Terminada na noite de quinta-feira (19), no Expominas, em Belo Horizonte, a 35ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show). Realizada pela AMIS (Associação Mineira de Supermercados), o evento, aberto na terça (17), reuniu, nos três dias, 60.629 empresários e profissionais supermercadistas e da indústria fornecedora de todo o interior mineiro e de vários estados. A Superminas 2023 teve apoio master do Sebrae Minas.
A área total ocupada pela Superminas foi de 36 mil metros quadrados, com um recorde de 580 expositores. O grande número de empresas refletiu também no número de negócios, que chegou a R$ 2,5 bilhões em negócios. Como exemplo, houve caso de um único expositor realizar R$60 milhões em vendas no evento. “O volume de negócios no evento reflete a força e a relevância do segmento supermercadista em todo o nosso estado”, afirma o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.
Ele destaca a grande presença de empresários e executivos na Superminas. “Tivemos um público bem maior do que o registrado no ano passado, em três dias de feira repleta de supermercadistas, de profissionais de supermercados e da panificação e 580 expositores e patrocinadores”, confirma. “Concluímos a 35ª edição e já estamos preparando, com muito carinho, a de 2024. Fica o convite para todos os supermercadistas, profissionais de supermercados e da panificação para os dias 22, 23 e 24 de outubro, novamente no Expominas em Belo Horizonte”.
Grande vitrine para lançamentos
Os 36 mil metros quadrados utilizados pela Superminas foram palcos de muita inovação e conhecimento. Entres as novidades, estavam centenas de lançamentos em produtos, serviços e tecnologias: Que tal abrir a vitrine refrigerada e ela falar sobre promoções? Ou quem sabe sugerir novidades em produtos, por exemplo? Esta foi uma das muitas novidades apresentadas na feira. Outra tecnologia que chama a atenção é a balança que pesa o produto, embala e etiqueta com já preço e código de barras. Vai um chope servido por um robô? Esta também foi uma inovação apresentada por uma indústria de cerveja.