Ranking ABAD/NIELSENIQ

Ritmo de comemoração

A apresentação do estudo anual no dia 14 de maio, ao vivo, comemorou os 30 anos de publicação com uma nova ferramenta de acesso para os respondentes

da Redação

A divulgação do Ranking ABAD/NielsenIQ 2024 (ano 2023) foi realizada mais uma vez ao vivo, para jornalistas e interessados, e trouxe os números do estudo publicados na revista DISTRIBUIÇÃO, na edição de maio. No estúdio estavam presentes Leonardo Miguel Severini, presidente da entidade, que em seu discurso de abertura ressaltou e conclamou o setor para se unir em prol da tragédia do Sul do Brasil; Domenico Tremaroli Filho, diretor de Varejo da NielsenIQ do Brasil; Nelson Barrizzelli, economista e professor da FIA-USP, que analisa os números do estudo desde a sua primeira edição; e também Guilherme Figueiredo, head growt da TARGIT, empresa parceira da ABAD que desenvolveu a plataforma do Business Intelligence, o BI do Ranking, com acesso gratuito a todos os 740 respondentes do Ranking. A mediação foi feita pela jornalista e editora da DISTRIBUIÇÃO, Claudia Ri- voiro, e a patrocinadora do evento foi a parceira Diageo.

RETRATO Tremaroli, em sua apresentação, destacou os pontos importantes do RANKING – como retrato do canal atacadista, faturamento, análise dos quartis, crescimento, número de respondentes, que chegou a 740, o montante de R$ 403,9 bilhões de participação do setor no geral de consumo no Brasil – e ainda acrescentou dados do consumo no país em um cenário macro, além de uma projeção para os próximos meses. “As expectativas refletem um otimismo para o setor, nos quesitos clientes, fornecedores e colaboradores, o que é muito positivo para o canal indireto, que merece um olhar especial para as próximas edições”, destacou.
A jornalista Claudia Rivoiro apresentou dados peculiares do estudo: como ele nasceu, o número de respondentes, o seu faturamento, que era disponibilizado em dólar devido à instabilidade econômica do Brasil, publicado em duas cores na revista e ressaltou algumas empresas que participaram da primeira versão até a mais recente.
Figueiredo, em sua apresentação, fez uma análise detalhada da ferramenta e destacou que cada empresa poderá acessar os dados com foco no estado, região e performance em relação ao mercado, como ganhar market share e no quesito armazenagem no estado, podendo saber qual faturamento por metro quadrado. “Uma análise detalhada do quesito funcionários, CLT ou RCA, comparando em nível Brasil e também de frota própria e terceirizada detalhada e, o mais incrível, a performance da empresa mostrando o seu crescimento, nas categorias e nas modalidades do canal indireto, enfim um grande número de informações que podem ajudar muito no direcionamento das empresas do canal”, informou. Na última parte, os convidados responderam às perguntas feitas por jornalistas e participantes, esclarecendo dúvidas e pontuando os destaques do levantamento.

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