O Assaí Atacadista comemora 50 anos de vida com fôlego e vigor para crescer. Nascido como uma pequena loja da Zona Leste da cidade de São Paulo (focada no atendimento de pastelarias e pizzarias) soube jogar o xadrez do mundo dos negócios e alcançar a maturidade com solidez e inovação.
Iluminado com o nome que significa Sol Nascente no idioma japonês (Asahi), alcança o cinquentenário com um faturamento de 72,8 bilhões de reais cravados em 2023 e uma estratégia operacional para alcançar cifras mais elevadas com a expansão da rede de lojas de atacado de autosserviço.
Em um movimento frenético de inauguração contabiliza no momento 297 lojas de atacado de autosserviço no leque de cobertura nacional – presentes nos 24 estados e no Distrito Federal. Recentemente abriu unidades em São Paulo, Minas Gerais e no Amazonas. Mas para este ano, a previsão é chegar à marca de 300 pontos de vendas no País.
O tímido negócio criado pelo empresário Rodolfo Nagai (ex-Assaí) para vender insumos para transformadores no bairro paulistano da Vila Carrão, em 1974, ganhou fôlego ao se associar ao Grupo Pão de Açúcar (em 2007), que passou a ter uma participação de 60%. Em 2008, a rede atravessa a fronteira do estado paulista, dá corpo ao plano de expansão regional e chega a Fortaleza (CE) e à cidade do Rio de Janeiro. Até então, já contabilizava 28 lojas, ante as 15 do ano anterior. Em 2011, o GPA adquire 100% do Assaí, que soma 59 unidades. No ano seguinte, já chegava a 61 pontos de vendas, revestidos de uma imagem moderna, maiores, corredores largos e mix variado.
Mas o Assaí foi mais longe. Em 2021, desligou-se do GPA e deu início à operação que o tornou uma True Corporation (corporação que não tem um úni- co controlador), com 100% das ações negociadas livremente a partir de 2023. Integra a B3 (ticker ASAI3) – bolsa de valores brasileira, sediada em São Paulo-, e a Bolsa de Nova York (ticker ASAI) desde 2021. A partir da cisão, Assaí adquiriu 71 hipermercados Extra, que passaram por conversão e modernização para o modelo de atacado de autosserviço. Até o momento, 64 foram convertidos. Embora tenha a roupagem de uma nova empresa, mantém os negócios voltados para o atendimento aos pequenos e médios varejistas, empreendedores, e recebe também o público do varejo. Da estimativa de 35 milhões de clientes que passam pelas lojas mensalmente, 55% são de pessoa física e 45% de pessoa jurídica.
DESEMPENHO Pelos dados divulgados ao mercado, no primeiro semestre deste ano, o grupo, que tem mais de 80 mil funcionários, registrou 35,1 bilhões de reais em vendas líquidas, soma que corresponde a um incremento de 12,9% na comparação igual período do ano passado. Na avaliação da direção, o melhor resultado é decorrente “do avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hiper-mercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de mesmas lojas”.
O resultado apresentado destaca ainda que no segundo trimestre de 2024 as vendas líquidas aumentaram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, alcançando a marca de 17,8 bilhões de reais em faturamento. “Encerramos o primeiro semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o segundo semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, comemorou Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí.
Paulo Pompilio, diretor de relações institucionais do Assaí, destaca que nesta trajetória de cinco décadas a corporação deslanchou a partir da experiência conjunta com o GPA, mas manteve os pés no chão. Tanto que mantém, até hoje, a primeira unidade do grupo, como um pequeno talismã. “Essa loja é tão importante para a gente. Foi reestruturada em 2023, mas é pequena. No início, a estrutura de crescimento foi com unidades menores, focadas no atendimento a pastelarias, pizzarias e pequenos bares, que tinha como diferencial a oferta de laticínios”, recorda.
Mas a trajetória e a virada do jogo aconteceu a partir da associação com o grupo Pão de Açúcar, que ampliou o horizonte traçado para o atacado de autosserviço. “A grande mudança aconteceu com a chegada do Belmiro Gomes (atual presidente). Foi ele que trouxe esse modelo de lojas paletizadas, grandes, iluminadas, bem servidas, de corredores largos. E também ao trabalho adotado pela equipe. E faço aqui referência a duas pessoas que vieram logo em seguida e trazidas por ele – Wlamir dos Anjos, vice-presidente comercial e de logística, e Anderson Castilho, vice-presidente de operações. Eles trouxeram uma nova modelagem comercial, de loja e de operações. De 2012 até hoje inauguramos 230 lojas no novo formato. E devemos fechar o ano com mais de 300”, comemora.
