São quase quatro mil árvores preservadas. Cerca de 61 toneladas de papel a menos enviadas para os aterros sanitários. A redução na emissão de 144,2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera pela Vinícola Aurora nos últimos 12 meses é equivalente, ainda, ao volume total dos poluentes emitidos por quase 1,5 mil carros a gasolina com todos eles percorrendo 500 quilômetros.
A cooperativa recebeu o Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa por utilizar, no período, apenas energia elétrica proveniente de usinas de fontes renováveis e incentivadas pelo governo federal, como as energias eólica e solar, e as produzidas pela biomassa e por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). O certificado foi emitido pela Consultoria em Energia Ludfor.
Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Aurora, lembra que a cooperativa já está se empenhando na redução das emissões de gás carbônico e em outras iniciativas de preservação do meio ambiente há mais de uma década. Entre os exemplos, está a nova planta industrial da cooperativa (foto), inaugurada em maio de 2019, no Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves, que é a primeira fábrica do Brasil com certificado LEED versão 4.0, ou seja, ela é 100% sustentável.
Descarte seguro e correto
A Smurfit Kappa, fornecedora de soluções de embalagens de papel, desenvolveu uma solução para apoiar hospitais, laboratórios e clínicas
no descarte correto e seguro de resíduos infectantes e materiais perfurocortantes, a Astrobox.
Com capacidade para 13 litros, essa solução reduziu em 30% o uso de materiais com a diminuição do número de peças de montagem, o que proporciona um ganho de 40% no tempo da coleta de materiais para descarte.
Na sua parte interna, ela contém um saco plástico acoplado ao fundo rígido, com cinta e bandeja, formando assim um revestimento interno espesso que evita perfurações e vazamentos. Além disso, tem um sistema de travamento para evitar violações.
“Estamos apoiando hospitais e laboratórios nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará a partir de uma solução desenvolvida especificamente para o descarte correto de resíduos infectantes, a fim de se evitar a contaminação indevida pela Covid-19. Mais de quatro mil embalagens foram doadas”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa no País.
2021 será o ano em que a Diageo, responsável pelo uísque escocês Johnnie Walker, promete um lançamento inusitado: uma garrafa de uísque feita de papel e livre de plástico. Criada em parceria com a Pilot Lite, a embalagem, constituída de polpa de madeira, será totalmente reciclável. “Estamos constantemente procurando nos superar, e essa embalagem sustentável tem potencial para ser um grande marco. Há muito sentido em estreá-la com a Johnnie Walker, marca que sempre abriu caminhos para a inovação em seus 200 anos de vida”, disse em comunicado Ewan Andrew, diretor de Sustentabilidade da Diageo