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Um mercado promissor

O Brasil é um dos países que mais consomem produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, constatação que possibilita mais ações na cadeia de distribuição

por Adriana Bruno

Do xampu aos dermocosméticos, os produtos e categorias que movimentam o mercado HPPC (que abrange itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) nunca saem da cesta de compras das brasileiras. São produtos que demandam constante reposição e que apresentam diferentes características de consumo, seja para uso pessoal, seja para uso por toda a família. O fato é que nem mesmo a crise econômica fez com que o segmento deixasse de crescer, mesmo que timidamente. De janeiro a outubro de 2019, a indústria de HPPC registrou um crescimento nominal de 5% em seu faturamento em comparação com o mesmo período de 2018.

“Em termos reais, a expansão do número de vendas foi de 0,69%”, comenta João Carlos Basílio, presidente-executivo da Abihpec – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Ele também informa que o Panorama do Setor da Abihpec, conforme dados fornecidos pela Euromonitor, destaca que o Brasil é o quarto país que mais consome produtos de HPPC no mundo, tendo movimentado cerca de 30 bilhões de dólares em 2018, atrás dos Estados Unidos, da China e do Japão. 

“As categorias que despertam mais interesse e consumo são desodorantes, perfumes, produtos masculinos, protetores solares, produtos infantis, e produtos para banho, cabelos e maquiagem”, completa.

Para 2020, Basílio acredita que o setor apresentará um crescimento na casa de 5,1%. E se há essa perspectiva de crescimento, há também boas oportunidades de negócios tanto para a indústria como para o atacado distribuidor e o varejo. O importante é unir o conhecimento de mercado e os desejos e necessidades do consumidor a uma operação que consiga levar os produtos e categorias às gôndolas do varejo. Para Leonardo Rezende, CEO da Nutriex, é preciso profissionalizar a equipe de atendimento e vendas tanto no atacado como no varejo, e também trabalhar a exposição dos produtos.

 

“Pesquisas nos informam que o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Isso significa que temos muito espaço para crescer e investir, seja em produtos voltados para os cabelos, seja para a proteção solar ou o consumo infantil”, completa Rezende.

JOÃO CARLOS BASÍLIO, presidenteexecutivo da Abihpec

DA CABEÇA AOS PÉS

A categoria de cuidados com os cabelos é, sem dúvida, um dos grandes destaques do mercado HPPC. De acordo com o Euromonitor, oBrasil é o terceiro mercado de produtos para os cabelos, além de um verdadeiro polo de inovação, uma vez que o País concentra uma grande variedade de diferentes tipos de cabelos. 

“A brasileira é muito preocupada com os cabelos e chega a ter uma média de cinco produtos dentro do box. Também segundo o Euromonitor, o mercado de pós-xampus (condicionador e tratamentos) chega a ser 50% maior que o de xampus”, conta Nathália Ruiz, gerente de Produto da Phisalia. “A previsão é de crescimento de 4% ao ano nessa categoria que está em constante crescimento, tanto em números como em inovação”, diz.

Conhecer os desejos do shopper é importante para a construção do mix de marcas e produtos que atendam ao perfil de consumo do ponto de venda. De acordo com Nathália Ruiz, quando se trata de produtos para os cabelos, a brasileira busca performance e perfumação, ou seja, se ela compra um produto para brilho, ela espera que a performance seja excepcional. 

“ Ela também lembra que a empresa está lançando a linha Physalis, que tem como destaques ser vegana e não testada em animais. “Faremos isso com ações de ativação em todos os canais em que a marca irá atuar”, afirma.

Outro cuidado essencial para a brasileira está nas unhas e na maquiagem. Segundo Carolina Bertelli, diretora de Marketing da DAILUS, o shopper está em busca de novidades. “De 2018 a 2019, crescemos 7% em vendas na categoria de maquiagem enquanto que a categoria de esmaltes aumentou 21%. Em 2019, vendemos mais de 23,3 milhões de esmaltes”, conta.

Carolina também ressalta que, na temporada de verão, o consumidor brasileiro busca por cores vibrantes, sendo que as apostas são: amarelo, azul, verde, pink, roxo e laranja. Neste ano, a empresa afirma que terá uma gama extensa de lançamentos. “A DAILUS trará diversos produtos, entre os quais esmaltes em cores neon, e vibrantes, e itens de maquiagem também com cores vibrantes, entre outros.

CAROLINA BERTELLI, diretora de Marketing da DAILUS

Estamos sempre antenados com as principais tendências da moda e da beleza que melhor se alinhem ao comportamento do consumidor brasileiro”, diz.

A preocupação com a aparência se mistura aos cuidados com a saúde quando o foco está voltado para a proteção solar. Segundo o instituto de pesquisa Mintel, 33% dos brasileiros entrevistados usam protetores solares durante todo o ano, inclusive no inverno, 23% usam apenas durante o verão, 17% usam apenas em dias ensolarados, 16% não usam protetor solar, 12% o usam na maior parte das estações, mas não usam no inverno, e 7% usam proteção solar quando estão em férias. 

“Ou seja, uma parcela dos brasileiros mantém o uso do produto ao longo do ano todo. Toda essa movimentação possibilita uma vigorosa atuação da linha de protetores solares”, comenta Rezende. Ele também diz que, para trabalhar corretamente a categoria, é preciso entender que a decisão de compra, hoje em dia, é tomada com base em diversos fatores, que não eram sequer imagináveis algum tempo atrás.

“O consumidor tem muitas opções e sua escolha é feita em cima dos detalhes. Ela também é feita pela conexão com o propósito da empresa, pelo que a marca representa em nível social e responsabilidade ambiental.” Para 2020, a Phisalia promete vários lançamentos. 

“Para este ano, posso adiantar que teremos muitas novidades em novas categorias, como a de produtos para a pele, de perfumaria, nutracêuticos, um licenciamento para adultos do UFC, uma linha para gestante e outra de anti-aging para o público de 30 a 70 anos”, finaliza Rezende.

 

Brasileiros entrevistados pela Mintel responderam que:

usam s durante todo o ano

A empresa recebe o prêmio “Grandes Marcas SP”.

usam apenas em dias ensolarados

não usam protetor solar

o usam na maior parte das estações, mas não usam no inverno

usam proteção solar quando estão em férias

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