Seis erros evitados pela tecnologia na logística de distribuição

*Por Gilson Neiva

Diante do aumento de casos de roubo de cargas, da crise econômica e da baixa produtividade dos motoristas, estar bem alinhado com todas as etapas que envolvem a otimização logística é um fator de sucesso para as empresas passarem por estas e outras adversidades sem causar grandes abalos financeiros na operação e de reputação de imagem aos olhos do cliente. Da venda até a entrega do produto, a ordem é priorizar a organização que começa de dentro para fora.

Partindo do velho princípio de que tempo é dinheiro, o uso de tecnologias focadas em agilidade e governança é a saída para uma otimização logística de sucesso. E é importante ressaltar que ela não deve ser usada somente para facilitar a comunicação, mas também o próprio controle das entregas realizadas. Afinal, a logística de distribuição é um dos pontos que mais influencia na lucratividade da empresa e na satisfação do cliente, logo, merece contar com ferramentas mais robustas.

Para mostrar como atecnologia pode ser uma grande aliada nessa etapa, preparei uma lista com osseiserros na logística de distribuição que podem ser evitados a partir do uso de sistemas tecnológicos. Acompanhe abaixo:

1. Não ter o controle rigoroso dos pedidos e da entrega

Para uma gestão de entregas eficiente, é preciso saber, exatamente, quando a mercadoria saiu, em que ponto da entrega ela está e quando ela foi entregue. Isso melhora o planejamento das demandas, distribui o trabalho entre o time, além de passar confiança ao cliente ao perceber que seu pedido não está solto, sem nenhum tipo de controle e auditoria.

2. Manter a frota desatualizada

Você já ouviu falar de controle através de geolocalização? É um sistema de monitoramento que utiliza o serviço de GPS de smartphones para rastrear e medir comportamentos seja de pessoas ou de veículos. Este é um novo conceito de gestão de frotas sem a necessidade de rastreadores físicos instalados para acompanhar o desempenho dos veículos e motoristas, gasto de combustível, entre outras informações que ajudam o gestor a visualizar processos focados em melhorias para aumentar a produtividade.

3. Desconsiderar as rotas de mercadorias

O detalhamento das rotas das mercadorias é essencial para precificar corretamente o frete e calcular os custos da entrega. A não utilização de um sistema apurado que faça o cálculo automático da quilometragem pode acabar causando gastos que poderiam ser evitados. Atualmente, é possível contar com soluções que acompanham em tempo real as entregas e disponibilizam todas as informações, incluindo a visualização da rota até o fim do processo, para que os cálculos sejam feitos com a maior precisão possível.

4. Não se preocupar com a segurança dos dados

A segurança da informação é um dos aspectos mais importantes para empresas de todos os segmentos. A quantidade de dados sigilosos e cruciais para a operação dos negócios aumentou consideravelmente e, por isso, é preciso tomar medidas de proteção para ataques criminosos. A tecnologia mantém os seus dados de estoque mais seguros. Imagine perder toda uma papelada referente às movimentações do fornecedor? O risco é praticamente eliminado com as informações sendo controladas por uma rede de computadores.

5. Possuir uma comunicação falha com o time

Se a comunicação não está presente na rotina da empresa, é hora de investir em uma solução que a melhore, como o uso de dispositivos móveis, que podem ser utilizados para trocar ordens de serviço de qualquer lugar, além de evitar deslocamentos desnecessários. Outro benefício da facilidade de comunicação é o registro de status a partir de imagens. Com essa ferramenta, é possível para o motorista registrar ocorrências tirando fotos de onde estiver e enviá-las aos seus supervisores para as devidas providências.

Por exemplo, no caso de uma fila muito longa no momento da entrega, o motorista pode enviar a ocorrência para que seus superiores decidam qual a melhor abordagem: esperar ou retornar depois, ou também no caso da necessidade de corrigir entregas com avarias ou produtos errados, é possível enviar a ocorrência ainda estando no cliente para que a equipe no armazém agilize o processo e já prepare a carga correta.

6. Não contar com dados confiáveis na sua logística de distribuição

Para fazer um bom planejamento, é preciso possuir, em mãos, dados confiáveis e uma análise certeira.Ferramentas de análise de dadospodem trazer ao seu controle de estoque informações que farão a diferença na hora da tomada de decisões. É preciso otimizar a entrega de determinado produto? Alguns clientes estão demandando um tempo acima do normal? Alguma entrega está demorando mais do que o normal para chegar até o cliente? Todo o controle da logística de distribuição fica mais claro com a ajuda da tecnologia, que também serve de apoio para justificar à sua equipe e à diretoria da empresa os rumos tomados.

*Gilson Neiva é analista de negócios em logística da Máxima Sistemas, companhia especializada em soluções móveis de força de vendas, trade e logística para o atacado distribuidor.

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