Menu
IA:tendência mais real
Trabalho e união
Os desafios da reforma tributária
Beleza pura
Leque de oportunidades
Aposta na sazonalidade
Fonte de consulta
UniABAD, um marco para o setor
divisor-menu

Últimas Edições

IA:tendência mais real
Trabalho e união
Os desafios da reforma tributária
Beleza pura
Leque de oportunidades
Aposta na sazonalidade
Fonte de consulta
UniABAD, um marco para o setor

Últimas Edições

IA:tendência mais real
Trabalho e união
Os desafios da reforma tributária
Beleza pura
Leque de oportunidades
Aposta na sazonalidade
Fonte de consulta
UniABAD, um marco para o setor
 

NRF 2025

IA:tendência mais real

Por Claudia Rivoiro

O maior evento de varejo do mundo, a NRF 2025, comemorou 115 anos de existência e foi realizado no Javits Convention Center, em Nova York, de 12 a 14 de janeiro. O tema escolhido para essa versão foi “Game Changer” (expressão conhecida como “divisor de águas”) e contou com a participação de milhares de pessoas, mais de cem países presentes e cerca de mil expositores. A delegação brasileira compareceu em peso, com 3 mil pessoas. Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial continua no topo das discussões.

A DISTRIBUIÇÃO foi apurar com quem esteve lá e ouviu Olegário Araújo, consultor e cofundador da Inteligência 360, pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP e membro da SCIP – entidade internacional que congrega os profissionais de estratégia e inteligência competitiva, para saber mais do tema e a sua aplicação no canal indireto. Segundo ele, a abordagem neste ano foi muito mais pé no chão. “Como usar a IA nos meus negócios? A concorrência está aí, e é preciso utilizar a IA para fazer tarefas repetitivas, com mais precisão, velocidade e documentação”, destacou. Araújo ainda explica que, no caso do distribuidor, a IA pode ajudar com o cliente, o varejista, a programar melhor as compras. “Em vez de passar para tirar pedidos, entender, sim, qual mix de produtos seria interessante, afinal há o histórico da loja. Já se faz isso, mas com IA pode se fazer muito mais. É um olhar para a frente, ajudar nas previsões, em termos de vendas, preços e o papel do vendedor/RCA como um consultor, empoderando esse profissional, facilitando para ambos”, observou.

Em sua análise, Araújo também abordou que a IA generativa pode ser utilizada para obter mais e melhores resultados nos negócios, com dicas para vender mais e oferecer esse conteúdo aos varejistas/clientes. “Gosto muito de pensar na IA como um copiloto, facilitando o trabalho, mas claro que se precisa ter um pensamento analítico, facilitador, afinal é a era do conhecimento colocada na prática. Melhorar a eficiência para ser mais competitiva, empoderar a equipe com informação para facilitar o trabalho nas visitas, nas televendas e usada para apoiar o varejista, que traz precisão, com muitos dados”, destacou. Ele ainda ponderou que a IA não vai substituir o humano na emoção e na razão. “Acredito que estamos entrando na era relacional e indo no afetivo, no cognitivo e na liderança. Estamos vivendo em um mundo de mudanças rápidas, e aí entra o propósito da liderança, trazendo a equipe de profissionais para fazer parte do processo, dar um significado para as pessoas em um mundo de muitas incertezas”, finalizou.

SUPORTE EM TEMPO REAL

No evento, foi destacado que a IA tem sido utilizada até mesmo na capacitação de novas equipes, proporcionando suporte em tempo real por meio de chatbots e assistentes virtuais. Essas ferramentas ajudam os colaboradores a responder perguntas complexas com mais confiança e rapidez, garantindo um atendimento mais eficiente. Para Eduardo Terra, consultor e cofundador da BTR Varese, que leva uma delegação de interessados ao evento anual, o encontro traz muita inspiração para quem trabalha no comércio em geral e o tema bastante debatido foi a inteligência artificial mais madura, mais próxima, mais acessível, que por sinal foi o tema da Convenção Anual da ABAD do ano passado, agora com uma aplicação brutal. “Para o canal indireto, podemos ver a sua aplicação mais real nas questões como jornada do representante, logística, transportes, preços, crédito e otimização dos estoques”, destaca. Ele lembrou também que o tema da vez foram os agentes de IA, que são basicamente os serviços da IA. “Exemplificando: você passa um problema para os agentes autônomos, e eles apresentam a solução utilizando as diversas ferramentas disponíveis”, observou. O consultor destacou ainda que as aplicações da IA também estão ligadas ao marketing e às soluções de tecnologia e no contexto atual do mundo, e foram apresentadas no evento.

PRESIDENTE ABAD PARTICIPA DE EVENTO ANUAL

O presidente Leonardo Miguel Severini esteve mais uma vez na maior feira do setor de varejo e consumo, realizada em Nova York (EUA), na primeira quinzena de janeiro, e participou do tradicional evento de pós-NRF, no Harvard Club, que faz um resumo dos principais insights do evento. Além disso, prestigiou o jantar promovido pela Abras em Nova York, no dia 13 de janeiro, ao lado de outros presidentes da Unecs. O evento, que reuniu cerca de 200 empresários do setor supermercadista no jantar oferecido pela entidade na City Winery, também contou com a presença dos deputados federais Domingos Sávio (presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços) e Joaquim Passarinho (presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo).

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email