Menu
divisor-menu

Edição Set/Out de 2021

 

ABAD 2021 Atibaia - Canal Digital

Agilidade na ponta dos dedos

A Infracommerce foi escolhida como parceiro tecnológico para estruturar o canal digital de vendas do setor batizado de Abastecebem.com.br

Por Redação

A ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados apresentou na ABAD 2021 Atibaia – 40a Convenção Anual do Canal Indireto, o novo canal digital de vendas do setor atacadista e distribuidor: o Abastecebem.com.br. O espaço comercial de domínio da entidade nasce em sintonia com o processo mundial de digitalização e com o objetivo de abrigar empresas de pequeno, médio e grande porte.

O projeto tem a parceria tecnológica da Infracommerce e começou em 2020, por iniciativa de um comitê coordenado pelos consultores Eduardo Terra e German Quiroga, que participaram do processo desde o início até a escolha do parceiro. O principal objetivo do novo canal de vendas é o de promover os negócios de maneira inteligente, criando um espaço comercial eficiente e justo, no qual as empresas formam uma verdadeira rede colaborativa de negócios, usando tecnologia de ponta, como inteligência artificial, cloud computing e machine learning.

“Nosso objetivo é criar um ambiente B2B democrático, amigável e com regras claras tanto para construir uma relação ganha-ganha como também para ajudar e empoderar o pequeno e médio varejo, cliente do setor. Quanto mais atacadistas participarem, melhor será o desenvolvimento da ferramenta e mais vendas acontecerão. O trabalho está apenas começando”, esclarece Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD. “O e-commerce já está presente em muitas indústrias de bens de consumo, mas ainda não é muito explorado pelo atacado distribuidor. O desafio a ser enfrentado é o de abrir esse canal para os médios e pequenos, que muitas vezes não têm uma cultura digital nem a estrutura tecnológica necessária para criar sozinhos os seus e-commerces”, explica Severini.

Passo importante

Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Comitê Marketplace da ABAD mostrou que 31,97% dos empresários já utilizam o e-commerce em seus negócios, e 19,67% estão em processo de construí-lo. Porém, um grande percentual, 48,36%, ainda não dispõe do recurso. Entre os 31,97% que já trabalham com o e-commerce, apenas 33% estão em um sistema colaborativo de vendas, o marketplace.

Para Kai Phillip Schoppen, fundador e CEO da Infracommerce, a parceria representa um importante passo para o mercado. “A Infracommerce acredita que digitalizar o mercado B2B, incorporando a ele um ecossistema com tecnologia de ponta, levará benefícios para todos os destinos capilares  da cadeia. Para o atacadista e distribuidor, ele traz a oportunidade de ampliar seus canais de venda e de potencializar os resultados, e para o pequeno e médio varejista, dará a oportunidade de ele se reabastecer em uma experiência 100% digital e personalizada”, enfatiza Kai.

A Infracommerce é um ecossistema digital white label que atua no conceito de “Customer Experience as a Service” (CXaaS). Com foco na jornada de compra do consumidor, a empresa oferece soluções que simplificam as operações digitais de empresas B2C ou B2B.

A empresa tem a expectativa de que o “go live” (primeira transação na plataforma) acontecerá ainda neste ano e que já 100 empresas do setor terão interesse em participar do projeto. A taxa de adesão será cerca de quatro vezes mais baixa do que as praticadas atualmente no mercado, algo entre 2% a 3%, para manter o custo operacional do sistema.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email