destaca que \u00e9 imposs\u00edvel administrar esses setores sem o uso da tecnologia e de processos muito bem definidos. \u201c\u00c9 a tecnologia que permite a um vendedor executar uma venda no interior do Nordeste, por exemplo, alimentar automaticamente uma equipe log\u00edstica por todo o Pa\u00eds, identificando, por meio dos sistemas de roteiriza\u00e7\u00e3o, qual \u00e9 o melhor centro de distribui\u00e7\u00e3o para atender ao pedido no menor tempo poss\u00edvel, al\u00e9m de processar, ao mesmo tempo, o meio de pagamento escolhido pelo cliente para liberar a expedi\u00e7\u00e3o com seguran\u00e7a no menor tempo poss\u00edvel\u201d, exemplifica. <\/p>\n\n\n\n

Freitas lembra que a transforma\u00e7\u00e3o do mercado mundial de distribui\u00e7\u00e3o foi acelerada pela pandemia, e hoje a grande maioria dos consumidores procura conhecer o que vai comprar pela internet, mesmo antes de fazer a compra. \u201cO prazo de entrega, informa\u00e7\u00f5es completas sobre os produtos e relacionamentos \u00e1geis, completos e diretos com o consumidor viraram obriga\u00e7\u00f5es, o que leva os distribuidores e atacadistas a terem de investir constantemente em tecnologia e automa\u00e7\u00e3o\u201d, diz. <\/p>\n\n\n\n

Time de vendas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A \u00e1rea comercial \u00e9 uma das mais sens\u00edveis e carentes de solu\u00e7\u00f5es de tecnologia do setor atacadista distribuidor, sobretudo nas frentes que lidam com o trade marketing e nas a\u00e7\u00f5es que est\u00e3o focadas na execu\u00e7\u00e3o de vendas, diz C\u00e9sar Duro, CEO da Sellers. \u201cIsso acontece por causa dos desafios de padroniza\u00e7\u00e3o de processos e de a\u00e7\u00f5es que incentivem o time de vendas na sua miss\u00e3o de estruturar estrat\u00e9gias e campanhas eficientes.\u201d Ainda segundo ele, a tecnologia \u00e9 capaz de oferecer intelig\u00eancia para toda a opera\u00e7\u00e3o, tornando mais simples e seguros os processos que envolvem vendas, pagamentos, metas e m\u00e9tricas. \u201cSomente a ado\u00e7\u00e3o de softwares de gest\u00e3o possibilita que uma lideran\u00e7a comercial crie estrat\u00e9gias que levem os seus times a atingir seus resultados de maneira eficiente e personalizada\u201d, refor\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n

Para Tiago Saad, CEO da Fusion DMS, o ponto forte das tecnologias em log\u00edstica \u00e9 o grande volume de dados com o qual elas trabalham, o que leva a mudan\u00e7as fundamentais nas opera\u00e7\u00f5es e na maneira como elas entregam valor aos seus clientes. \u201cIsso gera informa\u00e7\u00f5es mais r\u00e1pidas e confi\u00e1veis, que favorecem a seguran\u00e7a na hora de tomar decis\u00f5es e aumenta a agilidade e a efici\u00eancia nos processos e entregas\u201d, explica. <\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gia de resultados <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quando nos referimos a investimento tecnol\u00f3gico, estamos destacando a estrat\u00e9gia e n\u00e3o os custos. Para Assis, ainda h\u00e1 empresas que consideram a tecnologia como parte de sua despesa. \u201cNo entanto, ano ap\u00f3s ano, temos feito essa observa\u00e7\u00e3o, e incentivado que as companhias reconhe\u00e7am a tecnologia como um investimento estrat\u00e9gico para o neg\u00f3cio, sobretudo por conta da sua rela\u00e7\u00e3o custo\/benef\u00edcio em curto, m\u00e9dio e longo prazo. A ado\u00e7\u00e3o de tecnologia em diversas \u00e1reas da opera\u00e7\u00e3o pode alavancar os neg\u00f3cios, uma vez que atividades do dia a dia passam a ser feitas de maneira autom\u00e1tica e mais inteligente\u201d, diz. <\/p>\n\n\n\n

De maneira pr\u00e1tica, o uso de tecnologia no setor atacadista distribuidor pode ajudar na automa\u00e7\u00e3o de processos como: 1) planejamento, gest\u00e3o econ\u00f4mica e financeira; 2) gest\u00e3o de compras centralizada e gest\u00e3o de pre\u00e7o; 3) gest\u00e3o de estoque e ordem de produ\u00e7\u00e3o; 4) log\u00edstica e gest\u00e3o de entregas; e 5) vendas.<\/p>\n\n\n\n

