Inovar com tradição

José Domingues, presidente da Gtex Brasil, dona das marcas UFE, Baby Soft e Urca, destaca sua parceria com o atacado distribuidor

por Claudia Rivoiro

Como a Gtex se posiciona atualmente no mercado?

A empresa tem consumidores fiéis, pois, além de oferecer tradição, está há mais de quatro décadas de mercado. UFE, Urca e Baby Soft são marcas conhecidas no mercado brasileiro. Somos uma empresa 100% nacional, com mais de oito marcas no grupo.

Os produtos vendidos destinam-se às classes de menor poder aquisitivo. É uma estratégia?

Os produtos da Gtex, em geral, têm uma boa relação custo/ benefício. Como são várias marcas, conseguimos oferecer linhas que atendem diferentes tipos de consumidores. Mas temos produtos mais sofisticados, voltados para um consumidor disposto a desembolsar um valor maior.

Algum lançamento está previsto ainda para este ano?

Neste ano, já firmamos parceria com a marca Hiper-clean e lançamos a linha Amazon H20, que chega para os consumidores mais preocupados e conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente, sendo uma linha de produtos ecológicos do mercado para limpeza. Também tivemos neste ano a entrada de novos itens de algumas marcas, bem como algumas renovações de fragrâncias. Além disso, produtos novos estão previstos até o fim do ano.

A Urca continua sendo o carro-chefe da empresa?

A marca Urca tem mais de 40 anos, e conquistou o respeito e a admiração dos consumidores. Portanto, sem dúvida, a Urca é representativa no faturamento da companhia, mas não é só ela. A Gtex tem uma das maiores participações do mercado, por exemplo, no setor de amaciantes, e a marca Baby Soft também é fundamental. Quando pensamos em inovação e pioneirismo, temos a UFE, todas as marcas desempenham seu papel no sucesso do grupo.

Como funciona a parceria com o atacado distribuidor?

O atacado distribuidor é um parceiro muito importante para aumentar nossa presença em um maior número de PDVs. A competência desse canal para atingir um número maior e mais pulverizado de clientes, alinhada com nosso posicionamento, tem sido fundamental para alcançarmos nossos objetivos. Temos colhido bons resultados e continuaremos investindo nessa parceria.

A Coca-Coca Andina Brasil inaugurou, a mais moderna fábrica da marca na América Latina (foto), em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A unidade é um exemplo do mais puro conceito de Indústria 4.0, com monitoramento, geração de dados e automatização (100% dos equipamentos e processos digitalizados), aliando sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento econômico. A fábrica faz parte de um investimento de 1,2 bilhão de reais no Estado, que também inclui a construção de um moderno centro de distribuição no Caju, na zona portuária do Rio, e a modernização e ampliação de quatro outros centros de distribuição (Bangu, Nova Iguaçu, Campos e São Pedro da Aldeia).

de reais foram investidos na construção de 22 mil metros quadrados da nova unidade da Cooperativa Santa Clara, no município de Casa/RS. A capacidade instalada destina-se à industrialização de 600 mil litros por dia, iniciando em julho com processamento previsto de 300 mil litros/dia. A nova unidade produzirá todas as versões de leites UHT: Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose, e será futuramente ampliada para outros produtos derivados

A Bunge acaba de reformular as embalagens de óleos das marcas Soya e Primor. Seu objetivo foi desenvolver uma embalagem que utilizasse menos plástico, diminuindo o uso da matéria-prima tanto para a tampa como para a pré-forma da garrafa. Para que o projeto fosse concebido, a Bunge lançou um desafio aos fornecedores: reduzir de 18g para 14g o peso das embalagens de óleo.
“Estamos sempre atentos às possibilidades de melhorar nossa performance em todos os níveis operacionais da empresa. Os desafios eram muitos, desde o de projetar uma garrafa com menos plástico até o de introduzir novas tecnologias de envase nas unidades, mas o resultado foi excelente”, conta Paulo Silvério, diretor de Suprimentos da Bunge na América do Sul.

A Maricota Alimentos, fabricante de pães de queijo, anuncia o investimento de R$ 4,5 milhões na aquisição de um túnel de congelamento, que garante mais agilidade, produtividade, padronização e menor risco de contaminação.
Além disso, houve um aporte de R$ 1,5 milhão com foco no mercado food service, desenvolvendo uma nova linha de salgados. Com o investimento, a expectativa é dobrar a representação neste mercado até 2020, com cerca de 40 novos itens ao portfólio da marca, que já conta com 400.

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