Cinco dicas para proteger o seu e-commerce

Você finalmente tomou a decisão e resolveu começar a vender pela internet. Mas sabia que 6,8% das compras online na América latina são rejeitadas por suspeita de fraude? Índices como esse (confira outros dados no infográfico) comprovam a importância de preparar seu e-commerce ao máximo para garantir o bem estar seu e dos consumidores. Em vez de simplesmente montar a loja na primeira plataforma que encontrar, disponibilizar produtos e comprometer-se com diversos clientes, considere colocar em prática algumas medidas simples de segurança:

Selecione muito bem os seus serviços

Não podemos deixar essa nota de fora: o primeiro cuidado com a segurança da sua loja virtual deve ser tomado na própria escolha da plataforma. Pesquise bastante sobre as principais opções, veja a opinião de outros usuários e escolha sem pressa. Lembre-se de verificar criteriosamente também os meios de pagamento e frete vinculados, além dos fornecedores: são confiáveis? Qual o índice de credibilidade? Costumam atrasar transações e entregas? Seu cliente será bastante exigente em relação a essas questões: antecipe-se.

Instale certificados de criptografia

Escolhas feitas, analise a possibilidade de instalar um certificado de criptografia em sua loja virtual. SSL e TLS são os mais populares, e já vêm inclusos em algumas plataformas. Eles são responsáveis por modificar as informações do usuário de forma que fiquem ilegíveis para outras pessoas (inclusive você, vendedor) e sejam aproveitadas apenas para o processamento da venda. Assim, quem visitar seu e-commerce se sentirá mais confortável em fornecer dados pessoais, pois saberá que os mesmos não serão utilizados para outros fins. E caso algo eventualmente dê errado, você terá o “álibi” de não ter manuseado o material confidencial, comprovando seu não envolvimento com a fraude.

Conte com selos de segurança

Outra maneira de adicionar credibilidade ao seu negócio e torná-lo mais confiável é procurando um selo de segurança. Existem diversos no mercado, alguns gratuitos, outros pagos: E-bit, Site Blindado, Empresa Verificada etc. Cada serviço conta com requisitos e benefícios particulares, mas todos requerem uma análise do seu e-commerce para certificarem-se de que é realmente seguro. E é essa confirmação que você poderá exibir aos visitantes em um lugar visível (como o rodapé da página inicial, por exemplo), desencorajando os mal intencionados e incentivando os realmente interessados em comprar.

Eduque seus consumidores

Com a loja no ar, chega a hora de se preocupar em educar os visitantes. Em suas páginas institucionais de Perguntas Frequentes ou Como comprar, inclua orientações sobre o que os consumidores podem fazer para evitar cair em fraudes, como sempre verificar o símbolo de página confiável no navegador e não responder a falsos e-mails da sua marca (tentativas de phishing). Deixe claro qual é o seu padrão visual, por exemplo, assim como o certificado e o selo de segurança com que seu e-commerce conta. Explique também a política de trocas e devoluções para diminuir a ocorrência de chargebacks.

Saiba a quem recorrer

Por fim, é recomendável ter à mão uma lista dos órgãos de apoio ao vendedor e ao consumidor para acionar em casos de necessidade. Anote: PROCON, IDEC e delegacias especializadas em crimes virtuais. Caso você venda pelo MercadoLivre (unicamente por lá ou integrando-o à sua loja virtual), ainda conta com o Programa de Proteção ao Vendedor do MercadoPago. Vale a pena se informar e saber exatamente que tipos de documentos você precisa armazenar no decorrer de suas vendas.

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