Festas Juninas: sazonalidade traz novas oportunidades de negócios

A temperatura começa a cair e a decoração junina passa a tomar conta do varejo alimentar. Uma combinação de condição climática com data comemorativa resulta em um incremento de vendas em diversas categorias, de alimentos e bebidas.

Para algumas indústrias, as festas juninas são praticamente um ‘Natal’, visto o aumento no consumo de algumas categorias. “A categoria de paçocas vende em média 70% mais em relação a outros períodos, por exemplo.

A execução das barracas ajuda o consumidor a lembrar da sazonalidade e a incrementar sua cesta com os itens típicos”, conta Breno Carvalho, gerente de marketing da Santa Helena. Ele ainda afirma que o momento festivo alavanca as grandes embalagens para consumo compartilhado tanto de doces quanto de snacks. “No Sul e Sudeste, costumam vender um volume relevante em doces à base de amendoim”, conta. Ele ainda afirma que os produtos culinários têm forte apelo dado o perfil caseiro, tradicional e afetivo das receitas juninas. “As vendas chegam a aumentar em 50% no período. É um momento em que a personalidade e as regionalidades ganham grande expressão.”

Vale dizer que algumas categorias dobram ou até triplicam o volume de vendas na data. “As vendas chegam aumentar em 50% no período de forma bem próxima de seus parceiros supermercadistas, para juntos melhorarmos o tíquete médio das categorias na sazonalidade, promovendo uma loja mais atrativa e alegre para os consumidores”, revela o head do canal indireto da General Mills, Alessandro Plentz.

Leia essa e outras reportagens na edição especial do Ranking ABAD/NielsenIQ. Acesse a DB Digital

Atacadofesta juninaNegóciossazonalidadeVarejo
Comentários (0)
Adicionar Comentário