Menu
divisor-menu

Últimas Edições

Últimas Edições

 
 

RANKING ABAD/NIELSEN 2020 - QUARTIL

Pequenos notáveis

Atacadistas da Região Sudeste e do grupo com menor faturamento lideram o crescimento, com 12,3%

Por Rúbia Evangelinellis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

As empresas de porte médio do setor atacadista são as que apresentaram maior crescimento no cenário nacional. Distribuídas em quatro grupos distintos de faturamento (contabilizado pelas sedes das empresas), as respondentes ao Ranking classificadas nos grupos 2 e 3 registraram alta acima da média, que foi de 7,9%. Alcançaram as marcas de 10,2% e 10,9%, respectivamente, enquanto o grupo número 1 (de maior resultado) teve incremento de 4,1% (veja Quadro).

Esse recorte do levantamento leva em consideração as empresas que informaram os faturamentos de 2018 e 2019, o que permitiu fazer a comparação e formar os quartis (cada qual com importância de 25%). O levantamento revela a continuidade de um movimento de maior alta concentrado em empresas de médio e pequeno porte, que se configurou nos últimos anos.

Fonte: Ranking ABAD/NIELSEN 2020 *sem Atacadão

Nesta edição do Ranking, o destaque parte da Região Sudeste, com grande concentração de crescimento das empresas de médio e pequeno porte (veja Quadro) em detrimento dos atacadistas de maior faturamento, que retraíram 1,8%.

Nelson Barrizzelli, coordenador de Projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração, explica que no Sudeste existe intensa concentração de grandes redes de varejo, principalmente em pontos estratégicos, com lojas de proximidade e logística própria para abastecimento. “Esses players não exercem o mesmo impacto em outras regiões geográficas do País”, destaca.

A partir disso, o pequeno varejo acaba sendo empurrado para áreas mais periféricas das grandes cidades do Sudeste (de consumidores de menor poder aquisitivo) e localidades aonde o grande varejo ainda não chegou.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email