CONVENÇÃO GAJS

Jovens em ação

Depois de quase dois anos de realizar sua última Convenção, os membros do Gajs reuniram-se em São Paulo

por Claudia Rivoiro

Flávio Vinte, presidente do GASJ, abre o evento, que contou com seis palestras e uma visita técnica

O Gajs – Grupo ABAD Jovens e Sucessores realizou, em 20 e 21 de novembro, no espaço Fecomercio-SP, em São Paulo, a quarta edição de sua Convenção Anual, repetindo o sucesso das edições anteriores, após o hiato de um ano, 2020, por causa da pandemia do covid-19. Assim como o Encontro de Valor, que aconteceu em 22 de novembro, a Convenção do Gajs foi um evento híbrido (presencial e virtual) e contou com transmissão on-line em sala exclusiva.

A abertura foi feita por Flávio Vinte, presidente do Gajs, que ressaltou o fato de que o ano foi muito desafiador para o canal indireto, pois, mesmo assim, pôde trabalhar intensamente para abastecer os milhares de pontos de venda do País, destacando também que foi muito importante a realização presencial do encontro, apesar da realização de lives por web nesse período restritivo.

“Cuidamos com muito carinho dos temas das palestras para que sirvam de maneira adequada ao enfrentamento do dia a dia nas empresas”, destacou.

PRIMEIRO DIA Em seguida, Flávio apresentou o primeiro palestrante do dia, Luiz Candreva, um dos principais futuristas brasileiros, cujo currículo conta com mais de 700 palestras. Ele é head de Inovação da Ayoo e diretor de criação do Disruptive. Professor da Fundação Dom Cabral na cadeira de Inovação e futurismo, apresentou a palestra “Liderança: Credibilidade É Construção, Não É Status.” Para o palestrante, “o futuro é de quem sabe navegar no caos e fica confortável nele”.

Por isso, é preciso aprender a se tornar gestor do caos, isto é, das incertezas e transformações. Para tanto, Candreva trouxe uma série de exemplos de insights e de percepções significativas.

“Espero que os ouvintes tenham saído incomodados, inspirados e instigados, os ‘três is’ mais importantes neste momento atual”, acrescentou.

A programação da manhã também contou com a apresentação da palestra “O Futuro do Setor: Desafios, Tendências e Como se Preparar”, proferida pelo consultor Roger Saltiel, da Integration, que também é membro do comitê Canal Indireto da ABAD. Ele falou sobre tendências futuras para o dia a dia das empresas do setor, e sobre a maneira de como se preparar para quando isso acontecer.

“Posso afirmar categoricamente que o canal indireto não irá terminar, e terá um longo caminho, no qual desempenhará um papel diferente e especializado. Vejo, sim, um futuro promissor, claro que repensado”, observou.

Momento de networking com patrocinadores da Convenção anual do Gajs

SUCESSÃO DE SUCESSO Na parte da tarde, o painel “Sucessão: Como Profissionalizar a Tomada de Decisões”
teve como mediador Oberdan Garcia, do Garcia Atacadista, com participação de Euler Fuad Nejm, do Grupo Super
Nosso, com vigorosa atuação em Minas Gerais, e Marcello Marinho, da Distribuidora Rio Quality. Garcia, que tem uma experiência de oito anos de trabalho na empresa da família, no Rio de Janeiro, ressaltou que a sucessão é um tema importante na entidade e nas empresas do setor.

Nejm, do Grupo Super Nosso, que tem no comando a terceira geração, foi um sucessor do pai, e que agora está sendo sucedido pelos seus dois filhos, que já atuam no Grupo, fundado há 80 anos. O empresário destacou que em uma empresa familiar há muita emoção, pois envolve pai, irmãos e filhos. “Em uma empresa familiar, a sucessão é algo complexo, pois irmãos não precisam ser sócios; às vezes, isso não é possível. A primeira dica como pai é que temos influência na educação dos nossos filhos. Eu repliquei a mesma coisa que meu pai fez comigo: me colocou cedo para ‘cheirar armazém’, e eu segui com os meus filhos e também deu certo. Me sinto até hoje trabalhando com meu pai, mas tenho de estar preparado e atualizado. Hoje, temos duas certezas: vamos morrer um dia e vamos mudar, pois as mudanças são rápidas demais”, relembrou.

