Temas em pauta

A primeira atividade da Convenção ABAD 2024 ATIBAIA, no dia 17 de junho, foi a coletiva de imprensa para atualizar a mídia com os principais resultados e novidades do setor atacadista distribuidor. Comandada por Claudia Rivoiro, editora-chefe da Revista DISTRIBUIÇÃO, a apresentação contou com Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, e Domenico Tremaroli Filho, retail vertical diretor Brasil da NielsenIQ.

Durante a coletiva, os jornalistas presentes receberam informações sobre a edição de maio do Termômetro ABAD Nielsen IQ, pesquisa mensal da associação, responsável por detalhar o faturamento médio do atacadista distribuidor nacional. O executivo também apresentou os principais números do Ranking ABAD NielsenIQ 2024, estudo que completou 30 anos e apontou que o atacadista distribuidor brasileiro fechou 2023 com faturamento de R$403,9 bilhões.

Na visão do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, os dados reafirmam a perspectiva positiva assinalada para 2024. “Acompanhando esse crescimento, a gente percebe uma confirmação de tendência de fato. Além disso, com todos esses fatores, vemos a importância da penetração do Canal Indireto”, complementa.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Um dos temas mais questionados pelos jornalistas presentes na coletiva dizia respeito à reforma tributária e às perspectivas do setor frente à regulamentação que está em curso. Os impactos das enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul em abril e seguem gerando desafios enormes à região também foram tema de debate na coletiva. Tremaroli Filho declarou ser prematuro fazer análises sobre o impacto geral da tragédia. Severini aproveitou para enfatizar esse sentimento de compaixão que as enchentes despertam nos cidadãos brasileiros. “O aumento de consumo desses produtos no Brasil inteiro nos impressionou, visto que um alto volume era para doação aos gaúchos”, declarou.

O presidente Severini também contou, aos presentes, que o Comitê ESG da ABAD está lançando três cartilhas de ESG sobre os pilares da agenda (Meio Ambiente, Social e Governança). O objetivo é disseminar conhecimentos e desenvolver uma programação positiva em relação à pauta ESG em toda a cadeia de abastecimento.

Comentários (0)
Adicionar Comentário