Atacadão avança em transformação digital para atender novo perfil de consumo

A transformação digital no varejo avança em ritmo acelerado, impulsionada por mudanças significativas no comportamento dos consumidores. De acordo com o estudo Future Consumer Index da EY-Parthenon, 48% dos brasileiros já baixaram aplicativos de varejistas ou marcas, superando a média global em 17 pontos percentuais. Além disso, 63% utilizam esses aplicativos para acessar descontos e ofertas exclusivas, evidenciando a crescente preferência por experiências de compra digitais e personalizadas.

Nesse novo cenário, o Atacadão vem investindo na digitalização da sua operação. Entre as principais frentes digitais está o aplicativo Meu Atacadão, lançado há pouco mais de um ano e que já soma mais de 5 milhões de usuários. A plataforma reúne funcionalidades como ofertas personalizadas, catálogo de produtos e integração com outras soluções da rede.

Outra aposta é a expansão do atendimento via WhatsApp, que já conta com mais de 2 milhões de clientes cadastrados. O canal permite o envio de promoções customizadas com objetivo de facilitar o reabastecimento de comerciantes e o consumo domiciliar.

“A transformação digital no Atacadão é pensada para facilitar a vida de quem compra conosco, seja para o seu negócio ou consumo próprio. Trabalhamos para oferecer conveniência e agilidade em todos os pontos de contato com o cliente, seja na loja física, no site ou no aplicativo”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.

O e-commerce da marca está presente em 250 unidades no país, com possibilidade de entrega em domicílio ou retirada na loja. Nas unidades físicas, a tecnologia também está cada vez mais presente: o modelo de self-checkout (sistema de autoatendimento em que o cliente pode finalizar suas compras sozinho, sem a necessidade de um funcionário de caixa), que proporciona mais autonomia e reduz o tempo de atendimento, já foi implantado em mais de 190 lojas.

Com 418 unidades espalhadas pelo Brasil e capilaridade em 95% dos municípios do país atualmente, o Atacadão trabalha com um desafio logístico gigantesco, mas a tecnologia tem sido forte aliada para a expansão da rede e otimização das operações. “Estamos usando inteligência de dados para prever demanda, ajustar estoques, otimizar rotas e garantir que os produtos certos estejam disponíveis nos momentos certos”, explica Oliveira.
O uso de inteligência artificial permite ainda a análise de comportamento de consumo para aprimorar as ofertas enviadas aos clientes, contribuindo para uma experiência mais relevante. Além disso, a automação de processos internos tem permitido ganhos de produtividade e melhor gestão de custos – reflexo direto na manutenção de preços competitivos ao consumidor.

Para o Atacadão, a digitalização também é uma alavanca para apoiar o pequeno empreendedor. Com soluções que agilizam o abastecimento e simplificam a jornada de compra, a rede contribui para a rotina de comerciantes, ajuda a gerar empregos e fortalece a economia local.

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