Momento

Preparados para crescer

Leonardo Miguel Severini, Presidente da ABAD

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Assim como nosso setor apresentou, no primeiro trimestre deste ano, um bom resultado de crescimento (+3,75%) frente ao primeiro trimestre de 2020, também a economia nacional superou as expectativas dos analistas nesse mesmo período, com um aumento de 1,2% em relação ao ano passado.

Esse resultado acima das expectativas fez aumentar a previsão de alta para o PIB de 2021, atingindo até 5%, segundo o relatório Focus. Isso significa que, apesar de ainda não termos vencido o covid-19, é evidente a sinalização de que o País está pronto para voltar a crescer. 

O campo econômico reflete a condução política, e vice-versa. Executivo e Legislativo demonstram empenho em aprovar medidas de apoio às empresas, principalmente as pequenas e médias, as mais afetadas pela pandemia. Paralelamente a isso, são estabelecidas articulações para dar uma base consistente às reformas estruturantes. 

Enquanto isso, a ABAD, ao lado da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, segue trabalhando por melhorias no ambiente de negócios e nas regras tributárias que afetam o setor, de modo a garantir que esse crescimento seja sustentado. 

A principal frente de atuação é a defesa do PLP 05/2021, de autoria do deputado Efraim Filho, com a mobilização de nossas filiadas estaduais. O projeto pede a prorrogação de incentivos fiscais vinculados ao ICMS para o comércio, igualando as condições que já vigoram para a indústria.

Recentemente, o pleito obteve a importante adesão da CNC – Confederação Nacional do Comércio. Além disso, no início de junho, conseguimos expor nossa defesa em audiência pública na CFT — Comissão de Finanças e Tributação. Estamos certos de que sensibilizamos os parlamentares para que se empenhem nessa justa reparação, que propiciará o tempo correto para adequação à reforma tributária.

Quanto à implementação do Marketplace ABAD, caminhamos a passos largos e poderemos divulgar boas novidades em breve. O objetivo é implantar o sistema ainda neste ano. Aguardem!

Também confirmamos a realização da 40ª Convenção Anual do Canal Indireto entre os dias 9 e 11 de agosto. Planejado dentro dos mais rigorosos protocolos sanitários, será um evento híbrido, com atividades presenciais e on-line. 

Mas, independentemente do formato, a Convenção segue desempenhando o papel fundamental de promover o alinhamento do setor com seus principais fornecedores e parceiros.

Com tudo isso, sentimo-nos com ânimo renovado e preparados para um novo período de crescimento e prosperidade. O futuro nos aguarda!

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email