SIAL PARIS 2024

Saudável, sustentável e gourmet

A feira mundial de alimentos e bebidas comemorou os seus 60 anos reafirmando tendências que já vinham sendo notadas: produtos focados em saudabilidade.

Por Claudia Rivoiro

Um mundo de sabores, aromas, embalagens diferenciadas, degustações, gente do mundo inteiro, ora fazendo negócios ou expondo, comprando e vendendo durante um período relativamente curto, somente cinco dias, de 19 a 23 de outubro. O Sial Paris 2024 mostrou a sua força como evento profissional e mundial, em sua mais recente edição, em Paris Nord Villepinte, na capital parisiense.

A feira mundial de alimentos e bebidas comemorou os seus 60 anos reafirmando tendências que já vinham sendo notadas: produtos focados em saudabilidade, sustentabilidade e com qualidade.

O evento também reforçou o que já vinha sinalizando há algum tempo como a exposição de produtos saudáveis, com produção de maneira sustentável, sem açúcar, veganos, sem glúten, mas sem perder a qualidade e o paladar, seja em alimentos e bebidas, com embalagens produzidas com “cara vintage”. Muitos desses produtos têm opções reduzidas para uma pessoa ou duas, mas tudo de muito bom gosto. A palavra saudabilidade está ainda mais forte.

Nessa recente versão, o Sial Paris 2024 teve seu embaixador no Brasil, Adilson Carvalhal Júnior, distribuidor, associado da ABAD, importador e diretor da Casa Flora, que foi recebido pela diretora-geral do Sial Paris, Audrey Ashworth. Em conversa realizada, Júnior reforçou a importância da feira para os importadores e distribuidores não só do Brasil, mas do mundo inteiro. “A feira bateu recordes de participação de expositores e de público, chegando a 300 mil pessoas. Eram esperados 200 mil, o que possibilitou muitos contatos importantes para nós. Vai ser difícil escolher o que traremos para o Brasil. Foi uma grande honra estar na feira vendo todas essas tendências. Posso destacar como pontos altos a quantidade de opções de produtos e fornecedores, a sua grandeza em muitos pavilhões e organizada de maneira muito boa, facilitando a visitação por setores, enfim, um evento muito completo”, enfatizou.

Ele ainda acrescentou que a participação do Brasil foi muito expressiva, com visitantes e expositores. “O Brasil tem de exportar mais e mostrar ao mundo as suas marcas, porque temos excelentes”, destacou.

Polpanorte, indústria brasileira, marcou presença no Sial Paris

PARTICIPAÇÃO
Audrey destacou a importância da participação do Brasil, com mais de cem empresas que têm uma oportunidade única de fazer bons negócios. Ela ressaltou também as tendências apontadas no Salão Innovation. “São tendências que ouviremos falar até 2050, isso é muito importante para nós: apontar o que virá por aí em alimentos e bebidas”, observou.

No tradicional Salão Innovation, que seleciona e premia os três produtos mais inusitados e submetidos a um júri especializado, foram consagrados: hambúrguer de plantas (França), arroz para sushi (Finlândia) e suco verde de ervas das Ilhas Mauritius. Foram inscritos 2.100 produtos do mundo inteiro, selecionados 560 e premiados três. A boa notícia é que tivemos quatro produtos brasileiros selecionados inscritos pela empresa Up Four Marketing, baseada em Portugal, mas dirigida pela brasileira Ana Beatriz Costa. São eles: Matuê, com a linha de salgadinhos saudáveis; Mix Frutas, com o purê de frutas em sachê em cinco sabores brasileiros; Horta da Terra, com os shots produzidos com ingredientes da Amazônia; e a Brasil Nanas, com a sua sopa instantânea de bananas, mas sem o sabor da fruta, vegana e com apenas 15 calorias.

A sustentabilidade deixa de ser algo distante, já sendo uma realidade e tornou-se um fator prioritário para a indústria de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. As regulamentações governamentais estão cada vez mais focadas em reduzir o impacto ambiental e promover práticas de produção sustentável, sendo que empresas que não se adaptarem a essas exigências podem enfrentar desafios significativos nos próximos anos. Além disso, os consumidores estão mais propensos a escolher produtos que demonstrem compromisso com práticas ambientais, criando uma oportunidade para empresas que promovem iniciativas verdes.


SIAL PARIS 2024 – 60 ANOS

7,5 mil expositores

130 países representados

8 mil compradores

300 mil profissionais de 205 países

400 mil produtos e inovações

11 pavilhões

10 setores de produtos alimentícios


PRODUTO BRASILEIRO
As empresas brasileiras não fizeram feio no evento. Através da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participaram de forma bastante expressiva. O país está presente no Sial Paris desde 2006, quando conquistou maior espaço para entrada de produtos brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte. Neste ano, a ApexBrasil contou com a participação de 192 empresas, sendo 87 apoiadas diretamente pela Agência, nove Comerciais Exportadoras ou “Trading Companies” – que representam 50 pequenos negócios via Brasil Trade Lounge (BTL) –, além de outras 46 empresas participantes via projetos setoriais Brazilian Pork, Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Breeders, realizados em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e via projeto setorial Brazilian Beef, realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). A expectativa é a geração de US$ 2,5 bilhões em negócios imediatos e contratos futuros para as empresas brasileiras participantes.

Segundo o presidente da Apex, Jorge Viana, o Brasil volta a participar de eventos no mundo inteiro. “Queremos que o mundo conheça os nossos produtos e os seus fabricantes, grandes ou pequenos, que se mostram muito animados com essa nova fase do órgão e nós também. Não estamos medindo esforços para nos posicionar como um país criativo, que oferece bons produtos ao exterior. Um belo exemplo é a nossa carne, que tem uma qualidade ímpar e muito reconhecida, visto a movimentação no pavilhão seis, um dos principais da feira, que estava lotado de compradores e expositores brasileiros”, declarou Viana.

Já a China chama a atenção e, como era esperado, desponta como grande fabricante oferecendo produtos variados, desde bebidas até vegetais congelados. Uma potência que vem numa crescente de participação como expositor e visitante.


OS QUEIJOS FRANCESES NO BRASIL

Augusto Lemos

Indústria francesa e de grande relevância no segmento lácteos, o Grupo Savencia está presente em 120 países, tem 28 mil colaboradores e no Brasil é dona das marcas Polenghi (adquirida em 1947) e Ile de France, entre outras. No Brasil, o executivo Augusto Lemos, que tem na bagagem passagens pela Mondelez e Cargill, é o seu CEO e, em entrevista exclusiva no Sial Paris 2024, no estande da empresa, adiantou que o grupo francês olha com muito carinho o Brasil, considerado um mercado crescente que pretende trazer novidades nos próximos meses, com reforço no portfólio, até porque, segundo ele, o brasileiro está receptivo para vivenciar experiências e buscando novas marcas para o seu consumo nesse período pós-pandemia. “Conto com o canal indireto nessa fase que estamos iniciando no país”, enfatizou.

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