Portfólio que dá gosto

Os produtos da marca Gomes da Costa estão presentes em 53% dos lares brasileiros e são exportados para o mundo todo

por Adriana Bruno

A principal unidade da indústria está localizada em Itajaí/SC

A história da Gomes da Costa começa, no Brasil, em 1954, quando o português Rubem Gomes da Costa decidiu apostar em um sonho de infância e passou a produzir sardinhas em conserva. Produto que até hoje é o carro-chefe da empresa que comemora 65 anos de sua fundação. Com o passar do tempo, a companhia cresceu e uma década depois já anunciava seu principal produto com um slogan que traduzia bem o espírito desse produto: “As sardinhas Gomes da Costa / sabor típico português.”

“Ao longo dos anos, a Gomes da Costa foi se solidificando em todo o PERFIL DE SUCESSO INDÚSTRIA mercado nacional, unindo a tradição portuguesa com as novas tendências de mercado. Foi em 1990 que lançamos o slogan ‘O que o mar tem de melhor’ e conseguimos fincar, ainda com mais firmeza, o nosso nome no cenário nacional”, conta Andrés Eizayaga, diretor-comercial da Gomes da Costa.

Ele também conta que a Gomes da Costa é líder absoluta em vendas de sardinhas e atuns em conserva. “Posição que ocupamos há anos e que é resultado de um trabalho árduo para entregarmos um produto de qualidade, saudável e prático. Hoje, a Gomes da Costa é a maior empregadora privada de Itajaí/SC, local onde temos nossa principal indústria, com mais de dois mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. Em todo o Brasil, o número de funcionários supera 2.200. Além disso, exportamos para praticamente todos os continentes e somos parte do Grupo Calvo, que está entre os cinco maiores do planeta em seu segmento e tem 75 anos de know-how em conservas”, afirma Eizayaga.

Atualmente, a Gomes da Costa tem um enorme portfólio que contempla produtos das linhas de peito de frango, sardinhas inteiras, filés e raladas, atum em filés, ralado, em pedaços e sólido, patês de atum e de sardinha, saladas, palmito, alcachofra, aspargos, champignons e cavalinha, além da linha de food service.

Andrés Eizayaga, diretor-comercial da Gomes da Costa

RECONHECIMENTO

Presente em 53% dos lares brasileiros, segundo Eizayaga, a Gomes da Costa aponta para seu reconhecimento, por parte dos consumidores, como marca de qualidade, um de seus grandes diferenciais. Além disso, a empresa destaca o empenho de sua equipe de trabalho. “Todos os nossos colaboradores sentem que a cada lata fechada cumprem o dever de fornecer aos nossos clientes produtos de altíssima qualidade, saudáveis e inovadores. Somos transparentes e, sobretudo, socialmente responsáveis. Trabalhamos em equipe, com ética e respeito ao meio ambiente”, diz.

Ainda de acordo com o executivo da empresa, em 2019, a Gomes da Costa fez importantes investimentos na fábrica de alimentos e em infraestrutura como um PERFIL DE SUCESSO INDÚSTRIA todo, para continuar a crescer de maneira rentável e sustentável. “Iniciamos, juntamente com o Instituto Kaizen, um projeto fundamental para o nosso melhoramento contínuo, e a busca pela excelência operacional. Uma das iniciativas mais importantes foi o lançamento do Plano de Igualdade. Com essa ferramenta, mulheres e homens terão igualdade de tratamento e de oportunidades dentro da empresa. A Unicalvo, nossa Universidade Corporativa, focada na formação de nossas lideranças, foi outra iniciativa louvável, que nos ajudará a alcançar uma liderança eficiente de pessoas”, revela.

O crescimento baseado em planejamento e bem estruturado foi essencial para que a empresa se tornasse sólida e conseguisse atravessar momentos de incertezas. “Sempre sonhamos alto e construímos esse sonho tijolo por tijolo. Por isso, persistimos firmes por 65 anos e iremos persistir por muito mais tempo”, diz Eizayaga.

Em relação ao futuro, Eizayaga afirma que a empresa continuará inovando e investindo em alternativas que ajudem os consumidores. “Queremos facilitar a vida de nossos consumidores. Nossa empresa é ponte para que qualquer pessoa possa ter uma alimentação prática, fácil e saudável. Queremos solidificar ainda mais essa ideia no mercado brasileiro, e queremos que o crescimento da empresa seja ainda maior. Hoje, ela é a maior produtora de pescado em conserva do Brasil e a marca desse segmento mais vendida nos mercados. Para o futuro, a Gomes da Costa planeja expansões estruturais e mais novidades em nosso portfólio. A empresa é um sonho realizado com trabalho, dedicação e planejamento”, finaliza.

A área de produção emprega milhares de profissionais

Rubem Gomes da Costa funda a empresa e começa a produzir sardinhas enlatadas.

Criação do slogan: “As sardinhas Gomes da Costa / de sabor típico português.”

A empresa recebe o prêmio “Grandes Marcas SP”.

Lançamento do novo slogan: “O que o mar tem de melhor”.

Ampliação do portfólio com a chegada dos Filés de Atum em Azeite de Oliva, Sardinhas com Sabores, Patês de Atum e Molhos com Atum.

Entrada no segmento de vegetais em conserva.

Lançamento da linha de Saladas com Atum prontas para o consumo, novos Filés de Salmão e Patês de Sardinha e de Salmão.

Lançamento da linha Frango em quatro sabores.

Nova campanha publicitária, que faz um reposicionamento da marca, estreia com o filme “Batalha pelo Jantar”, na TV aberta.

Investimentos em infraestrutura e na fábrica de alimentos.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email