CIGARRO
Ganhos extras
As vendas de cigarros aumentaram em valor e unidades em todas as áreas pesquisadas. O maior incremento foi de 14,9% na Grande São Paulo, enquanto o menor aumento foi de 1,3% no Centro-Oeste.
A embalagem mais requisitada é a box/flip top, responsável por 82% do faturamento.
Danielle Souza Brasil, CEO da Riograndense Distribuidora, inclui a categoria em seu portfólio. Somente para essa categoria, a empresa mantém uma carteira de 2.500 clientes positivados mensalmente no Rio Grande do Norte.
“O maior percentual de atendimento é de lojas de conveniência e mercados de bairro, seguidos de supermercados, atacarejos e bares. Neste ano, as vendas estão crescendo 12% em relação a 2023”, afirma Danielle.
Segundo ela, trata-se de um mercado promissor, com faturamento constante, giro rápido do produto e, devido ao preço tabelado, não há interferência no aspecto da negociação.
“O foco tem de ser o grande trabalho de distribuição”, destaca Danielle.
Outro aspecto positivo, ressaltado por ela, é a possibilidade de oferecer a estabelecimentos que compram cigarros outros produtos do portfólio, como biscoitos, preservativos e energéticos.
FILTRO DE PAPEL
Para o dia a dia
Acessório indispensável para quem não abre mão de um café coado, os filtros de papel são uma categoria considerada de conveniência pela sócia-fundadora da Connect Shopper, Fátima Merlin. Segundo ela, para melhorar o tíquete médio, o varejista precisa entregar soluções completas para o cliente:
“Os filtros devem ser expostos junto ao mix de cafés e em local de alta visibilidade. Além disso, o varejista deve trabalhar com marcas relevantes e ainda com o correto posicionamento de preços”, afirma Fátima.
A pesquisa da NielsenIQ apontou que a categoria apresentou variação negativa no período considerado (outubro de 2023 a setembro de 2024):
- -0,1% em vendas/valor
- -2,4% em vendas/volume
O tamanho 103 foi o que mais contribuiu para a queda, com 81% de importância.
PILHA
Procura aumenta
A categoria de pilha teve um salto na variação de vendas/volume, chegando a 5,3%. No estudo publicado em novembro passado, o número foi de -0,8%, e em vendas/valor houve um salto de 1,9% para 8,5%.
No quesito importância em valor dos segmentos, a pilha alcalina apresenta 55% de importância, número quase igual ao ano anterior (56%), que, por sua vez, contribuiu para o crescimento da categoria em 47%. A pilha de zinco carvão foi a que mais contribuiu com o crescimento da categoria, com 52%.
A Duracell, uma das maiores fabricantes do mundo de pilhas, preza, segundo informações da fabricante, pelo seu controle de qualidade, superando as exigências do padrão ISO 9000. A empresa estabelece o uso de matérias-primas de qualidade, bem como a realização de testes e inspeções rigorosas de desempenho e uso energético. A qualidade de cada pilha é verificada antes de sair da fábrica, garantindo o seu desempenho.
Uma das características da Duracell é a tecnologia “Powercheck”, que permite aos consumidores verem imediatamente o nível de energia de uma pilha Duracell. Isso possibilita que ela seja reutilizada em outro dispositivo com menor necessidade energética, auxiliando na redução da produção de lixo.
A empresa ainda informa que, há décadas, as pilhas alcalinas superiores da Duracell não contêm quaisquer metais pesados.