Minimercados autônomos investem na expansão

Importada de outros continentes, a tendência dos minimercados autônomos está cada vez mais em alta no Brasil. Seja por meio do surgimento de novas empresas ou até mesmo redes tradicionais adicionando lojas do formato ao seu portfólio, é fato que esse estilo de negócio atrai por facilitar a experiência de compra e dar capilaridade à distribuição para as grandes indústrias.

Um exemplo é a Honest Market Brasil, que opera principalmente dentro de condomínios e empresas, com mix de 15.000 itens homologados e planeja abrir entre 200 e 250 lojas neste ano, sendo que 28 unidades serão em Minas Gerais.

Atualmente, a empresa possui 400 lojas espalhadas pelo país, porém o potencial de crescimento é alto. Segundo Gustavo Sartott, sócio fundador da Honest, há 485 mil condomínios no Brasil e sua empresa tem condições de atender ao menos um quarto desse número.

A empresa surgiu no estado mineiro e até o momento possui 18 estabelecimentos na região que juntos devem alcançar um faturamento bruto de R$ 220 mil neste ano. Contudo, com as novas unidades, é esperado que esse valor passe para R$ 520 mil ao ano.

Supernosso investe em minimercados autônomos

Em 2020, o Supernosso , varejo consolidado no mercado com mais de 25 anos, se associou ao Be Honest , rede de minimercados autônomos que na época possuía 50 estabelecimentos. Desde então, a startup passou a ter mais de 250 unidades espalhadas pelo país.

O número de lojas aumentou ainda mais no início de março, com a aquisição da Snackin, que possuía 12 unidades nas cidades de Uberaba e Uberlândia e juntas faturaram R$ 2,5 milhões em 2023. Segundo Marcelo Carneiro, sócio-diretor da Be Honest, essa compra e parceria aprimoram a posição de sua rede para atender os consumidores do Triângulo Mineiro.

Fonte: Estado de Minas

Comentários (0)
Adicionar Comentário