Demanda das empresas por crédito recua em fevereiro, aponta Serasa Experian

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve queda de 6,4% na demanda empresarial por crédito em fevereiro/17, comparativamente a janeiro/17. Em relação a fevereiro/16, o recuo foi de 5,0%. Apesar da queda de fevereiro, o primeiro bimestre deste ano registra crescimento de 0,5% na demanda das empresas por crédito em relação ao acumulado dos primeiros dois meses de 2016.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda de fevereiro/17 já era esperado, dado o feriado do Carnaval. O recuo em relação a fevereiro/16 também reflete o efeito-calendário, uma vez que, no ano passado, por ter sido bissexto, houve um dia útil a mais em fevereiro. De qualquer modo, a alta da demanda empresarial por crédito no acumulado do primeiro bimestre ocorre apenas nas micro e pequenas empresas, logo, ainda não é possível afirmar que uma reversão mais consistente da tendência de queda na procura das empresas por crédito, característica de todo o ano de 2016, já esteja acontecendo.

Análise por porte

Nas micro e pequenas empresas, a queda da demanda por crédito foi de 6,7% em fevereiro/17. Nas médias empresas houve queda de 0,8% em fevereiro/17 e, nas grandes empresas o recuo foi de 0,7%, sempre na comparação com janeiro/17.

No acumulado do ano até fevereiro/17, a demanda por crédito das médias empresas caiu 8,6% e das grandes empresas 8,7%. Somente nas micro e pequenas empresas a procura por crédito subiu no primeiro bimestre: 1,0% contra o mesmo período de 2016.

Análise por setor

Todos os setores econômicos pesquisados apresentaram quedas na demanda empresarial por crédito em fevereiro de 2017. Na indústria, o recuo foi de 4,7% contra janeiro/17; nas empresas comerciais a queda foi de 4,1% e, no setor de serviços, a procura por crédito caiu 9,0% em fevereiro/17 na comparação com mesmo anterior.

No acumulado até fevereiro/17, a demanda das empresas por crédito caiu 2,4% na indústria e 2,2% no comércio. Já no setor de serviços foi o contrário: a busca empresarial por crédito subiu 4,0% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.

Análise por região

Três regiões estão com queda na demanda das empresas por crédito neste primeiro bimestre de 2017: Centro-Oeste (-1,6%); Norte (-3,6%) e Nordeste (-2,7%). Na direção contrária temos a Região Sul com alta de 0,1% e o Sudeste com crescimento de 3,0% na demanda das suas empresas por crédito nestes primeiros dois meses do ano.

 

Comentários (0)
Adicionar Comentário