O presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Leonardo Miguel Severini, teve a candidatura à presidência do Conselho de Administração da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para o biênio 2025/2026 homologada no dia 9 de dezembro de 2024.
Conforme estabelecido no Estatuto da entidade que congrega as principais associações representativas do comércio e serviços do Brasil (ABAD, ABRAS, ABRASEL, AFRAC, ANAMACO, CACB, CNDL E GS1 Brasil), o prazo para registro de candidaturas foi encerrado no dia 02 de dezembro de 2024.
Após a análise rigorosa de toda a documentação exigida, foi constatado que a candidatura cumpre integralmente os requisitos de legalidade e regularidade previstos. Em razão disso, o Instituto UNECS oficializou a homologação, que agora segue para as etapas finais do processo eleitoral, com eleição no dia 12 de fevereiro de 2025 e posse posterior.
Fundada em 2014, a UNECS conta com a ABAD como uma das associações fundadoras. Sua missão é promover ações estratégicas e coordenadas em defesa do setor de comércio e serviços, responsável por mais de 65% do PIB brasileiro. A entidade atua em temas fundamentais, como a modernização do ambiente de negócios, o fortalecimento do empreendedorismo e a formulação de políticas públicas que fomentem o crescimento sustentável das empresas.
A liderança de Leonardo Miguel Severini é amplamente reconhecida por seu compromisso com o setor atacadista e distribuidor. Integrante da diretoria da ABAD desde 2013, Leonardo assumiu a presidência da associação em janeiro de 2021 para o biênio 2021/2022, biênio 2023/2024 e agora 2025/2026.