ABAD investe na parceria com a indústria para fortalecer o varejo

Desenhar um caminho de fortalecimento e crescimento para o setor, além de elaborar as principais estratégias para a concretização dessas metas, tem sido o objetivo do Comitê Canal Indireto da ABAD. Em um painel dedicado ao assunto e mediado pelo coordenador do comitê, Roger Saltiel, da Integration, um time de especialistas apresentou qual será o rumo da entidade para o público presente no segundo dia da 43ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto.

“Vimos uma série de mudanças no mercado com o surgimento de marketplaces, plataformas digitais, novos canais, conveniências e com o consumidor mais próximo da informação para comparar preços. Trata-se de uma revolução em todos os elos da cadeia e, com isso, as indústrias e os agentes de distribuição também precisam se reorganizar”, declarou Saltiel.

Depois de realizar uma ampla pesquisa com parceiros, o comitê desenhou um mapa estratégico para a Associação que envolve reforçar o vínculo com a indústria, fortalecer a proposta de valor para os associados e investir na aproximação do varejo. “Esses são os nortes do nosso planejamento”, disse o coordenador.

Porém, por mais que esses três caminhos sejam os prioritários, o comitê enxerga a necessidade de traçar também novas atuações: reforçar o Abastecebem, tornar a entidade centro de excelência em parceria com outras associações e com a indústria para prover mais conteúdo para os associados e desenvolver uma plataforma de dados.

Reflexo da estratégia na cadeia de abastecimento

Dando sequência ao debate, executivos da Coty, da Mondelez, do Grupo Martins e da JC Distribuição mostraram, ao lado do anfitrião Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, como as estratégias que estão sendo adotadas para o fortalecimento do setor por meio da Associação podem impactar positivamente os negócios.

Bruno Wolmer, da Coty, colaborou com uma visão importante sobre as chances desse mapa estratégico surtirem efeito: “o planejamento não deve ser somente da liderança, e sim de todos. Precisa ser desdobrado para todas as áreas e engajado por todas as hierarquias”, declarou.

O executivo disse que a Coty chegou a 72% dos domicílios graças aos ganhos de distribuição. “Conquistar novos pontos de venda foi a chave para a nossa maior penetração nos lares brasileiros”, disse. Segundo ele, o Canal Indireto teve papel fundamental nessa estratégia.

Já na Mondelez, de acordo com Bianca Hörbe, esse ganho de distribuição tem um destino muito bem definido: cidades com menos de meio milhão de habitantes. “Vimos que o crescimento do nosso mercado até 2030 virá de regiões menores. Nesse sentido, toda a aproximação com as Filiadas ABAD será fundamental”, declarou.

Lembrando que muita gente acreditava que o atacado iria acabar devido ao desdobramento de novos canais, José Rodrigues da Costa, da JC Distribuição, acredita que teremos sim uma mudança importante daqui para frente, mas que isso não representa o fim do atacado. “O que veremos nos próximos anos é um reordenamento do sistema e a ABAD poderá contribuir organizando essa transição, ligando as pontas, vendo as dificuldades em cada segmento e em cada região”, disse.

Por fim, para encerrar o debate, Rubens Batista, do Grupo Martins, trouxe luz à relevância da ABAD em todo esse contexto de desenvolvimento. “A Associação está capacitada a ter essa função de fazer com que todos nós, mesmo trabalhando em modelos diferentes de negócios, possamos nos unir para fazer com que o setor siga prosperando”, concluiu.

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