No ano de 1994, no Brasil, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso deixou o Ministério da Fazenda de Itamar Franco para ser candidato a presidente do Brasil e venceu no primeiro turno. O campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, morreu em uma corrida na Itália, causando uma comoção mundial, e a inflação no Brasil batia recordes, que no início daquele ano estava em 40% ao mês, ou 3.000% por cento ao ano.
Era o verdadeiro ano do cão no horóscopo chinês. Mas nada impediu a entidade, sob condução do presidente naquela época, Luiz Antônio Tonin, de apresentar o primeiro ranking anual da entidade, em parceria com a NielsenIQ.
Para Tonin, a maior dificuldade era conseguir os dados das cedidas espontaneamente por empresas associadas à entidade. “Fomos convencendo os atacadistas ressaltando a importância do setor que distribui produtos de Norte a Sul do país, com pontualidade e seriedade em parceria com as indústrias.
Mostrou também a sua importância em seus números, que vêm crescendo a cada ano, e nessa caminhada só tivemos evolução e reconhecimento da sociedade, do governo e dos órgãos governamentais. O estudo só trouxe benefícios ao setor e parabenizo a ABAD por ter continuado a sua publicação.”
Estar atento ao mercado, acom- panhar transformações, evoluções e manter os olhos atentos a indicadores que sinalizam a direção dos ventos e balizam os negócios na cadeia de abastecimento e no mercado de con- sumo são algumas das características do ranking, que neste ano de 2024 (ano base 2023) bateu a casa dos 740 respondentes, um recorde, com fatu- ramento de R$403,9 bi, valor de contri- buição no montante geral do consumo em 2023. Em 1994, foram 74 empresas e o faturamento divulgado na casa de US$4.848.897.219, como era costume na época. A cada ano de sua publica- ção, o número aumenta e a participa- ção do canal indireto no mercado de consumo chega, em média, a 52%.
PARCERIA
Para Oscar Attisano, su- perintendente-executivo da ABAD, o tempo passou depressa desde a criação do estudo. “Parece que foi ontem! Agora, em maio de 2024, (ano base 2023) nós temos muito mais motivos para comemorarmos além dos 30 anos do Ranking ABAD/NilesenIQ, como a nossa longa e bem-sucedida parceria com a NielsenIQ e com a Revista DISTRIBUIÇÃO, o início da parceria com a Target, que apre- senta o BI, a inovadora ferramenta de análise de dados, o recorde de 740 participantes e, claro, os números do setor atacadistas e distribuidoras nacionais”, observou o executivo.

“Os dados apresentados acima, me fizeram lembrar que eu também faço parte da ABAD há quase três décadas. Em razão disto, acompanhei e continuo seguindo de perto todo o processo do Ranking desde a sua criação em 1994, durante a gestão de Luiz Antônio Tonin. Todo o processo, desde a captação dos dados, a geração e análise dos relatórios até a divulgação dos resultados, foi idealizado pelo presidente, diretoria e executivos da ABAD, junto às empresas especia- listas neste tipo de estudo, as quais até hoje são importantes parceiras da ABAD e responsáveis por diversas etapas do estudo, como as diretorias da NielsenIQ Brasil; a FIA/USP, na pessoa do professor Nelson Barrizzelli; a revista DISTRIBUIÇÃO, além do apoio dos presidentes e executivos das filiadas estaduais e, principalmente, os empresários agentes de distribuição de todos os modelos de negócios existentes, que acreditam e participam do estudo até hoje”, enfatizou.
O pesquisador e consultor em inteligência de negócio Olegário Araújo acompanhou por uma década a sua elaboração pela NieIsenIQ. “Tive a satisfação de trabalhar junto com a ABAD e a revista nesse período. Um trabalho que, além de fazer a radiografia do setor, demonstra a sua importância no abastecimento destes muitos brasis, reporta um dinamismo e evolução para acompanhar as necessidades da sociedade e dos clientes varejistas nos quatros cantos do Brasil”, destacou.
Para o diretor de Varejo da NielsenIQ no Brasil, Domenico Filho, ter uma relação de tão longa data com a ABAD é um motivo de muita honra e orgulho para a NielsenIQ. “Essa parceria existe há mais de 30 anos, e posso garantir que a cada ano que passa ela fica mais forte e também mais relevante para o setor”, afirma. Construir o ranking da ABAD tem sido uma missão importante e gratificante, pois sabemos que através dele muito conhecimento será distribuído aos associados da ABAD, contribuindo com que decisões melhores sejam tomadas, gerando ainda mais eficiência nas operações, e tornando o setor cada vez mais relevante”, finalizou.
RETRATO FIEL
O empresário Luiz Gastaldi Junior, diretor da Mercantil Nova Era, destaca o valor do ranking por apontar o desempenho da empresa no comparativo com o setor e por proporcionar um retrato fiel do canal indireto. “O estudo traz informações valorosas e apresenta a performance da companhia em relação ao mercado. Parabenizo a ABAD pela iniciativa de oferecer essa ferramenta há 30 anos.”
Para José do Egito Frota Lopes Filho, ex-presidente da ABAD e diretor da Jotujé, com sede em Fortaleza/CE, a importância do estudo mostra o tamanho do setor. “Participamos desde o início por entender que achamos muito saudável, tanto para a empresa como para o setor, que, através dos números, mostra a sua pujança em todas esferas seja municipal, estadual e governamental e também para os nossos fornecedores e sociedade em geral”, enfatizou.
ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS

Para o professor e consultor Nelson Barrizzelli, a história do ranking passa por um grande esforço devido a um sistema complexo de informação de dados que existia na época. “Coincidentemente também comecei a trabalhar com a entidade há 30 anos. No início, coletamos os dados mensais de vendas e fazíamos uma projeção com os números da NielsenIQ. Quando se falou em fazer o estudo, aqueles que já respondiam aderiram ao projeto, até porque era mais fácil informar os dados anuais do ano anterior do que a cada mês. O estudo é muito válido, positivo e a ABAD e todas as suas diretorias nessas três décadas fizeram e fazem um grande trabalho em sua publicação anual”, conclui.