Associados da ADAC conhecem estrutura da empresa HAVAN

A Havan foi a empresa escolhida para a primeira visita técnica ADAC Sucessores em 2017. Promovida pela Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinense – ADAC, a visita realizada no dia 07 de abril, reuniu 42 associados que conheceram o centro de distribuição e a loja da empresa, localizada às margens da BR 101 em Barra Velha e o centro administrativo e a primeira loja da Havan, na cidade de Brusque – SC.

A visita da comitiva da ADAC iniciou na cidade de Barra Velha, onde os associados foram recepcionados pelo presidente da Havan, Sr. Luciano Hang. O empresário e diretores da empresa deram as boas-vindas aos visitantes e fizeram um tour por toda loja. Durante a visita, Luciano mostrou os produtos, falou sobre fornecedores, as experiências positivas e negativas que teve ao longo dos anos, desde que abriu a primeira loja.

Na sequência, os associados da ADAC puderam conhecer um espaço restrito, direcionado aos colaboradores da empresa: o Centro de Distribuição, ou CD como é conhecido. É neste local que são armazenados todos os produtos que abastecem as 95 lojas da Havan espalhadas por 14 estados no Brasil. Hoje a empresa comercializa mais de 100 mil itens, em produtos nacionais e importados. E todos esses itens são armazenados no centro de distribuição até serem encaminhados para as filiais da empresa, que é hoje, a maior loja de departamentos do Brasil. Este espaço, tem mais de 100 mil metros de área construída, e é todo organizado, aliás organização e limpeza, são exigências do empresário, que preza pela qualidade dos produtos que oferece aos milhares de clientes que frequentam diariamente as lojas que ele administra. E a organização é feita pelas mãos dos colaboradores que atuam no espaço, mas também por diversas máquinas. Luciano investiu em automação, em equipamentos que agilizam o trabalho, por exemplo: as esteiras que carregam os produtos, tem capacidade para transportar 5 mil volumes por hora, isso garante agilidade na separação e entrega dos produtos que são encaminhados para as lojas.

O centro de distribuição da Havan é um grande espaço, repleto de mercadorias de qualidade, tudo é dividido por setores, eletrodomésticos, utensílios, confecção, etc, tudo é separado e tem profissionais qualificados e responsáveis por cuidar do estoque, chegada e saída das mercadorias. Nesse espaço havia vários pequenos escritórios, que foram extintos e deram lugar para mesas abertas, com computadores para que os funcionários possam trabalhar com mais agilidade.

E para transportar as mercadorias para as filiais, a Havan tem veículos próprios que fazem essa distribuição.

 

Onde tudo começou

 

De Barra Velha a comitiva da ADAC partiu em direção a Brusque, a cidade que abriga a matriz da Havan. Novamente, os associados foram recepcionados pelo empresário Luciano Hang, que fez um novo tour pela primeira loja da Havan. O espaço abriga ainda uma loja de calçados, ambiente destinado a programações temáticas, salas de cinema, ampla praça de alimentação com restaurantes que agradam todos os paladares.

Da loja a visita se estendeu para o Centro Administrativo da empresa, que fica ao lado da primeira loja. O local amplo e diferente dos escritórios comuns, deixou os visitantes surpresos. Ao invés de salas para cada setor, o que se viu, foi um modelo diferente, já utilizado por grandes empresas multinacionais.

Os colaboradores trabalham todos juntos, em um mesmo ambiente, aberto para todos. São profissionais de vários setores que tem as mesas, umas próximas das outras, até mesmo a mesa do empresário é junto com os seus funcionários, o resultado disso é uma equipe mais integrada e produtiva.

O ambiente aberto, é rico em luz natural, já que a estrutura em vidro predomina. As inúmeras salas de reuniões, levam os nomes das cidades onde a empresa tem filiais. E ali, os colaboradores, fornecedores e clientes podem se reunir e fazer videoconferências.

Na sequência, os associados das ADAC puderam conhecer mais sobre o método de trabalho da Havan. Luciano  contou sobre os desafios, os percalços que encontrou no caminho, as dificuldades com a burocracia que existe em nosso país, “pra vocês terem uma ideia, cada estado tem leis e burocracias diferentes, o que eu faço certo em um estado, nas nossas lojas, é errado em outro”, disse ele. O empresário criticou o atual modelo da política brasileira, disse que há muitos interesses e que isso impede o crescimento e o empreendedorismo.

