Mercado Masculino

Mercado em expansão

A valorização da autoimagem está levando os homens a consumirem mais produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; movimento que abre espaço para negócios

Por Adriana Bruno

The young handsome man shaving early in the morning at home

O mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem crescendo nos últimos anos, impulsionado por mudanças no comportamento de consumo e também pela percepção dos homens em relação aos cuidados pessoais e à aparência. Leonardo Cyreno, head de eficiência comercial & growth da AGR Consultores, conta que, segundo a Euromonitor, o Brasil é o segundo maior mercado de HPC masculino do mundo, atrás mais produtos de higiene pessoal, apenas dos Estados Unidos. “Esse segmento representa uma oportunidade perfumaria e cosméticos; movimento para o varejo, pois envolve categorias que abre espaço para negócios de produtos com maior valor agregado e margens mais altas do que outras, como alimentos e bebidas”, enfatiza. O mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais deve crescer em média 7,2% ao ano, e chegar ao fim de 2027 com faturamento na casa de 40 bilhões de dólares, segundo a Redirection International, assessoria especializada em fusões e aquisições.

Outro aspecto importante é que o mercado de HPC masculino é diversificado e abrange diferentes perfis de consumidores, desde os mais tradicionais até os mais modernos e exigentes. “Por isso, o varejo deve segmentar sua oferta de acordo com as características e demandas de cada grupo, considerando fatores como idade, renda, estilo de vida, hábitos de consumo e ocasiões de uso”, pontua Cyreno.

Cyreno, da AGR Consultoria: oportunidade para o varejo

“A rotina de higiene é muito importante para os homens. De acordo com uma pesquisa da Flora realizada pela Opinion Box, essa é a segunda principal definição de cuidado para os homens, com 58% das respostas. “O varejo está enxergando essa demanda de mercado e a procura dos homens por produtos indicados especialmente para eles e suas necessidades, por entenderem que o cuidado pessoal contribui para se ter mais saúde, bem-estar e autoestima. Diante disso, as empresas do setor têm se dedicado neste nicho explorando as oportunidades no varejo, inclusive já dedicando espaços exclusivos dentro das lojas para linhas masculinas. Há construção de marca, de novo portfólio e de expansão da categoria”, destaca Daniel Tiraboschi, diretor de negócios da Unidade Cabelos da Flora. Segundo ele, para destacar a categoria no ponto de venda, é deixar os itens bem expostos e contar com um mix assertivo.

DISPOSIÇÃO ESTRATÉGICA Bruna Veneziano, diretora de marketing da Skala, conta que a segunda edição do Cosmentology, realizado pelo Grupo Croma, revelou que 72% dos homens brasileiros declararam cuidar da beleza. “Eles estão mais conscientes dos benefícios de manter uma boa aparência, o que inclui a saúde da pele, cabelo e a prevenção do envelhecimento. Acreditamos que esse interesse crescente também é impulsionado pela maior disponibilidade de informações e produtos voltados especificamente para o público masculino”, avalia. Ela diz ainda que a crescente aceitação e busca por produtos de beleza entre os homens também está levando a um aumento no mercado de cosméticos masculinos, tornando-o um segmento vital para a indústria da beleza. “A disposição estratégica dos produtos na loja, especialmente em áreas de alta visibilidade e de fácil acesso, é essencial para aumentar as vendas. Trabalhamos para criar uma experiência de compra atraente e informativa, garantindo que os consumidores tenham acesso fácil aos produtos que atendem às suas necessidades e preferências”, diz Bruna.

Bruna, diretora da Skala: mais conscientes dos benefícios de manter uma boa aparência

Para Lucília Costa, diretora técnica, e Filipe Lusana, diretor-comercial de ABOVE, os atacadistas devem focar muito em ter cada vez uma operação de entrega, condições e disponibilidade de portfólio mais eficiente para buscar atender todos clientes. “É preciso ter o entendimento de que HPPC está cada vez mais diversificado nas classes de varejos, seja farma, perfumarias especializadas, supermercados, hipermercados, atacarejos e lojas de conveniência. Isso exige uma alta capilaridade dos atacadistas e cada vez busca elevar sua base de clientes que cada dia fica mais diversificada no mercado brasileiro”, dizem. Segundo eles, a importância de oferecer um mix diversificado está alinhado ao desenvolvimento do mercado. “Cada vez mais observamos no ponto de venda produtos com 72h e 96h de proteção, alinhados a apelos antibacterianos. Não menos importante, a fragrância deve ser moderna, com boa duração e permanência durante todo o dia”, finalizam.

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