Dê olho nos indicadores

Por Ana Paula Alencar

Receber percepções aguçadas e esclarecedoras sobre o setor é sempre um ótimo resultado de uma expectativa. Dê olho nos indicadores, ou seja, fique muito atento a eles, pois nem sempre é fácil selecioná-los e saber quais são confiáveis e adequados a uma boa leitura das tendências de mercado, e quais não são. Uma boa dica nessa hora consiste em não abrir mão da credibilidade da fonte. A área de Pesquisa e Desenvolvimento da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação produz frequentemente estudos, pesquisas e documentos que analisam tendências de mercado com os objetivos de promover o conhecimento e de ajudar o empresário na melhor tomada de decisão. 

Um dos indicadores estatísticos da entidade é o Radar Empresarial , que aponta o momento em que as empresas encerram seu portfólio de produtos. “Quando a empresa desiste de lançar um produto, ela precisa avisar a GS1 de que não utilizará mais o código de barras. Dessa maneira, computamos o dado e temos uma perspectiva do comportamento do mercado. Ao retirar o produto, a empresa pode sinalizar que está parando suas atividades”, afirma Carolina Fernandes, especialista em pesquisas da GS1. 

“Com o levantamento, descobrimos que há uma grande correlação do Radar com os índices de falências divulgados por outras instituições, com uma antecipação de 5 a 6 meses”, diz Carolina, lembrando que o estudo mostra o comportamento das empresas em nível Brasil e especificamente das micro e pequenas empresas. 

De acordo com o Radar, em junho de 2019 houve uma queda de 9,2% na comparação mês a mês do indicador Brasil. Para o MPE, a queda foi de 7,8%. Isto significa que, em comparação com maio deste ano, menos empresas encerraram seu portfólio de produtos. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 13,4% para o número Brasil e de 8,7% para o MPE. No acumulado dos últimos 12 meses, houve uma redução de 2,3% no encerramento do portfólio de produtos. O Radar é divulgado mensalmente sempre no 10º dia útil do mês.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email