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FORNECEDOR NOTA 10

Trabalho que movimenta

O troféu comemora uma década de premiações e põe em destaque o relacionamento do canal indireto com as indústrias

por Redação

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Arivilton Alfredo Rehn (Seara), Rodrigo Mani (PepsiCo), David Kahn (PepsiCo), Otávio Faccina (Mondelez), André Felicíssimo (P&G), Paula Gonçalves (Henkel), Emerson Destro (ABAD), Juliana Carsoni (Unilever), Claudio Czarnobai (Nielsen), José Alexandre Peres Gonçalves (Nestlé), Rodrigo Nogueira (Coca-Cola), Fernando Mancuso (Heineken) e André Bragantini (Colgate)

Todos os anos, a ABAD premia parceiros da indústria que se destacam pelo bom trabalho desenvolvido junto ao canal indireto, que movimenta, em média, 54% do mercado mercearil brasileiro. Um troféu é entregue a cada ganhador pelo presidente da entidade, Emerson Destro, durante o Encontro de Valor ABAD. Neste ano não foi diferente, com a comemoração de uma década desse prêmio que já se consagrou no meio empresarial.

A partir de uma lista com os cinco principais fornecedores em 12 cestas de produtos, elaborada pela Nielsen por meio de pesquisa realizada em aproximadamente 485 mil pontos de venda em todo o território nacional, atacadistas e distribuidores associados à ABAD indicam as indústrias que mais se destacaram no ano em aspectos como importância do fornecedor em seu portfólio, política comercial aplicada e qualidade dos serviços prestados.

Dessa maneira, a premiação Fornecedor Nota 10 valoriza a parceria entre as indústrias fornecedoras e os agentes de distribuição de todo o País. Neste ano, a Unilever ganhou em duas categorias: Limpeza Caseira e Caldos, Molhos e Condimentos. Os depoimentos dos representantes das indústrias premiadas estão nas páginas a seguir.

TROFÉU HONRA AO MÉRITO

A ABAD também homenageou com um troféu empresas que, com décadas de existência, deram valorosa contribuição ao desenvolvimento do setor atacadista e distribuidor: a Cia. Müller de Bebidas pelos seus 60 anos de fundação, a Condor por seus 90 anos de existência e a GDC Alimentos S.A. – Gomes da Costa, que comemora 65 anos de trabalho. Da mesma maneira, também foi homenageado Luís Neira, ex-vice-presidente de Desenvolvimento de Clientes da Colgate Palmolive Brasil, que deixou o cargo depois de viver décadas no Brasil e afirmar que tem uma relação longa e de parceria com o setor. “Acredito ter conquistado verdadeiros amigos e contribuído para fortalecer o relacionamento da entidade com a Colgate-Palmolive”, destacou Neira.

Cia. Müller de Bebidas - 60 anos José Aidar Neto, superintendente, e Rodrigo Carvalho, diretor-comercial
Gomes da Costa - 65 anos Andrés Eizayaga, diretor-comercial
Luís Neira, ex-VP de Desenvolvimento de Clientes da Colgate-Palmolive
Condor - 90 anos Alexandre Wiggers, presidente

BAZAR HENKEL

ALIANÇA FORTALECIDA

Com uma estratégia voltada para o aumento da distribuição numérica dos produtos, a Henkel conquistou o prêmio Fornecedor Nota 10. Paula Gonçalves, responsável pelo Marketing e Trade Marketing da Henkel, considera de fundamental importância as ações desenvolvidas com o atacado distribuidor para ampliar o abastecimento. “Contamos inclusive com essa parceria para chegar ao varejo de vizinhança e investir no giro e exposição dos produtos.” Em 2019, a empresa já ampliou as vendas, expandindo inclusive a base de atendimento. E para 2020, aposta em crescimento e mais promoções em pontos de venda e para consumidores.

BEBIDAS ALCOÓLICAS HEINEKEN

ESTRATÉGIA POSITIVA

O Grupo Heineken repetiu o feito que realizara em outros anos ao conquistar, novamente, o troféu Fornecedor Nota 10. Fernando Mancuso, diretor de Vendas, atribui o prêmio ao reconhecimento de uma estratégia de consolidação de todo o portfólio, com qualidade inquestionável, e de excelência nas ativações, o que gera a resposta positiva do mercado. “O Grupo Heineken já é a maior operação da empresa no mundo e também o maior mercado para a marca Heineken”, explica. Segundo ele, o canal atacado distribuidor e o autosserviço são os que mais crescem juntamente com a empresa e, para 2020, os esforços estão direcionados para a expansão do abastecimento.

BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS COCA-COLA

ESPAÇO CONQUISTADO

Com produtos encontrados em cerca de um milhão de pontos de venda, a Coca-Cola foi eleita Fornecedor Nota 10. Rodrigo Nogueira, gerente-sênior de Contas-Chaves da empresa, considera a parceria com o canal atacadista distribuidor importante, pois está entre 10% e 15% do abastecimento para alcançar mais consumidores e mais PDVs.
Para ele, 2019 já apresenta resultados muito bons, sendo o melhor dos últimos cinco anos. “Devemos superar as metas de crescimento. Estamos muito otimistas em relação ao futuro.” O grande pilar de crescimento são as embalagens retornáveis, que permitem preços mais baixos, fidelizando os consumidores e o ganho de espaço no varejo.