Com a virtualiza\u00e7\u00e3o do dia a dia, o consumidor tem acesso a cada vez mais dados para tomar suas decis\u00f5es de compras. Dessa maneira, \u00e9 fundamental que as empresas se tornem cada vez mais competitivas com processos automatizados e que se empenhem em ter acesso f\u00e1cil, e em \u201ctempo real\u201d, \u00e0s suas informa\u00e7\u00f5es e aos seus KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores chave de performance. \u00c9 o que afirma Rafael Bitente, diretor-comercial da RGIS\u00a0 Brasil. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com ele, \u00e9 importante que as informa\u00e7\u00f5es e os KPIs se transformem rapidamente em a\u00e7\u00f5es, de modo a resolver problemas, melhorar os indicadores e agir sobre oportunidades para n\u00e3o perder vendas, aumentar a rentabilidade e evitar custos desnecess\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n

\u201cTer os dados em m\u00e3os e transform\u00e1-los em KPIs operacionais em \u201ctempo real\u201d garante que voc\u00ea tenha um tempo de resposta muito reduzido a qualquer incid\u00eancia operacional, com isso consiga buscar redu\u00e7\u00e3o de custo a curto e a longo prazo, tornando-se cada vez mais competitivo perante a concorr\u00eancia e n\u00e3o perdendo oportunidades de vendas, sem contar que voc\u00ea consegue buscar novas fronteiras de vendas no mercado on-line e no Omnichannel\u201d, comenta.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Selva Tassara alerta para o fato de que n\u00e3o d\u00e1 para seguir acreditando que solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas s\u00e3o dispens\u00e1veis no dia a dia empresarial. \u201cSe voc\u00ea quer que o seu neg\u00f3cio seja competitivo e tenha mais credibilidade no mercado, \u00e9 fundamental usar recursos que simplificam a rotina\u201d, diz. Segundo ela, os benef\u00edcios s\u00e3o tanto financeiros como gestores. \u201cContar com o apoio de um sistema reduz o n\u00famero de erros, otimiza a assertividade dos processos e, consequentemente, na pr\u00e1tica, nos ajuda a gastar menos e a ganhar mais.\u201d <\/p>\n\n\n\n

Solu\u00e7\u00f5es\u00a0\u00a0<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sankhya <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 \u00e1rea fiscal, o sistema abrange todas as necessidades de opera\u00e7\u00e3o, auditoria e declara\u00e7\u00f5es em todos os Estados do Brasil, incluindo os processos de importa\u00e7\u00e3o, compras, vendas, transfer\u00eancias, etc., gerando automaticamente os relat\u00f3rios de contabilidade gerencial e fiscal, al\u00e9m das obriga\u00e7\u00f5es fiscais digitais do SPED (EFD, Bloco K, Ciap, ECD, etc.). <\/p>\n\n\n\n

Na \u00e1rea de estoque e movimenta\u00e7\u00e3o de produtos, a Sankhya oferece uma solu\u00e7\u00e3o de WMS robusta, completa e flex\u00edvel, que atende a empresas de distribui\u00e7\u00e3o de v\u00e1rios segmentos (aliment\u00edcio, H&B, autope\u00e7as, medicamentos, ferragens e ferramentas, material de constru\u00e7\u00e3o, eletroeletr\u00f4nicos, embalagens, produtos veterin\u00e1rios, suprimentos agr\u00edcolas, produtos qu\u00edmicos, etc.), com altos volumes e processos cr\u00edticos como unitiza\u00e7\u00e3o, controle de lotes e prazos de validade, rastreabilidade, just-in-time, etc.<\/p>\n\n\n\n

Fusion DMS<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

A Fusion S.A. oferece, principalmente ao mercado atacadista\/distribuidor, o DMS, uma solu\u00e7\u00e3o especializada em gerir entregas, composta de sete m\u00f3dulos totalmente integrados, abrangendo todo o ciclo de entregas, desde o planejamento de rotas at\u00e9 o controle da jornada de trabalho dos condutores e ajudantes.<\/p>\n\n\n\n

O software totalmente em nuvem, flex\u00edvel, escalon\u00e1vel e simples de utilizar, consegue atender \u00e0s particularidades dos diversos tipos e tamanhos de opera\u00e7\u00f5es log\u00edsticas, al\u00e9m das peculiaridades regionais, ou seja, qualquer empresa independente do porte ou regi\u00e3o do Brasil pode ter sua opera\u00e7\u00e3o otimizada pelo servi\u00e7o oferecido pela empresa. Os sete m\u00f3dulos s\u00e3o totalmente integrados com mais de 30 ERPs do mercado e diversos rastreadores. <\/p>\n\n\n\n

Sellers<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

A solu\u00e7\u00e3o da Sellers \u00e9 focada na expertise de constru\u00e7\u00e3o de t\u00e1ticas comerciais mais eficientes, que facilitem a cria\u00e7\u00e3o de campanhas de incentivo e centralizem os dados e indicadores mais importantes para que os gestores possam acompanhar a performance do time de maneira simples. Por meio de seu software de gest\u00e3o de vendas, os clientes t\u00eam como benef\u00edcios a substitui\u00e7\u00e3o de planilhas que, anteriormente, eram preenchidas manualmente, eliminando erros manuais e otimizando o tempo e o acompanhamento e desenvolvimento das campanhas em tempo real. Al\u00e9m disso, por meio do banco digital para os vendedores, \u00e9 poss\u00edvel que as  transfer\u00eancias e saques, entre outras opera\u00e7\u00f5es, sejam transacionados por ali mesmo.<\/p>\n\n\n\n

