A preocupação do brasileiro com a saúde e seu bem-estar vai além da alimentação. Os cuidados com a higiene oral fazem parte de uma rotina que envolve toda a família e, consequentemente, movimenta um mercado que vem apresentando resultados positivos e abrindo oportunidades de negócios para toda a cadeia: da indústria ao varejo.
Segundo dados da Kantar, oral care vem crescendo nos últimos anos, com aumento do faturamento de 14,8% e crescimento de 1,4% em unidades no último ano móvel (12 meses terminados em junho de 2024), impulsionado por creme dental. A análise é baseada no Total Brasil Sem Rio Grande do Sul. A Kantar ainda informa que creme dental é a categoria mais consumida dentro da cesta de oral care, representando 74% do faturamento.
“Nos últimos anos, a demanda por produtos inovadores e de qualidade, que atendam às necessidades dos consumidores, vem crescendo. Além disso, o setor tem se beneficiado de campanhas de prevenção, que reforçam a relevância dos cuidados diários com a higiene bucal”, comenta Leonardo Filoso, gerente de trade e marketing da Dentalclean.
Segundo ele, o consumidor brasileiro tende a escolher suas marcas de oral care com base em critérios como qualidade, confiança, preço acessível e inovação. “Cada vez mais, os brasileiros valorizam produtos que ofereçam benefícios comprovados, como proteção prolongada, cuidados específicos para diferentes necessidades bucais, e ingredientes que respeitam a saúde oral. Além disso, marcas que investem em inovação e se comunicam de forma clara e educativa ganham a preferência dos consumidores”, comenta.
ESCOVAS DENTAIS Dentre as categorias que mais se destacam no universo de oral care, estão as escovas dentais. Segundo Hugo Roberto Lewgoy, Erick Vidal e Milton Ramalho, CEOs da Curaprox Brasil, o mercado de escovas dentais tem apresentado um crescimento importante e a tendência é que isso se consolide ainda mais nos próximos anos. “Isso vem ocorrendo principalmente devido às preocupações crescentes em relação à saúde, especialmente em relação à saúde bucal e higiene pessoal. Enfim, existe uma maior conscientização da importância da saúde oral para que a saúde geral seja preservada ou recuperada”, comentam.
Eles destacam também a maior preocupação com o meio ambiente e produtos sustentáveis, além da busca por tecnologias mais modernas. “Relatórios de pesquisa de mercado de instituições como Data Bridge, Grand View Research, Mordor Intelligence e ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) têm apontado que o mercado de higiene pessoal global gira aproximadamente de 8 a 8,5 bilhões de dólares anualmente, com um crescimento projetado de 3% a 3,5% ao ano. Já o mercado brasileiro de escovas de dentes é estimado em cerca de 1,5 bilhão de reais, com um crescimento projetado de 3% a 5% ao ano”, dizem.
Os CEOs ainda dizem que as tendências apontam para as escovas dentais ultramacias e com uma grande quantidade de cerdas. “Cada vez mais os consumidores estão exigentes e valorizando produtos de qualidade superior, não se importando em pagar mais quando esse produto entrega uma qualidade diferenciada, ou seja, vale a pena investir em escovas dentais que realmente entregam um diferencial que justifique o preço mais elevado, pois elas contribuem para o sucesso financeiro do negócio”, comentam.
PAPEL FUNDAMENTAL De acordo com Filoso, os produtos mais consumidos no Brasil são as escovas de dente, cremes dentais e enxaguantes bucais. “As escovas, em particular, têm evoluído muito com opções que atendem desde o público infantil até o adulto, com tecnologias voltadas para limpeza eficiente e conforto”, pontua.
Ainda segundo ele, os cremes dentais com múltiplos benefícios, como branqueamento, proteção contra cáries e sensibilidade, também têm grande demanda. “Além disso, o uso de enxaguantes bucais como parte da rotina diária tem se tornado mais comum entre os brasileiros”, afirma. Para que o varejo tenha acesso a esse mix, tanto a indústria quanto o atacado distribuidor desempenham um papel fundamental.
Para Filoso, oferecer suporte por meio de análises de mercado, tendências de consumo e previsões de demanda é essencial para ajudar o varejo a definir um mix de marcas equilibrado. “A capacitação dos varejistas sobre os produtos disponíveis, juntamente com parcerias estratégicas para garantir um estoque adequado e diversificado, pode fazer a diferença na competitividade desses estabelecimentos”, destaca.
Para os CEOs da Curaprox Brasil, os atacadistas simplificam a cadeia de suprimentos, gerenciando a logística de armazenamento e distribuição, permitindo que as pequenas e médias lojas tenham acesso a produtos de qualidade sem a necessidade de investir em grandes estoques. “Os atacadistas também podem colaborar com o suporte aos varejistas locais, oferecendo treinamentos e informações, ajudando os pequenos varejistas a melhorar suas vendas e a se manter atualizados”, reforçam.
PÚBLICO INFANTIL Uma parcela importante do mercado de oral care está concentrada nos produtos com foco no público infantil. Apesar de as mães serem responsáveis pelas compras, as crianças têm poder de decisão especialmente quando se trata de itens licenciados.
O mercado de oral care no Brasil está em expansão, impulsionado por uma maior conscientização sobre a importância da saúde bucal e o aumento do acesso a produtos de higiene. O mercado de higiene bucal continua a crescer, com uma taxa anual projetada em 6,32% até 2026, conforme relatório da Mordor Intelligence. Esse crescimento reflete o comportamento cada vez mais atento do consumidor às suas necessidades de saúde e bem-estar.
“Produtos licenciados são uma estratégia essencial, em todos os públicos. Trabalhar com marcas e personagens icônicos para o público cria uma conexão emocional imediata com o consumidor, tornando o processo de escolha mais atraente e lúdico, tanto para as crianças quanto para os pais. Sem contar que a rotina de higiene bucal é mais divertida e prazeirosa”, avalia Tatiana Honorato, gerente de marketing de beleza e higiene bucal da Condor.
Segundo ela, no varejo, essa abordagem agrega valor e diferencia os produtos nas gôndolas, aumentando as chances de conversão. “Para o atacado, é importante criar exposições atrativas e estruturar um mix que atenda a diferentes faixas etárias e perfis de consumidores, com foco em promoções que destaquem o apelo dos personagens e a qualidade dos produtos. Isso garante que o mix de oral care seja completo, atendendo tanto a demanda por inovação quanto a expectativa de encantamento”, diz.