BELEZA P&G

INOVAR PARA CRESCER

O Brasil é o terceiro maior mercado no mundo no consumo de produtos de beleza. A partir dessa observação, André Felicíssimo, vice-presidente de Vendas da P&G, comemora o prêmio de Fornecedor Nota 10 entregue à empresa. “Quando avaliamos o consumo, não olhamos para o PIB, mas sim para a oportunidade de crescer, no quanto o consumidor leva para casa. A P&G investe com o objetivo de triplicar os negócios no País nos próximos anos, com foco em inovação. E o prêmio é o reconhecimento dessas inovações”, destacou.

CALDOS, MOLHOS E CONDIMENTOS E LIMPEZA CASEIRA UNILEVER

TRABALHO CONJUNTO

A Unilever, tradicional parceira do canal indireto, foi a única indústria a receber neste ano dois prêmios em duas categorias: Limpeza Caseira e Caldos, Molhos e Condimentos. Juliana Carsoni, diretora de Vendas e E-Commerce da empresa, compareceu para receber os prêmios. Para ela, o resultado vem para coroar um trabalho conjunto de seis mãos: Unilever, agentes de distribuição e a ABAD. “É uma parceria que se consolida cada vez mais e acredito que em 2020 estaremos vivendo um período mais positivo no Brasil, pois já vemos uma retomada nos negócios neste segundo semestre do ano. Temos o objetivo de sempre oferecer um mix cada vez mais rico aos consumidores e, para tanto, contamos com os nossos parceiros”, enfatizou.

PET MARS

EQUIPE QUALIFICADA

A Mars conquistou o troféu de Fornecedor Nota 10 na categoria Pet mais uma vez. Para Marcelo Melo, gerente de Trade Marketing, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho “duro” de todo time da Mars PetNutrition e dos distribuidores. “O canal indireto é extremamente representativo para o nosso negócio e é por meio dos nossos distribuidores que podemos entregar produtos de qualidade em todo o País.” Este ano, avalia, foi marcado pela retomada do crescimento para a categoria pet. A perspectiva é apenas manter a trajetória em 2020.

CANDIES MONDELEZ

FOCO NO SETOR

Em 2019, a Mondelez adotou a estratégia de manter mais o foco dos negócios com o atacado distribuidor, que representa de 30% a 35% do abastecimento. “Chegar ao pequeno ponto de venda com qualidade e execução garante o sucesso das nossas marcas. E o prêmio reflete a estratégia da empresa em trabalhar vigorosamente com o canal indireto e dar atenção para que seja muito desenvolvido na operação da companhia”, diz Otávio Carlos Leão Faccina, diretor de Vendas do Canal Tradicional. Para 2020, informou que a empresa está otimista e prevê novos lançamentos.

HIGIENE PESSOAL COLGATE-PALMOLIVE

AGREGAR VALOR

A Colgate-Palmolive, mais uma vez, é premiada com o troféu na categoria Higiene Pessoal. André Bragantini, vice-presidente de Desenvolvimento de Clientes, que trabalha há 18 anos na empresa, acabou de chegar da Colômbia para ocupar o posto atual e já anunciou que a fabricante tem planos para realizar muitos lançamentos no próximo ano. “Não temos por meta única realizar lançamentos, mas também oferecer produtos que agregam valor às compras feitas”, observou. Ele também declarou que o projeto piloto, recém-lançado pela Colgate, que propõe a venda via marketplace aos pequenos e médios varejistas, não afeta o relacionamento com o setor. “Nossa parceria é cada vez mais sólida e saudável”, finalizou.

MERCEARIA DOCE NESTLÉ

GANHANDO MERCADO

A Nestlé foi eleita como Fornecedor Nota 10, disputando com outras empresas de porte. José Alexandre Peres Gonçalves, diretor do Canal Atacado Nacional, destacou a importância de recebê-lo em um ano difícil, como foi o decorrer de 2019 para toda a cadeia. “Foi um ano de escolhas, definimos parceiros pelo Brasil inteiro e agora é hora de acelerar. Contamos muito com o canal atacadista para ampliar a distribuição e dar visibilidade aos nossos produtos e permitir que o consumidor os alcance quando e onde quiserem.” Também informou que a categoria contou com inovações e representa cerca de 20% dos negócios realizados no canal indireto.

MERCEARIA SALGADA PEPSICO

PARA TODAS AS HORAS

A PepsiCo, reconhecida marca de salgadinhos populares, repetiu a vitória de ser agraciada mais uma vez com o prêmio Fornecedor Nota 10 na categoria. David Kahn, vice-presidente da empresa, informou que a expectativa para o próximo ano é muito positiva em todas as categorias em que a empresa trabalha, mas, com certeza, a de salgadinhos requer muita atenção da fabricante. “Estamos muito orgulhosos e agradecidos pelo reconhecimento. Aliás, é um motivo de comemoração o trabalho do nosso time, que, juntamente, com o setor atacadista distribuidor, leva os nossos produtos para todo o Brasil”, declarou.

REFRIGERADOS SEARA

PROGRAMA DE EXCELÊNCIA

Nelson Ricardo Teixeira, diretor-executivo de Vendas de Industrializados da Seara, recebeu o troféu de Fornecedor Nota 10. Para ele, a premiação é resultado de investimentos em inovação e fortalecimento das parcerias com os clientes. “O canal indireto é importante para a empresa, nos ajudando no crescimento do volume de vendas e na positivação dos clientes. Temos inclusive um programa de excelência de distribuidores”. Para 2020, a meta é ampliar as vendas, a exemplo do que já aconteceu em 2019. E, para isso, a ideia é fortalecer a parceria com o canal distribuidor.