À medida que vamos assumindo um novo estado de normalidade, com adaptações na vida cotidiana e nos negócios, conseguimos vislumbrar mudanças benéficas que vieram para ficar.
Como também está acontecendo em outros países do mundo, o varejo de vizinhança ganhou um papel de destaque ainda maior entre os consumidores neste período de isolamento social, uma vez que proporciona proximidade e conveniência, e contribui para reduzir a circulação de pessoas, atendendo às diretrizes dos órgãos de saúde.
Muitos dos pequenos e médios varejistas viram seu movimento aumentar. Em grande parte, o bom desempenho é fruto da atuação do atacado distribuidor, que desde o início da pandemia, em parceria com a indústria, vem abastecendo os estabelecimentos de maneira ininterrupta, garantindo a disponibilidade de produtos e repassando as ofertas que caibam no bolso do consumidor.
Nesse caminho para o “novo normal”, investimos na divulgação de protocolos de funcionamento voltados para a orientação do comércio. É preciso destacar a importante iniciativa do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que elaborou um material completo para micro e pequenas empresas, dividido por segmento Como também está acontecendo em outros países do mundo, o varejo de vizinhança ganhou um papel de destaque ainda maior entre os consumidores neste período de isolamento social de atuação. A ABAD também disponibilizou um material próprio, com recomendações aos atacadistas e distribuidores, e instruções específicas para o varejo.
No processo de retomada, entretanto, os canais de venda estão enfrentando diferentes realidades. O segmento de bares e restaurantes, 100% abastecido pelo setor, é um dos mais atingidos pelas medidas de restrição na pandemia.
Pensando no equilíbrio de toda a cadeia, a ABAD está lançando junto aos parceiros da indústria, com o apoio de outras entidades, uma campanha nacional que se empenhará em minimizar o forte impacto econômico sobre as atividades dos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Um movimento que vai fortalecer todos nós.
Ao lado da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, a ABAD também está atuando intensamente para que as linhas de crédito do governo cheguem na ponta, ajudando esses pequenos comércios a sobreviver. A criação do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e a prorrogação da medida provisória 936, que permite a redução de jornadas e a suspensão de contratos, são dois bons exemplos da importância dessa atuação junto ao Executivo e ao Legislativo para dar suporte ao setor produtivo.
Juntos, solidários e colaborativos, estaremos fortes como nunca!