Perfil de Sucesso AUTOSSERVIÇO

Maduro, sólido e inovador

Assaí completa 50 anos em ritmo de crescimento acelerado e espera chegar a 300 lojas até dezembro

por Rúbia Evangelinellis

DCIM100MEDIADJI_0033.JPG

O Assaí Atacadista comemora 50 anos de vida com fôlego e vigor para crescer. Nascido como uma pequena loja da Zona Leste da cidade de São Paulo (focada no atendimento de pastelarias e pizzarias) soube jogar o xadrez do mundo dos negócios e alcançar a maturidade com solidez e inovação.

Iluminado com o nome que significa Sol Nascente no idioma japonês (Asahi), alcança o cinquentenário com um faturamento de 72,8 bilhões de reais cravados em 2023 e uma estratégia operacional para alcançar cifras mais elevadas com a expansão da rede de lojas de atacado de autosserviço.

O início há 50 anos no bairro Vila Carrão, na capital paulista

Em um movimento frenético de inauguração contabiliza no momento 297 lojas de atacado de autosserviço no leque de cobertura nacional – presentes nos 24 estados e no Distrito Federal. Recentemente abriu unidades em São Paulo, Minas Gerais e no Amazonas. Mas para este ano, a previsão é chegar à marca de 300 pontos de vendas no País.

O tímido negócio criado pelo empresário Rodolfo Nagai (ex-Assaí) para vender insumos para transformadores no bairro paulistano da Vila Carrão, em 1974, ganhou fôlego ao se associar ao Grupo Pão de Açúcar (em 2007), que passou a ter uma participação de 60%. Em 2008, a rede atravessa a fronteira do estado paulista, dá corpo ao plano de expansão regional e chega a Fortaleza (CE) e à cidade do Rio de Janeiro. Até então, já contabilizava 28 lojas, ante as 15 do ano anterior. Em 2011, o GPA adquire 100% do Assaí, que soma 59 unidades. No ano seguinte, já chegava a 61 pontos de vendas, revestidos de uma imagem moderna, maiores, corredores largos e mix variado.

Mas o Assaí foi mais longe. Em 2021, desligou-se do GPA e deu início à operação que o tornou uma True Corporation (corporação que não tem um úni- co controlador), com 100% das ações negociadas livremente a partir de 2023. Integra a B3 (ticker ASAI3) – bolsa de valores brasileira, sediada em São Paulo-, e a Bolsa de Nova York (ticker ASAI) desde 2021. A partir da cisão, Assaí adquiriu 71 hipermercados Extra, que passaram por conversão e modernização para o modelo de atacado de autosserviço. Até o momento, 64 foram convertidos. Embora tenha a roupagem de uma nova empresa, mantém os negócios voltados para o atendimento aos pequenos e médios varejistas, empreendedores, e recebe também o público do varejo. Da estimativa de 35 milhões de clientes que passam pelas lojas mensalmente, 55% são de pessoa física e 45% de pessoa jurídica.

DESEMPENHO Pelos dados divulgados ao mercado, no primeiro semestre deste ano, o grupo, que tem mais de 80 mil funcionários, registrou 35,1 bilhões de reais em vendas líquidas, soma que corresponde a um incremento de 12,9% na comparação igual período do ano passado. Na avaliação da direção, o melhor resultado é decorrente “do avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hiper-mercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de mesmas lojas”.

O resultado apresentado destaca ainda que no segundo trimestre de 2024 as vendas líquidas aumentaram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, alcançando a marca de 17,8 bilhões de reais em faturamento. “Encerramos o primeiro semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o segundo semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, comemorou Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí.

Paulo Pompilio, diretor de relações institucionais do Assaí, destaca que nesta trajetória de cinco décadas a corporação deslanchou a partir da experiência conjunta com o GPA, mas manteve os pés no chão. Tanto que mantém, até hoje, a primeira unidade do grupo, como um pequeno talismã. “Essa loja é tão importante para a gente. Foi reestruturada em 2023, mas é pequena. No início, a estrutura de crescimento foi com unidades menores, focadas no atendimento a pastelarias, pizzarias e pequenos bares, que tinha como diferencial a oferta de laticínios”, recorda.