Durante a conversa, aberta a perguntas dos associados da ADAC, Luciano mostrou vídeos das últimas lojas inauguradas, falou sobre a motivação que ele passa para os colaboradores, dos investimentos que faz para que todos sintam prazer e orgulho em trabalhar na empresa. Aliás, motivação é o que move o empresário, com seu jeito frenético e peculiar, ele delega funções e valoriza os colaboradores, mas também faz questão de acompanhar os negócios de perto. Analisa tudo e cobra de cada setor da empresa um planejamento estratégico de crescimento.

Projeto de expansão

 

Na troca de experiências com os associados da ADAC, Luciano falou sobre a crise, sobre a oportunidade de fechar bons negócios quando se tem uma empresa sólida e os pés no chão. O propósito para este ano, no mês de janeiro, era chegar a 100 lojas, agora, em abril, o empresário já pensa em expandir para 105 lojas Havan.

O próximo estado a receber o empreendimento que chama a atenção pela semelhança com a Casa Branca e pela estátua da liberdade, é o Acre. Mas o plano de ampliação da Havan, não para por aí. Com um faturamento anual de 5 bilhões de reais, Luciano pretende crescer mais.

A mudança no projeto de ampliação segundo o empresário, se dá pelo fato do cenário econômico ter mudado, “nossas vendas aumentaram, por isso aumentamos nossa meta, serão 105 lojas nesse ano e 120 em 2018, e em 2022, chegarem as 200 lojas, acreditamos que o Brasil vai entrar nos trilhos, temos que acreditar e fazer um bom trabalho, eu pretendo fazer em 5 anos, o que eu construí em 30”, destacou Luciano.

Antes de construir uma loja, o empresário e uma equipe de profissionais qualificados, avaliam a cidade, estudam o local onde a empresa será feita, e depois de aprovados os tramites legais, a loja é construída em 60 dias. Nesse período, o setor de Recursos Humanos já seleciona e contrata os profissionais que começam a participar de treinamentos, para atender com excelência os clientes.

Loja diferente

O modelo das lojas Havan chama a atenção de qualquer pessoa que passe pela frente do empreendimento ou conheça uma das filiais. O formato lembra a Casa Branca, casa e sede do governo dos Estados Unidos. Durante o bate papo, Luciano revelou que a inspiração para a construção, veio justamente de uma viagem a Washington. Anos depois, quando decidiu fazer a Havan, ele definiu que o modelo seria esse. Com o passar dos anos, veio a estátua da liberdade, “era um sábado de manhã, nunca esqueço, porque essas coisas marcam a gente… e um menino, acompanhado do pai me disse assim: Luciano, se você já tem a casa branca, porque não faz a estátua da liberdade? Foi aí que eu decidi construir a estátua em todas as lojas”, afirma o empresário.

Hoje a estátua é uma atração turística em frente a cada loja, afinal, quem nunca tirou uma foto em frente a uma?

Conselhos do empresário

A visita dos associados da ADAC a empresa Havan foi uma forma de conhecer como funciona uma das maiores empresas do Brasil e que tem sede em Santa Catarina. Mas também a oportunidade de cada distribuidor e atacadista levar pra casa conselhos preciosos.

Luciano incentivou os visitantes a questionar medidas duras impostas pelos governos e disse que é preciso cobrar as reformas que o setor tanto precisa para poder crescer.

O empresário enfatizou que cada um precisa investir no sonho que acredita, “a empresa Havan é meu sonho, trabalhei muito pra isso e continuo trabalhando, já fiz muita coisa, já mudei de ramo, mas faço o que eu gosto e quando se faz o que gosta é preciso investir e acreditar nisso”, disse ele.

Questionado sobre o segredo do sucesso do empreendimento ele é enfático na resposta: “trabalho, trabalho, trabalho 24 horas, uma grande equipe, pessoas determinadas, com muita humildade, simplicidade e querer fazer diferentes, porque se você copiar alguém, no máximo será igual, você tem que ser diferente”, avalia.

