Menu
divisor-menu

Últimas Edições

Últimas Edições

 
 

Momento

Um legado de transformações

Emerson Destro, Presidente da ABAD

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dezembro, que já anuncia o fim deste 2020 conturbado e desafiador, traz também o encerramento de nossa gestão à frente da ABAD, que a partir de 1º de janeiro estará sob o comando de Leonardo Miguel Severini. Ao longo dos últimos quatro anos, temos trabalhado pelo desenvolvimento do setor em diversas frentes com bons resultados, o que nos anima e nos dá a tranquilidade de entregar ao sucessor uma entidade ainda mais enxuta e eficiente.

Mas, antes do balanço da gestão, quero fazer uma reflexão sobre o atual momento em que empresas do setor têm sofrido com a falta de alguns produtos. É importante frisar que a carência de matérias-primas é apenas parte do problema. Sabemos que a instabilidade também decorre de temores muitas vezes infundados. 

Portanto, assim como no início da pandemia, quando atuamos de forma incansável para garantir o abastecimento, o melhor agora é redobrar a atenção sobre os estoques, acompanhando de perto os preços da indústria, para evitar rupturas. Dessa forma, vamos garantir o bom desempenho do pequeno e médio varejo e, consequentemente, o faturamento do setor, que já acumula alta de 4,43% de janeiro a outubro.

Voltando ao balanço da gestão, quero enfatizar apenas três ações que certamente estarão na pauta da nova diretoria:

A primeira é o processo de digitalização do canal indireto. Iniciamos o projeto com o Comitê Marketplace no meio da pandemia e estamos caminhando para definir um modelo, que conecte indústria, atacado e pequeno e médio varejo. O papel da entidade é crucial para garantir a inclusão de todas as empresas, independentemente do porte. Com regras claras, vamos ajudar a construir uma relação ganha-ganha que auxilie e empodere o pequeno e médio varejo.

A mudança de formato da Convenção Anual em 2018, que fortaleceu o vínculo do setor com a indústria, é outra iniciativa que também terá inovações, como a introdução da transmissão online para ampliar o alcance do evento. Focado em relacionamento de alto nível, debate de temas relevantes e alinhamento estratégico, a Convenção ganhou projeção e tornou-se fundamental para o setor.

Por fim, no âmbito político, temos uma janela de oportunidades que precisa continuar sendo explorada. A abertura obtida através da atuação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), que hoje coordena o projeto Redução do Custo Brasil, tem grande potencial para solucionar alguns dos entraves mais nefastos para o setor e que hoje estão descritos na Agenda Política recentemente atualizada. 

Creio ser possível dizer que deixamos um bom legado. Ao apagar das luzes de 2020, nos despedimos com o desejo de que o setor mantenha o foco e a resiliência, e que a nova diretoria trilhe um caminho de sabedoria e sucesso.

Boas festas e um excelente fim de ano a todos!

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email