Marcello Marinho, diretor do Rio Quality, empresa com 33 anos focada no segmento de food service e baseada
no Rio Janeiro, lembrou que o avô veio com nove anos de Portugal, teve cinco filhos e todos seguiram para outras áreas, mas voltaram para trabalhar na empresa, que inclui, entre seus membros, até médico e engenheiro formados. Já na terceira geração, a família tem 13 netos dos cinco filhos, mas com apenas três até agora trabalhando no negócio.

Participantes do encontro anual aprovam realização e já pensam em 2022

Todos com experiência em outros grupos fora do setor, o que foi muito bom por trazer essa visão de fora”, observou.
Finalizando o primeiro dia do evento, Mateus Almeida, head de Client Success B2B da Infracommerce, discorreu sobre o e-commerce, o marketplace B2B e o novo canal marketplace da ABAD, o AbasteceBem. O executivo destacou o crescimento do e-commerce em âmbito mundial e o fato de que a digitalização do mercado B2B veio para ficar.

“As mudanças feitas durante a pandemia não têm volta. Esse modelo de compra não será perene; daí a necessidade de utilizar as ferramentas necessárias”, destacou.

SEGUNDO DIA Nesse segundo dia, o primeiro debate teve como tema “ESG: Especulação ou Realidade?” e reuniu
André Burger, economista e administrador, Luiz Marcatti, sócio e presidente da Mesa Corporate Governance, e Patrícia Turmina, 1ª vice-presidente do Gajs, como mediadora.

Segundo Burger, a palestra teve como objetivo desmistificar o conceito ESG (Environmental, Social and Governance ( Ambiental, Social e Governança)) no que se refere aos custos e aos seus impactos. “Será que as empresas precisam assumir os custos que deveriam ser do Poder Público?

Ou seria melhor investir em outros segmentos? São indagações que devemos apresentar dentro das empresas. Vale a pena discutir os custos do ESG”, observou. Para Marcatti, a principal questão a ser discutida é esta: “Investir para minimizar os impactos ambientais, sociais e de governança das empresas é marketing ou não?” As grandes companhias já investem, têm uma preocupação real e já influenciam as pequenas e médias empresas; isso já é fato”, ressaltou.

Ainda antes do almoço foi apresentado o painel “Expectativas do Novo Líder: Como Liderar em um Ambiente de Incertezas e Mudanças Estruturais Constantes”, com a mediação de Pablo Sória e de Vítor Vinte, vice-presidentes
do Gajs. Participaram desse painel Eloi Assis, diretor da TOTVS, André Felicíssimo, VP de Vendas da P&G, e José Luís Turmina, vice-presidente da ABAD e presidente da Oniz Distribuidora, que ressaltou o papel do líder, seja no bom momento ou no pior, e a virtude de ele saber manter a calma e a serenidade em momentos de crise, quando as pessoas as perdem facilmente.

“Confiança para mim é a palavra de ordem para quem é um líder. Não tenho o direito de possuir uma empresa hipócrita, daí a necessidade de ser um bom líder”, ressaltou. Em sua explanação, Felicíssimo, que está na P&G desde 1993, fez a pergunta: “Como definir sucesso?”, e também comentou o fato de que um líder precisa ter empatia.

“Precisamos estar o tempo todo querendo aprender. Adianta criar liderança em plena crise? Na minha opinião, crie a liderança de confiança antes da crise, pode criar durante, mas é muito melhor antes. Crie empatia com os seus liderados e mais um detalhe importante: emoção não se aprende em escola, essas são as minhas dicas”, reforçou o executivo.

Pablo Sória, André Felicíssimo, VP de Vendas da P&G, Vítor Vinte, José Luiz Turmina e Elói Assis, diretor da TOTVS

ENERGIA O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, fez o encerramento oficial, elogiando o empenho
do Grupo durante o evento. “Fiquei muito empolgado com a realização da Convenção do Gajs, com palestrantes
e temas de qualidade, além de constatar que esses jovens reconhecem com muita energia e tranquilidade a sucessão nas empresas, sem se esquecerem da preparação que é como um passo necessário”, enfatizou.

A programação do dia finalizou com a visita técnica ao CIT – Centro de Inovações Tecnológicas da GS1 Brasil. Neste
ano, o evento contou com a parceria da Fusion, como patrocinadora Gold, e de Compex, inBolso, Global, Maxima Tech, TOTVS e Volkswagen Caminhões e Ônibus, como patrocinadores Silver.

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