O que esperar de 2020

Por Emerson Destro, Presidente da ABAD

Play Video

2019 foi um ano muito positivo para o setor. Embora impusesse mais desafios do que se esperava, encerrou-se de maneira animadora, com crescimento de vendas no último trimestre, trazendo ótimas perspectivas par o início de 2020, perspectivas essas que já vêm se concretizando.

Também registramos melhora no desempenho do comércio e nos gastos das famílias, com a inflação mantida em patamares historicamente baixos.

Além disso, houve medidas governamentais importantes, como a aprovação da Nova Previdência, a Lei da Liberdade Econômica e o Programa Verde Amarelo, voltado para a dinamização do mercado de trabalho, que já apresenta recuperação: a taxa de desemprego medida pelo IBGE vem caindo continuamente desde o início de 2019, tanto na comparação anual como na trimestral. Diante disso, o Brasil deverá apresentar evolução próxima de 1% em 2019, o terceiro ano consecutivo de crescimento depois de um recuo de 3,6% em 2016.

Neste momento, a pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen 2020 está coletando os dados das empresas do setor referentes a 2019. Aproveitamos para convidar a todos os agentes de distribuição, associados ou não à ABAD, a responder ao questionário e a contribuir para que, mais uma vez, tenhamos um retrato consistente e atualizado do atacado distribuidor nacional.

Como o resultado da pesquisa do Ranking sai apenas em abril, por ora nos guiamos pelos resultados do estudo mensal do Banco de Dados ABAD, que aponta crescimento de 1,21% no 4o trimestre de 2019 em comparação com o 4o trimestre de 2018. Comparado ao 3o trimestre de 2019, o resultado do 4o trimestre avançou 6,19% nominais e 5,31% em termos deflacionados, bons números que confirmam a tendência de crescimento esperada para o fim do ano.

Para 2020, mercado e governo mantêm a expectativa de crescimento entre 2% e 2,25%. É provável que o número esteja nessa faixa, especialmente se houver avanços na reforma administrativa, e na tão aguardada reforma tributária, que promete pacificar a selva tributária.

Por sua vez, o resultado do nosso setor deverá superar o crescimento do PIB, uma vez que a redução do desemprego deverá aquecer o mercado doméstico, e tendo em vista que os pequenos e médios mercados, principais clientes do setor, vêm ganhando cada vez mais a preferência do consumidor.

Por isso, iniciamos mais um ano motivados a tornar nosso setor cada vez mais eficiente e competitivo, fazendo a defesa de novos marcos legais para o setor, promovendo relacionamento de alto nível com a indústria.

Venha fazer parte da ABAD e ajudar a construir o futuro do nosso setor! Juntos, somos muito mais fortes!

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email