GPA foca em expansão da bandeira Pão de Açúcar

Na manhã de quarta-feira (06) o GPA realizou o Investor Day que apresentou ao mercado os seus resultados em 2023 e seus planos para os próximos anos. O grupo vem seguido uma estratégia para recuperação do negócio, que vem sendo bem sucedida. O objetivo da Companhia é fortalecer cada vez mais a bandeira Pão de Açúcar, com o intuito dele ser o melhor supermercado premium e de proximidade brasileiro. De acordo com o CEO do GPA, Marcelo Pimentel, a expectativa é atrair clientes valiosos, uma vez que é um público mais rentável quando fidelizado, podendo rentabilizar até 9% a mais. Em 2023, esse perfil de consumidor representou um crescimento de 10% na bandeira.

No encontro, a empresa mostrou haver uma transformação no varejo e com uma positiva perspectiva para os próximos anos. Em 2023, o GPA teve uma redução na quebra operacional de 0.8 p.p, mas Pimentel afirmou que pretende diminuir este número ainda mais, sem especificar um prazo. O grupo explanou que tiveram uma redução de despesas na ordem de R$ 230 milhões, devido ao reaproximação com a indústria, melhora no gerenciamento e crescimento estrutural da margem de 1.3 p.p. “Vamos continuar crescendo, temos oportunidade de melhorar esse número. estamos revendo o nosso pricing, para otimizar nosso programa de desconto, para atingir o cliente certo, na loja certa e na hora certa”, afirmou o CEO.

Além disso, o vice-presidente financeiro, Rafael Russowsky, avalia que o Pão de Açúcar ficará acima da previsão de margem de lucro, com uma margem EBTIDA ajustada para 2024 de 8% a 9%, seguindo a jornada de reestruturação e com a perspectiva de uma estabilização na inflação de alimentos. “Não estamos buscando estacionar a companhia em 8% e 9%, mas otimizar ao máximo possível a operação. Hoje estamos operando em nível subótimo de margem”, explicou o VP.

O Pão de Açúcar também apresentou uma melhora no market share das marcas exclusivas, representando 27% na participação do negócio. “Isso se dá devido a um trabalho inteligente, com foco e com seleção. Esse resultado significa conhecimento e confiança do consumidor”, disse o diretor comercial, Luiz Henrique Lopes.

No mercado digital, também ocorreram melhoras nas vendas e, para o próximo ano, o aplicativo do Pão de Açúcar irá contar com o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA), que irá proporcionar uma melhor experiência de compra, indicando os melhor produtos, com os melhores preços, de acordo com o perfil de cada shopper. “Tenho uma confiança enorme que o plano que estamos implementando tem nos trazido sucesso e está nos colocando no caminho certo, para a gente trazer o GPA de volta ao seu potencial máximo”, finalizou Marcelo.

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