RGIS Brasil <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A empresa traz solu\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o de estoques utilizando recursos tecnol\u00f3gicos sempre com foco no aumento das vendas e na redu\u00e7\u00e3o de custos operacionais, de modo a trazer de forma r\u00e1pida informa\u00e7\u00f5es sobre estoque (Invent\u00e1rio Geral, Rotativo ou Parcial); ruptura de vendas (Auditorias de G\u00f4ndola); aplica\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias de vendas no PDV (Auditorias Operacionais); controle de entradas e sa\u00eddas de mercadorias (Carga Certificada) e controle do ativo fixo com fotos e geolocaliza\u00e7\u00e3o (Invent\u00e1rio de Ativo Fixo). <\/p>\n\n\n\n

TOTVS<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

A TOTVS conta com um ERP especializado para atender o setor atacadista distribuidor, o TOTVS Distribui\u00e7\u00e3o e Varejo \u2013 Linha Winthor, com recursos para gerenciar opera\u00e7\u00f5es de armazenagem do backoffice ao core business. O sistema disponibiliza pain\u00e9is com os principais indicadores de um atacado, com informa\u00e7\u00f5es sobre compras (nacionais ou importadas) \u2013 ferramentas com sugest\u00f5es de compras que se adaptam \u00e0s necessidades, sazonais ou n\u00e3o \u2013, vendas, expedi\u00e7\u00e3o e estoque, al\u00e9m de possuir um m\u00f3dulo de remunera\u00e7\u00e3o para representantes comerciais e vendedores CLT, com informa\u00e7\u00f5es de performance, itens vendidos e mais.<\/p>\n\n\n\n

Outra solu\u00e7\u00e3o para o segmento \u00e9 o TOTVS WMS \u2013 Linha Winthor, sistema de gest\u00e3o e armazenagem vocacionado para o setor, com alta velocidade operacional, rastreabilidade e controle dos estoques. H\u00e1 toda uma  gama de recursos para armaz\u00e9ns e centros de distribui\u00e7\u00e3o, com controle de entrada de mercadorias, abastecimento de endere\u00e7os, elabora\u00e7\u00e3o de invent\u00e1rios, gerenciamento de separa\u00e7\u00e3o, confer\u00eancia e radiofrequ\u00eancia para comunica\u00e7\u00e3o entre coletores e WMS.<\/p>\n\n\n\n

Maximatech<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

A M\u00e1ximaTech conta com solu\u00e7\u00f5es espec\u00edficas para log\u00edstica de entrega, envolvendo tanto a parte de roteiriza\u00e7\u00e3o quanto a da rotina do motorista. O maxRoteirizador ajuda na montagem de carga de maneira autom\u00e1tica ou manual, permite a cria\u00e7\u00e3o de janelas de entrega e auxilia no momento da entrega, facilitando o controle do custo por rota e do rod\u00edzio de caminh\u00f5es. Por sua vez, o maxMotorista permite que o motorista fa\u00e7a o check-in e o check-out, facilita o monitoramento das entregas e ofere\u00e7a apoio nas etapas de devolu\u00e7\u00f5es e reentregas. <\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 importante mencionar a solu\u00e7\u00e3o de e-commerce B2B desenvolvida pela LifeApps, empresa do Grupo M\u00e1xima, que permite o funcionamento de uma loja on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa modalidade de vendas traz maior alcance e otimiza as vendas. Al\u00e9m disso, a LifeApps tem como diferenciais o suporte do atendimento, a intelig\u00eancia artificial na sugest\u00e3o de itens relacionados aos produtos do carrinho, a cria\u00e7\u00e3o simplificada de vitrines de destaque de produtos e o Venda+, ferramenta que permite negocia\u00e7\u00e3o entre o vendedor externo e cliente por meio do e-commerce, aplicando descontos exclusivos e alterando o pedido no carrinho at\u00e9 mesmo a dist\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

Megawork<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

A empresa traz o MegaCombo — Solu\u00e7\u00e3o de Combos promocionais que facilita a cria\u00e7\u00e3o, a manuten\u00e7\u00e3o e os acompanhamentos dessas campanhas e resultados, e tamb\u00e9m o Megaverbas — Gest\u00e3o de Acordos Comerciais e Verbas. A solu\u00e7\u00e3o de Gest\u00e3o de Verbas e Acordos Comerciais da Megawork permite aos gestores administrarem os contratos e acompanharem em tempo real cada oportunidade gerada, identificando durante o processo se \u00e9 preciso introduzir corre\u00e7\u00f5es para cumprir aquele contrato, ou, at\u00e9 mesmo, melhorar os resultados obtidos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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