Modelo próprio

Se há alguns anos, o setor se preocupava em investir com grande intensidade em frota própria, o estudo atual, ano base 2024, trouxe que a frota terceirizada continua a ter mais importância dentro das prioridades dos respondentes, apesar de retração de -4,7%. Os números apresentados, que envolvem caminhões pesados, carretas, veículos urbanos, caminhões médios/trucados e empilhadeiras motorizadas, trazem frota própria com 21.004 e a terceirizada com 24.093. Em 2023, os números eram 19.866 e 25.222, respectivamente, o que representa 44,1% de própria contra 55,9% de terceirizada. Já em 2024, os números apresentados são de 46,6% de veículos próprios contra 53,4% de terceirizados.

O empresário Alexandre Segala, proprietário da Segala’s Distribuidora, empresa catarinense sediada em Gaspar/SC e há mais de 30 anos trabalhando com produtos frigorificados, comprova a tendência de investimento em frota terceirizada, que no caso da Segala’s é desde 1997. “Naquela época tínhamos 14 caminhões próprios e, antes de adquirir o décimo quinto, terceirizamos dois veículos para dois motoristas que já trabalhavam na empresa e a experiência foi muito boa porque ter frota própria exige dedicação e eficiência devido à manutenção cara e rigorosa dos veículos, custo alto no dia a dia, e a decisão, minha e do meu irmão e sócio Alan, foi vender todos os caminhões para motoristas que já trabalhavam conosco, que se tornaram freteiros e foi muito acertada”, enfatiza.

Ele recorda que para o negócio foi muito saudável, pois ambos não tinham como cuidar dessa área e até hoje os caminhões são dirigidos pelos próprios donos dos veículos, o que reduz multas, possui manutenção mais rigorosa, mantém os cuidados preventivos em dia e, principalmente, reduz o tempo nas entregas. “A rapidez na entrega gera além de eficiência para a empresa, mas também uma remuneração mais atrativa para os profissionais. Atualmente, contamos com 180 caminhões e 23 carretas rodando pelo estado de Santa Catarina e parte do Paraná e acreditamos que foi uma decisão positiva”, ressaltou Alexandre.

Benefício Prorrogado
O associado da ABAD e dono de veículo próprio Volks pode participar da campanha VolksTotal PREV, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, parceira da ABAD, que prorrogou o benefício de um ano de contrato de manutenção preventiva para chassis faturados até 30 de junho de 2025. O plano de manutenção inclui mão de obra e peças para a 1ª, 2ª e 3ª revisões, com limite de 120.000 km, e é exclusivo para associados da ABAD e suas filiadas estaduais.

O benefício será concedido apenas para veículos novos faturados a partir do estoque das concessionárias VW Caminhões e Ônibus, em todo território nacional.

Para obter o benefício, é necessário apresentar o voucher da campanha. Antes, porém, consulte a filiada ABAD do seu estado ou entre em contato com a Central de Negócios ABAD.

Comentários (0)
Adicionar Comentário