Na ocasião, Luciano ainda deixou uma mensagem para os distribuidores e atacadistas. “Eu não tenho dúvidas que os próximos anos serão bem diferentes que os últimos dois. Acredito que o Brasil encontrou seu espaço e vai crescer, por isso invista no seu negócio, inove, renove o seu negócio e desburocratize, aliás, desburocratizar é a palavra, temos que lutar para acabar com a burocracia do nosso país, e ter foco no que fazemos, esse é o grande sucesso de qualquer empresa,” finaliza.

Injeção de ânimo

A visita a empresa Havan foi uma verdadeira injeção de ânimo para os associados que integraram a comitiva, confira os depoimentos:

Milene Muller – Distribuidora Muller, Timoneiro Distribuidora e Transportadora Queluz Logistíca Ltda

“A visita foi maravilhosa, Luciano é um empresário e ser humano fantástico, tanto empreendedor como pai de família, ele é dinâmico, transparente, faz e faz mesmo, fala o que pensa e luta por isso. Foi um dia de muito aprendizado, que agora nós vamos levar para as nossas empresas. Fiquei impressionada com a estrutura da empresa Havan, com a qualidade e competência que toda a equipe tem, com o rigor e com a praticidade que eles trabalham”.

Tarciso Vidal Lohn – Taf Distribuidora

“Gostei muito da visita, tá aqui um exemplo fantástico de um empresário catarinense tão próximo da gente. Luciano é um exemplo de empreendedor e com ele aprendemos muito, todos que estiveram aqui aprenderam. Pudemos ver a determinação e energia que ele tem e que transmite para os que trabalham com ele. Tudo o que vi aqui, chegou a me emocionar, foi um dia fantástico, maravilhoso.”

Pablo Pereira – JohnMar  

“Toda a estrutura da Havan, tudo o que o empresário Luciano conseguiu fazer em tão pouco tempo. O que vi aqui foi uma grande visão de empreendedorismo. Acho que muitas coisas que vimos aqui hoje, principalmente nas questões de processos, podemos levar para as nossas empresas, principalmente a praticidade, a desburocratização que o Luciano se propõe, acho que também precisamos fazer isso.”

 

Amarildo  José da Silva, presidente do Sincadi e vice-presidente do atacado da Fecomércio/SC

“O tempo todo vimos gestão de pessoas e processos, o que me chamou a atenção no modelo de negócio do Luciano é que é único e ele tá muito a frente, ele representa a cara do negócio que ele criou e está muito consciente disso. O modelo Havan embora seja muito profissional, é a cara dele. Luciano é um grande motivador, durante esse dia passou pra nós uma motivação pura, mas ao mesmo tempo uma motivação consciente, motivação profissional e motivação técnica. O trabalho dele, o que ele fala, contribui para que tenhamos um ambiente de trabalho melhor e um país melhor.”

Phelipe Kutscher – Diretor Executivo ADAC

“Como diretor executivo da ADAC, fiquei extremamente feliz com a aceitação dos associados. Não medimos esforços para que essa visita fosse proveitosa. Oferecemos 40 vagas e tenho certeza que se houvesse um número maior, mais associados iriam participar. Isso nos motiva para já pensarmos na próxima visita técnica, que pretendemos fazer aqui no estado. Nosso objetivo, é que nossos jovens, “Os Sucessores” saiam das suas zonas de conforto e conheçam empresários de sucesso, além da própria família. Queremos que isso os motive a dar continuidade nos negócios. Também queremos criar a vontade de quem não participa da operação, que está na fase de escolha da profissão. Espero que possamos contribuir na escolha de uma área, para que este jovem, possa atuar dentro da empresa da família. Há muitas áreas que são importantes para uma empresa e hoje, essa juventude pode escolher, para no futuro trabalhar, e nós da ADAC queremos mostrar bons exemplos e contribuir nesse sentido.”

Valmir Muller – Presidente ADAC

“Eu tinha uma grande expectativa dessa visita, de trazer os associados, os sucessores, e a Havan foi a escolha perfeita. O Luciano é um exemplo de empreendedorismo, exemplo de trabalho com simplicidade, exemplo de visão de negócios, visão do lucro, visão da organização, visão de responsabilidade e respeito com o consumidor, aliás, o consumidor é o principal conceito do nosso negócio, nós todos queremos ter clientes, ter consumidores e a Havan é esse sucesso todo porque respeita os seus clientes, e isso pudemos comprovar nessa visita”.

Comentários (0)
Adicionar Comentário