Mercado Infantil

Poder mirim

As crianças têm poder para influenciar as decisões de compra de produtos e, por isso, estar alinhado com os lançamentos para esse público é fundamental para fechar bons negócios

Por Adriana Bruno

Ninguém duvida de que as crianças exercem grande influência na decisão de compras da família. Em 2011, uma pesquisa publicada pela Viacom já apontava que 51% dos pais tomavam as decisões de compras ouvindo os filhos. De lá pra cá isso só se confirmou e fortaleceu os segmentos infantis no Brasil. 

Dados populacionais do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que, apesar de a pirâmide etária brasileira concentrar-se acima dos 30 anos, a população até 14 anos representará 20,5% da população em 2022. “Segundo estimativa do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o mercado infantil movimenta 16 bilhões de reais por ano no Brasil e cresce 14% anualmente. Se considerarmos produtos e serviços, este valor saltará para a faixa de 50 bilhões de reais anuais, e a tendência é que os números sejam cada vez maiores”, comenta Alethea Alves, consultora de Varejo da AGR Consultores. 

Segundo ela, esses números são significativos e reforçam a necessidade de inclusão desse público na estratégia de portfólio do varejo, independentemente do seu porte. “Dados fornecidos pelo Instituto Alana mostram a influência das crianças brasileiras nas decisões de compras: a opinião desse público é considerada em 80% das decisões de compras familiares em todos os setores, incluindo carros, roupas, imóveis, saúde, os produtos da casa, móveis, entre outros”, revela Alethea. 

Ela também destaca que é muito importante acompanhar as tendências de produtos e personagens significativos para esse mercado de maneira a adequar o “timing” e a disponibilidade do portfólio. “Uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil mostrou que 20 milhões de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, usaram a internet e foram ativos nas redes sociais em 2018 no País. Neste mesmo estudo, vemos que 86% da população brasileira dessa faixa etária era usuária de internet”, conta. 

E um dos segmentos que mais se destacam entre o público infantil é o de higiene pessoal. Segundo Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia, o mercado de higiene infantil vem crescendo a cada ano e o Brasil é um dos mercados mais proeminentes nesse setor, sendo o quarto país que mais consome produtos de higiene infantil no mundo, de acordo com a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “Os consumidores já entenderam a importância de utilizar produtos que realmente são indicados para as crianças e por isso investem cada vez mais nesse mercado. Os produtos infantis estão cada vez mais segmentados.

Recuperação

Também é importante dizer que o pequeno varejo foi um canal muito impactado pela pandemia nos últimos dois anos. “Em 2022, vemos uma recuperação do pequeno e médio varejo, o que é muito importante por se tratar de canais super-relevantes para o segmento de higiene e beleza. O segmento infantil nesses varejos desempenha um importante papel para facilitar a busca desses produtos em canais onde a missão de compra é cada vez mais de reposição e de maior frequência de compra”, diz Antônio Amaral Carneiro, diretor-comercial Consumo da Viveo. Segundo ele, o atacado distribuidor tem grande importância estratégica para o aumento da oferta de marcas ao pequeno e médio varejo e para isso precisa trabalhar bem o portfólio a fim de ofertar exatamente o que o consumidor espera. “Consumidores têm sido altamente impactados pela inflação e pela pressão de custos. Este ano será desafiador, pois enxergamos um consumidor em busca de produtos de maior relação custo/benefício. No universo infantil não será diferente. Estamos trabalhando fortemente em trazer produtos com a função de preencher essa necessidade do mercado – produtos de alta qualidade, confiança, pureza e principalmente respeito aos pais e mães no cuidado com seus filhos”, comenta Carneiro. 

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email