CATCHUP
Hábitos definem consumo
Com aumento observado apenas no faturamento, a categoria de catchup registrou retração em duas das sete áreas pesquisadas:
- Grande Rio: -7,5%.
- Grande São Paulo: -2,1%.
A maior procura é pela embalagem plástica, que representa 84% do total comercializado.
Mariana Mendel, gerente de marketing de food solutions da Cargill, destaca as mudanças de hábitos alimentares nos últimos dois anos:
“Isso trouxe novas demandas dos consumidores, como a busca pelo equilíbrio entre saudabilidade e indulgência. Catchup é uma categoria que cresce e se consolida a cada ano.”
A Cargill ingressou no mercado de catchup em 2022, com a versão Elefante:
“Foi nossa entrada na categoria de condimentos e, sendo uma empresa global, temos mostrado o Brasil como mercado estratégico para a empresa.”
MAIONESE
Para qualquer hora
De acordo com o Data Bridge Market Research, o mercado global de maionese deverá crescer a uma taxa anual de 4,1% até 2028. Estima-se que alcance o valor de US$ 10 milhões, impulsionado pela mudança nos padrões alimentares dos consumidores.
Para o varejo, isso significa que há um nicho a ser cada vez mais explorado.
A pesquisa da NielsenIQ revelou os seguintes dados sobre a categoria:
- Vendas/valor: variação positiva de 4,8%.
- Vendas/volume: desempenho negativo de -1,6%.
As maiores responsáveis pela queda no volume foram as versões em sachê, com 88% de contribuição.
Por região, o Sul do país foi destaque, respondendo por 15% de contribuição para o crescimento em valor.