Carta ao Leitor

Vocação e trabalho

Claudia Rivoiro, Diretora Editorial

Quando 2021 ainda estava começando, já pensávamos na elaboração do Ranking ABAD/Nielsen, o que, aliás, é o padrão de todo estudo de grande porte: tão logo uma edição é finalizada, já se vislumbra a seguinte, com suas movimentadas reuniões e muitas ideias.

Porém, não contávamos com o fato de que continuaríamos em reclusão por causa da pandemia do covid-19. Então, montamos novamente nossa trincheira de trabalho remoto,que nos manteve ligados via tecnologia, com uma extensa jornada nesse período para a sua produção, que sempre me orgulha muito.

O resultado está nas matérias a seguir, que somam mais de 150 páginas, com inovações, análises, mais tabelas, artes e gráficos, o que se poderá conferir nesta edição em que se comemora o vigésimo sétimo ano de publicação do estudo, que é considerado um guia inestimável para o canal indireto.

“Montamos novamente nossa trincheira de trabalho remoto, que nos manteve ligados via tecnologia, com uma extensa jornada”

Com 660 respondentes, faturamento de 287,8 bilhões de reais, participação estável de 51,2% no mercado de consumo brasileiro e crescimento nominal de 5,2% e real de 0,7%, os números são positivos e expressam a pujança, a vocação e o trabalho incessante do setor. Também trazemos nesta edição duas novas tabelas: uma delas com os respondentes que trabalham com Autosserviço e a outra com empresas de Atacado Distribuidor com Entrega e Outras Modalidades.

Espero que apreciem as inovações, e que elas facilitem a leitura e o entendimento do levantamento anual.Agradeço à equipe da ABAD, em especial a Oscar Attisano, superintendente-executivo, que não mediu esforços e tempo para nos ajudar na revisão, e que, com as suas observações pertinentes, nos orientou  na edição do trabalho.

Também não posso deixar de mencionar o professor Nelson Barrizzelli, que, com sua experiência e clareza, sempre foi um farol em nossas análises, a equipe  da Nielsen, a minha equipe de trabalho, e, é claro, Rogério Oliva e sua equipe na sustentação comercial. O que posso desejar? Saúde a todos, boa leitura, na versão impressa ou na digital. Aproveitem a leitura, e que ela lhes sirva de orientação em tempos de mudança. Até junho.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email