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Ranking ABAD/NielsenIQ 2024 FROTA

Tendência contínua

O volume de informações disponíveis no mercado aponta um redesenho do canal indireto. O alto nível de prestação de serviço e o relacionamento com o varejista devem ser ainda mais valorizados

Por Claudia Rivoiro

Com o custo operacional elevado, muitos dos 740 respondentes optaram pela terceirização da frota, que envolve caminhões pesados, carretas, veículos urbanos, caminhões médios/trucados e empilhadeiras motorizadas, segundo os dados do estudo anual. No ano de 2022, o número de unidades que compunham a frota própria era de 21.777, versus 19.866 em 2023. Já na frota terceirizada, o número só vem aumentando, de 24.428 para 25.222, o que representa 44,1% de própria contra 55,9% de terceirizada.

Na Rio Quality, empresa do Rio Janeiro que tem o seu trabalho focado em food service, a conta entre frota terceirizada e própria passa por uma proporção matemática. A explicação vem de seu gerente de planejamento, Marcello Marinho. “A política da empresa é trabalhar com 60/40 sendo a primeira terceirizada ou 70/30, sendo que atualmente estamos com 90 veículos, sendo 36 próprios e 54 terceirizados. Para nós, tem sido muito bom trabalhar assim, pois o ativo deprecia muito rapidamente e o investimento pode ser direcionado para capital de giro, o que nos dá mais tranquilidade”, explica. Ele ainda  ressalta que dentro do CD as empilhadeiras e demais máquinas são todas alugadas, os 14 veículos para o transporte de funcionários, gerência e diretoria também são e os contratos feitos com quem presta serviço é bastante detalhado e específico para o ramo de trabalho da Rio Quality. “Com o custo de uma empilhadeira no valor de 200 mil reais e de um caminhão com baú frigorificado na faixa de R$ 400 mil, tivemos de repensar e nessa proporção que contei achamos o caminho ideal”, acrescenta.

GRANDES CARGAS

Mas a Volkswagen, que tem uma parceria de décadas com a ABAD, vendendo caminhões para as empresas do canal indireto, tem motivos para comemorar. Os extrapesados já ultrapassam as 20 mil unidades vendidas em seus três anos e meio de comercialização e grande parte dos clientes vem atraída pelos modelos Meteor e Constellation voltados ao transporte de grandes cargas. Desde o ano passado,  ganharam força adicional, com nova configuração que garante até 10% mais de produtividade.

“A raiz do nosso negócio é a busca pela eficiência e neste novo portfólio agregamos ainda mais soluções e facilidades aos nossos clientes, seja em maior inteligência nos veículos, mais força ou robustez. Os extrapesados Volkswagen já nasceram gigantes e estão ainda melhores”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.

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