ESTRATÉGIA Pompilio observa ainda que a aquisição dos hipermercados Extra foi estratégica e impulsionou o modelo de atacado de autosserviço do Assaí, que agrega serviços de açougue, padaria e frios, dentro das cidades e em localizações importantes, que atraem consumidores e empreendedores.
O grupo possui ainda Academia Assaí, centro de capacitação que ensina (online) empreendedores, gratuitamente, gestão financeira, marketing e vendas e demais temas a impulsionar pequenos negócios. As melhores iniciativas podem concorrer a prêmios.
“A empresa entende o valor de levar a prosperidade não só para ela, mas também para o entorno, colaboradores e com quem se relaciona com ela. Muitos dos nossos gerentes de lojas começaram como empacotadores, repositores. Mas tem o trabalho que desenvolvemos com empreendedores, que demonstra como vemos o Brasil.
Em 2023, concedemos 16 mil certifica- dos para novos empreendedores. São pessoas que fazem cocada, bolo, marmitas e geram renda onde atuam. Que começam sozinhos e depois podem ter um, dois ou três empregados e vão crescendo. E a ideia é levar o pensamento empreendedor em um país que precisa de trabalho. É um desafio que traz prosperidade e muda a realidade das pessoas.”
DADOS E NÚMEROS
- Em 2021, Assaí desligou-se do GPA e iniciou operação que o tornou uma True Corporation
- Tem 100% das ações negociadas livremente
- De janeiro a junho de 2024, alcançou 35,1 bilhões de reais em vendas líquidas, valor que corresponde a um incremento de 12,9% na comparação igual período do ano passado
- Previsão: Ultrapassar 300 lojas abertas em 2024
- 50 anos: Campanha de comemoração distribui mais de 20 milhões de reais em prêmios, com um ganhador de 5 milhões de reais.
- Faturamento anual (2023): 72,8 bilhões de reais
MÜSSNICH É O MAIS NOVO MEMBRO DO CONSELHO
O Conselho de Administração do Assaí elegeu seu mais novo membro independente: José Roberto Müssnich (na foto). O nome do executivo foi aprovado por unanimidade em reunião do Conselho realizada no dia 2 de setembro. Ele passa a integrar também o Comitê Financeiro e de Investimentos e o Comitê de Gente, Cultura e Remuneração. O mandato termina, assim como o dos demais conselheiros, na Assembleia Geral Ordinária de abril de 2025. Müssnich ocupará a vaga aberta em maio deste ano, após a renúncia de Luiz Nelson Guedes de Carvalho por motivos de saúde, completando assim o time de nove conselheiros (sendo 8 independentes): Oscar Bernardes Neto (presidente), José Guimarães Monforte (vice-presidente), Andiara Petterle, Belmiro Gomes, Enéas Pestana, Julio Queiroz, Leila Loria e Leonardo Pereira.“Trabalhamos juntos e nossas histórias se cruzaram várias vezes nos últimos anos durante o processo de crescimento que levou à liderança do atacarejo no segmento alimentar. É uma liderança que faz parte da história do cash&carry brasileiro e estou muito feliz em tê-lo no Conselho do Assaí, ao lado de um time altamente capacitado”, afirma o CEO, Belmiro Gomes. “A visão estratégica aliada à forte experiência operacional e de gestão de Müssnich agregarão nas discussões e direcionamentos, contribuindo ainda mais para o futuro da Companhia”, completa o executivo. Atualmente, Müssnich é membro do Conselho de Administração do
Grupo LabelVie SA, empresa listada na bolsa marroquina com operações no Marrocos, Costa do Marfim e França. Ao longo de sua carreira teve experiências em cargos de gestão
de empresas e consultorias em diversos grupos e empresas brasileiras e internacionais, inclusive atuando como membro do Conselho de Administração da Dotz S.A. entre 2021 e 2024.