Mercado infantil é oportunidade de negócios

Por Adriana Bruno

Ninguém duvida de que as crianças exercem grande influência na decisão de compras da família. Em 2011, uma pesquisa publicada pela Viacom já apontava que 51% dos pais tomavam as decisões de compras ouvindo os filhos. De lá pra cá isso só se confirmou e fortaleceu os segmentos infantis no Brasil. Dados populacionais do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que, apesar de a pirâmide etária brasileira concentrar-se acima dos 30 anos, a população até 14 anos representará 20,5% da população em 2022. “Segundo estimativa do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o mercado infantil movimenta 16 bilhões de reais por ano no Brasil e cresce 14% anualmente. Se considerarmos produtos e serviços, esse valor saltará para a faixa de 50 bilhões de reais anuais, e a tendência é que os números sejam cada vez maiores”, comenta Alethea Alves, consultora de Varejo da AGR Consultores. Segundo ela, esses números são significativos e reforçam a necessidade de inclusão desse público na estratégia de portfólio do varejo, independentemente do seu porte. “Dados fornecidos pelo Instituto Alana mostram a influência das crianças brasileiras nas decisões de compras: a opinião desse público é considerada em 80% das decisões de compras familiares em todos os setores, incluindo carros, roupas, imóveis, saúde, os produtos da casa, móveis, entre outros”, revela Alethea.

Ela também destaca que é muito importante acompanhar as tendências de produtos e personagens significativos para esse mercado de maneira a adequar o “timing” e a disponibilidade do portfólio. “Uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil mostrou que 20 milhões de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, usaram a internet e foram ativos nas redes sociais em 2018 no País. Neste mesmo estudo, vemos que 86% da população brasileira dessa faixa etária era usuária de internet”, conta. E um dos segmentos que mais se destacam entre o público infantil é o de higiene pessoal.

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