Expo-Ecos movimenta Mato Grosso

Por Luciane Mildenberger

Evento reuniu cerca de 60 expositores na feira de negócios

A geração de negócios e a oportunidade de aprendizado para os representantes de toda a cadeia de abastecimento de Mato Grosso foram os principais assuntos dos discursos apresentados na abertura do evento Expo-Ecos 2019, realizado de 4 a 6 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT. A solenidade contou com a presença de vários empresários do setor, autoridades e cerca de 60 expositores. 

João Carlos Sborchia, presidente da Amad – Associação Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores, abriu o evento, destacando que em momentos de crise os empreendedores encontram oportunidades para crescer e, da mesma maneira, as entidades representativas são solicitadas a indicar o caminho do progresso e do desenvolvimento. 

“Assim, juntando forças, a Asmat – Associação de Supermercados de Mato Grosso, a Amad, o Sincad-MT – Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso e o Sincovaga-MT – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso decidiram, depois de dez anos, reeditar a Expo-Ecos, que foi concebida e desenvolvida para reunir toda a cadeia de abastecimento do Estado de Mato Grosso, proporcionando a aproximação de fornecedores e varejistas.” 

Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, disse que também faz parte do setor e não poderia deixar de apoiar o evento. Durante a abertura da Expo-Ecos, os organizadores fizeram uma homenagem à Casa Domingos pelos 50 anos de existência da empresa, que tem o CNPJ atacadista mais antigo do Estado. O troféu foi entregue ao empresário Antônio Domingos. 

Também estiveram presentes na abertura da Expo-Ecos 2019 João Tarcício Falqueto, presidente da Acaps – Associação Capixaba de Supermercados, Omar Abdul Assaf, vice-presidente da Apas – Associação Paulista de Supermercados, representantes da Asmad e da Amas, Celly Almeida, secretária extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, Dilmar Dal Bosco, deputado estadual, Sebastião dos Reis Gonçalves (o Tião da Zaeli), presidente do Sincad-MT, Kássio Catena, presidente do Sincovaga, e José Wenceslau Jr., presidente da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

A realização da Expo-Ecos é uma parceria de quatro entidades: a Amad, a Asmat, o Sincad-MT e o Sincovaga-MT. O evento conta com palestras, seminários, oficinas e painéis com especialistas de diversas áreas, englobando os aspectos técnicos e operacionais e a troca de conhecimentos sobre as tendências do mercado. A Expo-Ecos foi patrocinada pela SE Distribuidora, DAC Distribuidora, DM Card, Senac Mato Grosso, Fecomércio, GS1 Brasil e Aurora, e o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

O economista Ricardo Amorim falou aos empresários durante a Expo-Ecos. Em sua palestra, discorreu sobre a possibilidade de crescimento do Brasil a partir da aprovação da reforma da Previdência, fator decisivo para a retomada da confiança e dos investimentos no País, para uma plateia de aproximadamente mil pessoas. Segundo Amorim, o Brasil viveu o pior momento da sua história econômica nos últimos 120 anos, o que significa que foi a crise mais longa, profunda e dura vivida pelo País. 

“Foi difícil para todo mundo, mas ela já ficou para trás. Todas as vezes em que tivemos processos como este no passado, quando o Brasil viveu uma crise econômica grave, houve uma transição política e algumas medidas necessárias foram tomadas, o País cresceu muito mais do que as pessoas pensavam e isso gerou oportunidades. Agora, o Brasil precisa da reforma da Previdência para começar a crescer neste ano e, principalmente, nos próximos anos”, afirmou.

Ricardo Amorim, economista, falou aos empresários

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email