Franco Astória assumiu a presidência do Grupo ABAD Jovens Sucessores para o biênio 2025/2026. Com 29 anos, filho da Bahia, é o tipo de sucessor que, desde a tenra idade, acompanhava os pais no trabalho. Aprendeu na lida a operação, iniciada aos 17 anos, primeiramente como estagiário. Atualmente, ocupa o posto de diretor-comercial da Chocosul Distribuidora, oitava empresa na classificação do ranking ABAD/NielsenIQ, na Bahia com um faturamento declarado em 2023 de 189,691 milhões de reais, sendo 18% maior do apurado em 2022, com negócios gerados 100% no Nordeste.
A empresa da família, instalada em Eunápolis/BA, segue o modelo convencional, na preparação de sucessores. Franco Astória seguiu o rito tradicional de preparo de jovens sucessores, que significa conhecer e entender a operação, seus meandros, para depois ocupar cargo de liderança. Buscou conhecimentos acadêmicos e no Grupo ABAD Jovens Sucessores. De conselheiro foi alçado à presidência do Grupo de novos líderes. Assume o compromisso considerado como de grande responsabilidade e o desafio é provocar maior engajamento e atrair novos e futuros gestores.
“A sucessão tem, cada vez mais, papel determinante, por si só, em um setor de empresas longevas inseridas em um mercado atual de cenário competitivo, nervoso e ágil. As novas gerações podem contribuir para o futuro, para a inovação e desenvolver a cultura dos negócios, mas preservando o respeito ao nosso legado”, afirma.
No atual ciclo, onde a jovem liderança pode oxigenar os negócios da família com ideias e projetos, Franco, segunda geração da família, fala dos pilares que serão adotados na sua gestão e também de novos planos. A seguir, confira a entrevista.
Quais são as prioridades do seu mandato?
Estão em dois pontos-chave: na continuidade aos movimentos e consistência das ações, como a Convenção Anual, já programada no calendário, inclusive das filiadas, que se organizam para participarem. É um tipo de encontro que está integrado ao ritual da ABAD e dos jovens sucessores. Destaco também as visitas técnicas, que queremos consolidar como um ritual, como momentos importantes de troca de informações e conhecimentos. Queremos ainda estar mais próximos das regionais.
Como estreitar relacionamento com as filiadas?
Ainda não temos estabelecido um canal estruturado de contato de trabalho, para que se preparem com antecedência para os eventos e consigam participar. E promover sinergia entre filiadas que já se organizam e outras que ainda não fazem. É comum encontrarmos sucessores e fundadores de empresas que não conhecem o grupo ou os filhos não participam.
Existe uma faixa etária inicial para que os jovens participem do grupo?
Nosso setor está mudando muito rápido. Entendo que é essencial estimular naturalmente os jovens para participarem do grupo. A partir de 14, 15 e 16 anos podem e devem ter contato com estratégias, ouvir, se envolverem para que possamos preparar novas gerações de protagonistas que consigam dar longevidade ao setor.
Quais são os eventos programados? Pretende expandir para o exterior?
Sim, está no radar. A ideia é fazer o planejamento para que possamos firmar as visitas técnicas nacionais, uma no primeiro semestre e a segunda, a partir de julho. São realizadas em empresas do setor e na indústria. Estamos pensando agora também em integrar companhias de tecnologia. Em 2026, pretendemos oferecer essa vivência no exterior.
E a sua vida profissional na empresa da família?
A empresa tem 27 anos e eu, 29. Tenho uma relação afetiva desde pequeno com ela. Mas a minha primeira passagem pelo negócio foi em 2012, aos 17 anos, como estagiário com formação técnica em TI (tecnologia da informação). Como optei pela graduação em administração de empresas na FGV, fiquei alguns anos em São Paulo. Mas como meu pai adoeceu, tive de trancar a matrícula e retornei à empresa em 2015, para atuar na área comercial. Saí novamente da companhia, retornei ao curso de administração na FGV, fiz estágio na Ambev. Em 2019, volto para a empresa, assumo uma das quatro equipes do comercial como supervisor e gerente. Hoje, temos um portfólio variado (entre 3 e 4 mil itens) e atendemos no Sul e Sudoeste da Bahia.