Produtos de limpeza ganham força na cesta de compras

Eles fazem parte da cesta de compras das famílias brasileiras e ocupam lugar de destaque no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), hoje, o Brasil é o quarto maior mercado de produtos de limpeza do mundo e um dos países com maior potencial de crescimento, tanto que a previsão da Euromonitor International é que o consumo de saneantes no Brasil cresça 35% até 2027. “Atualmente, o consumo nacional só é menor do que o dos Estados Unidos, da China e do Japão e o faturamento anual das empresas do setor é de R$ 32 bilhões, com 92 mil empregos gerados diretamente”, comenta Paulo Engler, diretor executivo da Abipla. Segundo ele, a alta na produção acumulada do setor desde 2018 foi 160% maior que o crescimento geral da indústria no mesmo período, segundo dados da PIM – Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. “Em números, enquanto a indústria brasileira cresceu pouco menos de 2% nos últimos cinco anos, o setor de saneantes acumulou evolução de 5,2%. Podemos ver que se trata de um setor muito robusto, composto por um mix de empresas de diferentes tamanhos, mas que se retroalimentam, com empresas pequenas muitas vezes fornecendo produtos e insumos para empresas maiores, o que faz com que, de modo geral, seja uma categoria que opere de forma muito consistente”, avalia Engler.

Os critérios para a escolha dos produtos de limpeza podem variar de acordo com a categoria adquirida, mas algo que é geral entre os segmentos é o perfume e a performance dos produtos. “O consumidor está mais aberto a experimentar novas marcas e quando encontra uma real relação de custo benefício opta pela troca da marca”, afirma Marcos Santana, gerente de marketing da Gtex. De acordo com ele, o conceito de produtos concentrados tem ganhado cada vez mais força, principalmente movimentado por importantes categorias da cesta de limpeza, como Lava Roupas Pó e Amaciantes. “As versões concentradas trazem atributos como melhor performance e perfumação e são mais sustentáveis uma vez que utilizam menos materiais de embalagens”, afirma.

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