Mas a trajetória e a virada do jogo aconteceu a partir da associação com o grupo Pão de Açúcar, que ampliou o horizonte traçado para o atacado de autosserviço. “A grande mudança aconteceu com a chegada do Belmiro Gomes (atual presidente). Foi ele que trouxe esse modelo de lojas paletizadas, grandes, iluminadas, bem servidas, de corredores largos. E também ao trabalho adotado pela equipe. E faço aqui referência a duas pessoas que vieram logo em seguida e trazidas por ele – Wlamir dos Anjos, vice-presidente comercial e de logística, e Anderson Castilho, vice-presidente de operações. Eles trouxeram uma nova modelagem comercial, de loja e de operações. De 2012 até hoje inauguramos 230 lojas no novo formato. E devemos fechar o ano com mais de 300”, comemora.

Modelo de autosserviço da rede agrega serviços como açougue e padaria


ESTRATÉGIA Pompilio observa ainda que a aquisição dos hipermercados Extra foi estratégica e impulsionou o modelo de atacado de autosserviço do Assaí, que agrega serviços de açougue, padaria e frios, dentro das cidades e em localizações importantes, que atraem consumidores e empreendedores.

O grupo possui ainda Academia Assaí, centro de capacitação que ensina (online) empreendedores, gratuitamente, gestão financeira, marketing e vendas e demais temas a impulsionar pequenos negócios. As melhores iniciativas podem concorrer a prêmios.

“A empresa entende o valor de levar a prosperidade não só para ela, mas também para o entorno, colaboradores e com quem se relaciona com ela. Muitos dos nossos gerentes de lojas começaram como empacotadores, repositores. Mas tem o trabalho que desenvolvemos com empreendedores, que demonstra como vemos o Brasil.

Em 2023, concedemos 16 mil certifica- dos para novos empreendedores. São pessoas que fazem cocada, bolo, marmitas e geram renda onde atuam. Que começam sozinhos e depois podem ter um, dois ou três empregados e vão crescendo. E a ideia é levar o pensamento empreendedor em um país que precisa de trabalho. É um desafio que traz prosperidade e muda a realidade das pessoas.”


DADOS E NÚMEROS

  • Em 2021, Assaí desligou-se do GPA e iniciou operação que o tornou uma True Corporation
  • Tem 100% das ações negociadas livremente
  • De janeiro a junho de 2024, alcançou 35,1 bilhões de reais em vendas líquidas, valor que corresponde a um incremento de 12,9% na comparação igual período do ano passado
  • Previsão: Ultrapassar 300 lojas abertas em 2024
  • 50 anos: Campanha de comemoração distribui mais de 20 milhões de reais em prêmios, com um ganhador de 5 milhões de reais.
  • Faturamento anual (2023): 72,8 bilhões de reais


MÜSSNICH É O MAIS NOVO MEMBRO DO CONSELHO

O Conselho de Administração do Assaí elegeu seu mais novo membro independente: José Roberto Müssnich (na foto). O nome do executivo foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho realizada no dia 2 de setembro. Ele passa a integrar também o Comitê Financeiro e de Investimentos e o Comitê de Gente, Cultura e Remuneração. O mandato termina, assim como o dos demais conselheiros, na Assembleia Geral Ordinária de abril de 2025. Müssnich ocupará a vaga aberta em maio deste ano, após a renúncia de Luiz Nelson Guedes de Carvalho por motivos de saúde, completando assim o time de nove conselheiros (sendo 8 independentes): Oscar Bernardes Neto (presidente), José Guimarães Monforte (vice-presidente), Andiara Petterle, Belmiro Gomes, Enéas Pestana, Julio Queiroz, Leila Loria e Leonardo Pereira.“Trabalhamos juntos e nossas histórias se cruzaram várias vezes nos últimos anos durante o processo de crescimento que levou à liderança do atacarejo no segmento alimentar. É uma liderança que faz parte da história do cash&carry brasileiro e estou muito feliz em tê-lo no Conselho do Assaí, ao lado de um time altamente capacitado”, afirma o CEO, Belmiro Gomes. “A visão estratégica aliada à forte experiência operacional e de gestão de Müssnich agregarão nas discussões e direcionamentos, contribuindo ainda mais para o futuro da Companhia”, completa o executivo. Atualmente, Müssnich é membro do Conselho de Administração do
Grupo LabelVie SA, empresa listada na bolsa marroquina com operações no Marrocos, Costa do Marfim e França. Ao longo de sua carreira teve experiências em cargos de gestão
de empresas e consultorias em diversos grupos e empresas brasileiras e internacionais, inclusive atuando como membro do Conselho de Administração da Dotz S.A. entre 2021 e 2024.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email